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misturar oleo
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Autor Mensagem
Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4959

MensagemColocada: Sex Jan 19, 2007 - 4:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Teoricamente faz menos fumo, menos depósitos e lubrifica melhor.

No entanto antigamente os óleos eram quase todos minerais (os acessiveis às bolsas comuns) e as Vespas cá estão nos dias de hoje.

Mas melhores serão com toda a certeza!
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Eduardo Antunes
Administrador
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Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sex Jan 19, 2007 - 11:36 pm    Assunto: Responder com Citação

NunoLX escreveu:
afinal, e pelo que dizes a qualidade paga-se, e para alem desta qualidade os oleos mais caros devem durar mais tempo em auto lube. falando em oportunidades, debaixo de minha casa ha um armazem de baterias da "equipa" e tambem vende oleos da celenia.por exemplo; o 100% sintetico para scooter eles vendem a 11 euros la fora ta ao dobro. preço de revenda (penso eu). talvez quando acabar este selenia exprimente estes sinteticos cepsa. alquem ja usou cepsa? um oleo 100%sintetico é sempre melhor, certo? da mais longevidade ao motor e rendimento. ou é so mais uma teoria da conspiraçao?


Paga-se, mas sem exageros. Com a minha exposição mostrei que em termos normativos (e, a meu ver, em muitos aspectos práticos) um óleo sintético de 5 ou 7€ está a fazer praticamente o mesmo que um de 20.

Um óleo 100% sintético será melhor para motores a 2T, mas em motores a 4T isso nem sempre se verifica, sobretudo em motores mais antigos. Nos clássicos há um grande sururu à volta disso, há quem defenda até óleos minerais para motores a gasóleo como a melhor opção para um clássico, e essas teorias não parecem descabidas de todo.

Atenção que um óleo sintético mais caro não vai durar mais que um mais barato, nem mais que um mineral, até se poderia dizer o contrário. O óleo no autolube entra por volume, e caso haja perdas de carga e fenómenos de capilaridade no circuito e nas tubagens, isso só vai dar "vantagem" ao óleo mineral, mais viscoso, que oferecerá mais "resistência" a percorrer o circuito e entrar no motor. Isto serão fenómenos pontuais, e sendo que o que nos interessa é a lubrificação, até será melhor ter um pouco de consumo de óleo a mais, do que a menos...
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PX125E - Piaggio Nero
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NunoLX
Vespa Chicco
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Registo: Jan 11, 2007
Mensagens: 17
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sáb Jan 20, 2007 - 2:03 am    Assunto: Responder com Citação

sim é verdade quanto mais consumo de oleo melhor(nao percebo muito de macanica mas faz todo o sentido).expliquem me uma coisa; eu tenho uma 50 2t. se tiver a desconfiar de um "agarranço" poso meter oleo directamente com o combustivel para evitar danos maiores? que quantidade? os racers metem oleo no auto lube e no deposito,simultaneamente. qual a funcao? evitar desgaste? depois de ter agarrado a minha moto antiga à um mes atras que me venho a aperceber deste flangelos que sao os oleos e a preocupaçao com os mesmos. amo a minha vespa nova e sinceramente se ela se porta bem com o semi sintetico da selenia acho que nem vou mexer, vou me preocupar é em nao levar o deposito de oleo mesmo ao fim quando ja nem dinheiro para fotocopias ha!

acham possivel ou logico, como entendedores que o problema da minha antiga moto tenha sido a frequancia em percursos imgremes com pouco oleo, subidas ao castelo diarias e bairro alto pela rua dos carris, com o nivel de oleo baixo. eu como ando muito nessas zonas secalhar o aconselhavel é andar com o deposito de oleo sempre bem cheio certo?
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Eduardo Antunes
Administrador
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Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sáb Jan 20, 2007 - 2:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Sem exageros, claro. Em projecto, é determinada uma percentagem de óleo, e esta não deve ser menos, por haver menos lubrificação, nem deve ser mto mais, sob pena de teres óleo a mais e começares a isolar velas. Aquela questão das tubagens altera a quantidade em permilagens, com sorte, e ao fim de mtos kms pode tornar-se minimamente notória, mas nada de significativo.

Quando tens um cilindro com mais rendimento, deves pôr mais óleo, uma parte no autolube que é assegurada para quando o sistema está de origem, e uma parte extra, para compensar o kitanço. Numa vespa de origem acho que podes andar descansado, com um óleo que te agrade. Eu fui experimentando, e acabei por tirar as minhas conclusões. Sinceramente, acabo por optar pelos semi-sintéticos, como o que temos no clube.

Relativamente a subidas íngremes, acho que só com o depósito mesmo mesmo no fundo é que há risco. Como sou distraído, acabo por tentar evitar essa situação, senão já sei que ia acabar por me esquecer e ficar sem óleo, não pelas subidas, mas por deixar esvaziar o depósito por completo. Na tua, como tens luz de reserva do óleo, basta re-encheres quando ela acender.
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PX125E - Piaggio Nero
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