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Óleo da caixa das velocidades

 
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Autor Mensagem
BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 4:09 pm    Assunto: Óleo da caixa das velocidades Responder com Citação

Como devo proceder para verificar e substituir o óleo da caixa das velocidades? Li aqui um tópico que aconselhava a substituir cada 1000kms e como estou no restauro se calhar fazia isso.
Espero conselhos mas agradeço que "expliquem como se eu fosse muito burro"... Laughing

...Temos que admitir as nossas limitações...

Obrigado.


Editado pela última vez por BrunoBarros em Ter Fev 13, 2007 - 8:07 pm, num total de 1 vez
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4959

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 4:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Tens um "bujom" em baixo, por baixo, mais ou menos, do selector, mais encostado à roda de trás... Abres isso e deixas o óleo sair livremente até deixar de correr.

Quando isso acontecer, apertas, e tens outro parafuso / "bujom" (como diria o F. Rocha) mais acima do lado de trás do motor, inseres o óleo por aí, com o auxilio de uma almotolia ou seringa grande, até deitar por fora.

Quando sair óleo, está feito; aperta e podes começar a andar com o óleo novo e mudado.
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Seg Fev 12, 2007 - 8:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigadão pelas dicas. Já identifiquei esses "bujões" se bem que para já estão com uma crosta enorme por cima Laughing

Reparei é que na parte de baixo do selector tenho uma pequena fuga, há aí uma pingazita que aparece e vi que há uma espécie de junta q parece estar mal colocada pois vê-se um pouco de fora.

O que devo fazer?... É grave ou resolve-se bem em casa?
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4959

MensagemColocada: Qui Fev 15, 2007 - 6:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Há umas colas de juntas que dizem vedar mesmo por fora, mas...

Sendo uma fuga pequena e um pingo de festa em festa, acho que não é grave, tanto mais que pode ser o óleo não queimado pelo motor e que normalmente acaba por escorrer mais ou menos no mesmo sitio que o bujom / selector.

Se for mesmo uma fuga "grande"... o melhor método é abrir o motor, mas se for só por causa disso, acho que não vale a pena...
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Qui Fev 15, 2007 - 10:33 pm    Assunto: Responder com Citação

É msm só uma ligeira pinga - nada de mais. É mesmo na parte de baixo do selector, nesta peça ha a a junção de 2partes metálicas e na união vejo uma junta que parece estar "acavalada". A mota esteve no mecânico antes de começar o restauro (quando a comprei) pois tinha as velocidades coladas, ele pôs aquilo a funcionar e desde aí ficou essa pinga a aparecer... Ele disse-me que a mota não tinha óleo, disse então que meteu mas agora tenho outra dúvida: "Se o óleo é metido por cima, como é que o parafuso do Bujom está cheio de crosta? Acho mesmo é que nem o abriu..."

Obrigado
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Sex Fev 16, 2007 - 9:19 am    Assunto: Responder com Citação

isso são aquelas reparaçoes á trafulha!


se as velocidades estavam "coladas" e se ele te abriu o motor deveria ter feito 3 coisas pelo menos...

-Retentores novos
- juntas novas
- orings novos

muito provavelmente o que te esta a acontecer é que tens uma fuga pelo selectro das velocidades. no veio do selector existe uns orings que eu aconselho sempre a substiruir qdo se abre o motor pois é dos orings que tem mais desgaste uma vez que o selector das velocidades anda sempre " para cima e pra baixo".

Um coisa tão barata que agora para solucionares tens de abrir o motor outra vez, isto se ele realmente foi aberto!

Atenção que a fuga pode nao ser dai, tambem pode ser pelo parafuso de mudança do oleo pois estes devem ter uma anilha de vedação e na grande parte dos casos não existe, levando a que por vezes existam fugas!


se puderes tira umas fotos a zona do selector para se ver isso melhor Wink
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4959

MensagemColocada: Sex Fev 16, 2007 - 12:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso é nas 50as, nas grandes o selector é externo!
Estamos a falar de uma 50 ou de uma Vespa "grande"?
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BrunoBarros
Vespa 50 S
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Registo: Dec 23, 2006
Mensagens: 61
Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Sex Fev 16, 2007 - 2:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Falamos de uma 150 sprint de 72 - será grande? Laughing
Bem, vou msm é tirar umas fotos e colocar aqui. Eu cá p mim ele não abriu nada o motor pois não me disse isso...
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Sex Fev 16, 2007 - 3:27 pm    Assunto: Responder com Citação

ok...fiquei com a ideia que estavamos a falar de um motor 50, assim sendo calo-me Laughing
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BrunoBarros
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Dec 23, 2006
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Local/Origem: CALDAS DE VIZELA

MensagemColocada: Sex Fev 16, 2007 - 7:56 pm    Assunto: Responder com Citação

No problem! Wink
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