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misturar oleo
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Autor Mensagem
NunoLX
Vespa Chicco
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Registo: Jan 11, 2007
Mensagens: 17
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Jan 16, 2007 - 1:44 pm    Assunto: misturar oleo Responder com Citação

acham que faz mal misturar dois oleos diferentes ? mesmo sendo da mesma marca. é autolube.
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Registo: Sep 28, 2006
Mensagens: 136

MensagemColocada: Ter Jan 16, 2007 - 10:45 pm    Assunto: Re: misturar oleo Responder com Citação

NunoLX escreveu:
acham que faz mal misturar dois oleos diferentes ? mesmo sendo da mesma marca. é autolube.


dix me uma coisa, o oleo tem as mesmas caracteristicas???

cumps
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NunoLX
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Registo: Jan 11, 2007
Mensagens: 17
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qua Jan 17, 2007 - 12:15 pm    Assunto: Responder com Citação

o oleo que vinha com a moto é selenia sintetico ++, que custa 20 euros, e o que pus dps de a reserva de oleo acender, foi o selenia semi-sintectico +. eles sao da mesma marca, achas que faz mal? nao tava para gastar tanto dinheiro no oleo. é um abuso. será que compensa? qual é o melhor oleo pa autolue?
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Eduardo Antunes
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Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qua Jan 17, 2007 - 12:36 pm    Assunto: Responder com Citação

A questao nem é serem da mesma marca, é serem do mesmo tipo. Em teoria, o problema é misturar óleos de base sintética com óleos minerais. Eu por aqui o que já misturei foi semi-sintéticos com sintéticos, e vice-versa, embora o faça sempre quando o depósito está no fim...

Das várias experiências, em termos de relação preço/qualidade, até agora estou satisfeito com coisas desde o sintético do continente (se fôr o verde, às vezes há uns amarelos que são um nojo), passando por outras experiências que fiz com óleos sintéticos de motosserra, até ao AGIP racing.

Sinceramente, olho um bocado para as normas lá atrás, e caso respeitem a mesma norma base, a coisa deve funcionar. Até agora, não há agarranços...
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samuel barros



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MensagemColocada: Qua Jan 17, 2007 - 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação

não se deve fazer...os oleos teem aditivos e são quimicamente perparados para....misturar oleos..é um risco ..podem ter uma reação e ficar tipo massa consistente
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VanPeltmmm
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Mensagens: 723

MensagemColocada: Qua Jan 17, 2007 - 3:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Mistura isso tudo.. sem stress =P
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Registo: Sep 28, 2006
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MensagemColocada: Qua Jan 17, 2007 - 9:12 pm    Assunto: Responder com Citação

VanPeltmmm escreveu:
Mistura isso tudo.. sem stress =P


n eh bem assim...mas como o oleo eh da mesma marca n deve haver prigo... s comprares oleos mais baratos, fax uma coisa como eu costumo faxer, metes o oleo necessario para a mistura e dps metes mais um coxe para n haver tress...


cumps
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NunoLX
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MensagemColocada: Qua Jan 17, 2007 - 11:34 pm    Assunto: Responder com Citação

bem ate agora ainda nao aconteceu nada. acredito na qualidade dos oleos selenia, e se a piaggio os recomenda. o ultimo oleo que meti na mota lixei a moto toda, o oleo era castrol semi-sintetico, nao aconselho a ninguem. o oleo era cor de rosa e saia muito bem das maos maos precia sabao. secalhar o oleo tava lixado mas nem me lembrei disso. castrol nunca mais. compensa dar o dobro por um oleo 100% sintetico?
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Eduardo Antunes
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MensagemColocada: Qui Jan 18, 2007 - 12:39 am    Assunto: Responder com Citação

Misturando óleos de diferentes naturezas, pode ocorrer isso que dizes, mas em casos muito raros. Também pode acontecer o oposto, que é o óleo ver a viscosidade alterada para valores inferiores.

Relativamente a marcas, a questão de a Piaggio recomendar a Selenia trata-se de um acordo comercial. O melhor exemplo disso está num carro cá em casa, a Honda na altura recomendava lubrificantes da Shell, tendo até um autocolante desses debaixo do capot. Hoje em dia, recomendam outra marca...

Volto a frisar que a questão não é a marca do óleo, sinceramente acho que o risco é o mesmo em misturar um óleo sintético com um mineral sendo ou não da mesma marca. A diferença está no processo de fabrico e composição química, e isso difere muito mais de um tipo para outro (mineral para sintético, mesmo dentro da mesma marca) do que de uma marca para outra. Não há muitas diferenças nos processos usados pelos fabricantes para fazer um mesmo tipo de óleo. Puxando a conversa para o àlcool, o processo base de destilação de uma aguardente é sempre o mesmo, há pequenas diferenças que farão aguardente melhor ou pior, mas aguardente é aguardente, e whisky é whisky, mesmo sendo também destilado, eh eh...

Em teoria, e caso a vespa esteja de origem, ela foi projectada para andar com óleo mineral(quanto mais não seja porque os lubrificantes evoluíram, e o motor da vespa é o mesmo desde...). O que puseres acima disso é "lucro" para o cilindro. O que eu faço, como disse mais acima, é olhar para as normas, e conforme isso escolho. Com isto, há tempos andei com um sintético para motosserras, respeitava a API TC e JASO FB. Peguei numa embalagem de um racing xpto 100% sintetico, e em termos de normas a única diferença era que o JASO passava a ser FC. Um nível acima, com pequenas melhorias em alguns casos limite, coisa que - salvo situações de excepção - duvido que aconteça numa vespa. Falta dizer que JASO é uma norma japonesa para óleos, pouco usada por cá, e já não me lembro de nada sobre a sua actualidade. Quanto às normas do API, feliz ou infelizmente, são elas que têm "ditado as regras", e relativamente a essa, estamos no mesmo patamar com um óleo de 5 ou de 20€...

