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UPDATE II - Bronzes da embraiagem (pág.2)
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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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Autor Mensagem
MiguelXJ
Vespa 50 S
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Registo: Aug 25, 2006
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MensagemColocada: Qui Mar 08, 2007 - 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas!

Hoje lá montei tudo direitinho, discos novos, cesto novo, casquilhos/bronzes novos, etc.

Podem ver as fotos todas no seguinte link:


http://www.filehigh.com/viewgallery.php?f=33869


Pus a vespa a trabalhar, e experimentei arrancar... FANTÁSTICO! Um desembrair muito suave e progressivo! Nem queria acreditar!! Fui dar uma volta. Andei cerca de 400 metros, nos quais fiz 3 ou 4 arranques normais. Tudo OK.

NO ENTANTO....... Evil or Very Mad

Ao chegar a casa, testei novamente o arranque e... Tudo como dantes. O mesmo ruído estranho, e o mesmo desembraiar brusco quando a manete ainda está a meio.

Gostava de saber as vossas opiniões... Mas estou inclinado para o ÓLEO!!

O que utilizei foi o tal SAE30, comprado na Galp.



Na minha opinião, este óleo é demasiado fino para aplicação a que se destina. Ontem passei ali no mecânico mais proximo, e ele recomendeu 75 ou 80W90... Oleos que normalmente se usam nas caixas de velocidades e diferenciais dos automóveis. Eu segui a indicação do artigo no "Scooterhelp" que recomendava este SAE30... Question

O que me parece que está a acontecer é que sendo o óleo fino à temp. ambiente, quando aquecer com o trabalhar do motor fica ainda mais fino ele escorrerá facilmente dos discos de embraiagem sob a acção da força centrífuga com o trabalhar do motor.

É que não tou a ver o que possa ser... Acho que só nao troquei as molas e os copos das molas, pq de resto foi tudo novo. E se fosse das molas, o problema estaria sempre presente em vez de aparecer depois de rolar um bocado... pelo menos é este o meu ponto de vista.

Gosta que me dessem a vossa opinião... Sad

Desde já o meu obrigado...


Miguel
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tiago
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MensagemColocada: Sex Mar 09, 2007 - 12:05 am    Assunto: Responder com Citação

Miguel olha que esse oleo não dá para a função que queres isso é oleo de motor para automoveis embora a viscosidade seja a mesma o oleo não é adequado! Vai a uma casa de motos e compra oleo proprio! Olha a minha gl também tinha esse problema mas só fazia isso a frio no primeiro arranque depois ia ao normal agora reparei-lhe o motor de ponta a ponta inclusive a embraiagem mas não sei como tá porque não tenho vespa para aplicar o motor pq tá para pintar! Espero bem que isso não seja manha das gl! De qualquer forma aconcelho vivamente a tirares quanto mais depressa melhor esse oleo e a pores o adequado!
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MiguelXJ
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MensagemColocada: Sex Mar 09, 2007 - 9:03 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia,


Eu só usei este óleo porque alem de ja ter lido aqui, o tipo da "ScooterHelp" tb usa:

http://www.scooterhelp.com/tips/engine/clutch.rebuild.lf.vespa.html

Mas logo que posso vou sacar aquele e meto óleo de caixa normal! So pode ser isso...

Abraço
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MiguelXJ
Vespa 50 S
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MensagemColocada: Sex Mar 09, 2007 - 8:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,

meti oleo 75W90 da Putoline... creio que melhorou ligeiramente, mas continua o mesmo problema.

Nada a fazer.

Começo a desconfiar de folgas noutro local, que interaja directamente com a embraiagem... rolamento da cambota?
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tiago
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MensagemColocada: Sex Mar 09, 2007 - 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas continuo a achar que esse novo oleo que meteste não é o mais indicado eu pessoalmente uso o shell advance gear 10w-40 que está mais dento dos valores aconcelhados! Eu não iria muito para os rolamentos da cambota ia s calhar mais para a roda de elastico com algumas molas partidas! Confused
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MiguelXJ
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MensagemColocada: Sex Mar 09, 2007 - 10:58 pm    Assunto: Responder com Citação

tiago escreveu:
Eu não iria muito para os rolamentos da cambota ia s calhar mais para a roda de elastico com algumas molas partidas! Confused


Roda de elástico??...