Relativamente a marcas propriamente ditas e impressões, tenho má impressão dos óleos Galp, quanto a Castrol nunca experimentei, o mais usado foi Agip e quando andava na 50 era Continente Sintético, sempre a fundo e sem agarranços. Curiosamente, na altura em que comprei a PX, o Continente deve ter mudado o fornecedor para o seu óleo sintético, e o óleo mudou de côr, e perdeu imenso em qualidade. Há tempos estava mesmo enrascado e dei por mim à procura na prateleira, e o Continente Sintético tinha voltado ao que era, verdinho, mas numa embalagem diferente, e mais cara (7,5€ em vez dos 4,5€ que custava quando andava na 50...)

Esta é a minha experiência, e a minha teoria, mas eu sou o Tunes... Rolling Eyes
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MensagemColocada: Qui Jan 18, 2007 - 12:52 am    Assunto: Responder com Citação

Não gostaste do de motosserras?
Ja me deu para experimentar um sthill...
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Eduardo Antunes
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MensagemColocada: Qui Jan 18, 2007 - 11:40 am    Assunto: Responder com Citação

Gostei. Este era tipo "Garden Lube" da Krafft, fully synthetic. Sobretudo porque a única diferença que notei para um racing xpto foi... o cheiro. Fora isso, a própria viscosidade era semelhante. Era a esse de motosserra que me referia com a história das normas, acho que ainda para aqui tenho as embalagens de ambos...
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NunoLX
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MensagemColocada: Qui Jan 18, 2007 - 12:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim eu sei isso sao tudo acordos comerciais, embora o meu mecanico me tenha recomendado lubrificantes selenia na garantia, o meu mecanico é um charlatao, mas isso e um caso a parte, depois de me ter pedido 50 euros por uma destrangulaçao, 13 euros por um sythesis, e 3 euros por uma vela(ja com desconto de amigo) tudo sem factura.

o problema da minha moto deve ter sido essa tal reaccao quimica da qual sou leigo. devo ter misturado ainda uma quantidade suficiente do velho shell semi-sintetico com um castrol tb semi-sintectico, parece que nao se deram bem, nem eu. ou talvez o oleo tivesse "lixado", e eu nem me lembrei disso, senao a bp tinha que me pagar o arranjo.

bem agora so espero que esta vespa me dure muito tempo, sei que os motores sao uma porcaria, mas a moto é linda. sei que as desprezam mas daqui a uns anos seremos nós, talvez ja nem a consiga conduzir!
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Eduardo Antunes
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Registo: May 19, 2005
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MensagemColocada: Qui Jan 18, 2007 - 1:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho mais fácil ter-te acontecido outra coisa qq...

Na minha PX uma vez tive 5 agarradelas seguidas... ia a 60, calmamente, na 24 de Julho... num espaço de 3 ou 4 km foi um regabofe, e a perder força... parei-a na faculdade, e quando me ia embora fui tirar um bocado de óleo do autolube para pôr no depósito de gasolina directamente, e vi que o tubo do autolube tinha desferrado (desapertou-se o tubo metálico no carburador, entrou ar, e o óleo não chegava lá).

Há imensas variáveis a ter em conta, infelizmente Rolling Eyes
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Sex Jan 19, 2007 - 11:25 am    Assunto: Responder com Citação

Apesar de usar o oleo da Selénia recomendado pela Piaggio, não gosto dele. Faz uma fumarada descomunal!

O oleo que mais gostei até hoje foi um que comprei nas bombas da Total, da ELF, 100% sintético. A Vespa até parece que ficou mais solta! Compreio em Ponte de Sôr por 14€ e qq coisa, mas quando o tentei comprar cá por cima custava 24€ e uns pós! Nunca mais o comprei, nem mesmo quando voltei a passar em Ponte de Sôr e ir à mesma bomba... Tinha acabado e não mandaram vir mais (já tinha o porta couves preparado para trazer duas caixas dele).

Enfim, se eu soubesse teria comprado mais embalagens da primeira vez, mas adivinhar é proibido aos não bruxos... Confused

De resto, experiencias agradáveis com o mesmo sintético (o verde!) do Continente na Rally 200 e com oléos de bosta, minerais da Galp (era para o que havia disponíbilidade na altura) na 50S...

Misturar oleos, já o fiz e nunca fiquei com massa consistente nenhuma... Mais um mito urbano? Cheira-me que sim... Já ouvi dizer, já me disseram, já aconteceu, mas já alguém em primeira mão viu? Já a alguém daqui aconteceu?

A mim nunca e tb nunca vi e já não tenho assim tão poucos anos de Vespas!
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NunoLX
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Registo: Jan 11, 2007
Mensagens: 17
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sex Jan 19, 2007 - 3:29 pm    Assunto: Responder com Citação

afinal, e pelo que dizes a qualidade paga-se, e para alem desta qualidade os oleos mais caros devem durar mais tempo em auto lube. falando em oportunidades, debaixo de minha casa ha um armazem de baterias da "equipa" e tambem vende oleos da celenia.por exemplo; o 100% sintetico para scooter eles vendem a 11 euros la fora ta ao dobro. preço de revenda (penso eu). talvez quando acabar este selenia exprimente estes sinteticos cepsa. alquem ja usou cepsa? um oleo 100%sintetico é sempre melhor, certo? da mais longevidade ao motor e rendimento. ou é so mais uma teoria da conspiraçao?
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