Podias explicar-me isso como se eu fosse mesmo muito....... lol.

Um abraço e obrigado.
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tiago
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MensagemColocada: Sáb Mar 10, 2007 - 12:05 am    Assunto: Responder com Citação

É aquele carreto grande que o carreto da embraiagem vai tocar! Dá uma vista de olhos nisto! Wink http://www.scooterhelp.com/tips/engine/cush.drive.lf.vespa.html
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MiguelXJ
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MensagemColocada: Sáb Mar 10, 2007 - 12:33 am    Assunto: Responder com Citação

hmmm... percebi.

Mas isso implica abrir o motor.. certo?
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João Mateus
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MensagemColocada: Sáb Mar 10, 2007 - 1:15 am    Assunto: Responder com Citação

O oléo k colocaste inicialmente, o SAE 30 é um oleo monograduado aconcelhado pela Vespa á 60 anos, quer isto dizer desde k existe Vespa. Eu uso isso na minha Rally, faço longas viagens e nunca tive problemas.
A quem diga (e um colega meu k é mecanico de automóveis já comprovou isso na sua Vespa), k o oleo k se usa nas caixas de velocidade normal dos carros, vulgar valvelina 80W90, é mt agressiva pro discos de embraiagem, e segundo ele a vespa ate fica mais presa.

Agora pergunto eu, colocaste os discos de molho em oleo? ou pelo menos ensopaste-os antes de os colocar no cesto de embraiagem? (como referenciou o PEstevão).
Caso não tenhas feito isso, tem paciencia mas tens de desmontar de novo a embraiagem, e fazer essa tarefa, Tou a falar desta forma porque foi exactamente o k me aconteceu qd reparei o motor á minha Rally. E a partir dessa correcção, meta gasolina pra dentro e tem sido so fazer kms.

Bom trabalho e depois conta como correu. Saudações Vespistas
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MiguelXJ
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MensagemColocada: Sáb Mar 10, 2007 - 10:26 am    Assunto: Responder com Citação

João Mateus escreveu:

Agora pergunto eu, colocaste os discos de molho em oleo? ou pelo menos ensopaste-os antes de os colocar no cesto de embraiagem? (como referenciou o PEstevão).
Caso não tenhas feito isso, tem paciencia mas tens de desmontar de novo a embraiagem, e fazer essa tarefa, Tou a falar desta forma porque foi exactamente o k me aconteceu qd reparei o motor á minha Rally. E a partir dessa correcção, meta gasolina pra dentro e tem sido so fazer kms.

Bom trabalho e depois conta como correu. Saudações Vespistas


Bom dia,

Sim, os discos ficaram de molho durante a noite, em óleo SAE30.

É o que me leva a crer que quando o oleo la estava, logo dps de montar tudo, ela funcionou perfeitamente. Mas depois de andar umas centenas de metros, voltou tudo à estaca zero. Sad
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tiago
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MensagemColocada: Sáb Mar 10, 2007 - 8:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim miguel para reparares a roda de elastico tens que abrir o motor! Mas eu ainda não percebi muito bem qual o problema da embraiagem! Ela pega de repente e o motor enquanto não arranca faz um barulho tipo estar a partir-s todo ou tu consegues fazer ponto de embraiagem com ela a mandar repelões(pequenos solavancos)? Outra coisa substituiste a pampa do sesto e o piston que a empurra? Se não já sabes o porquê de ela estar na mesma!
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MiguelXJ
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MensagemColocada: Sáb Mar 10, 2007 - 8:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Pacato,

antes de mais, obrigado pela tua ajuda.

Não substitui a tampa nem o pistão que empurra o cesto... Não faz grande sentido ser daí.

O que acontece é simples:

- Se arrancares sem acelerar, qs ao ralenti, nao se passa nada. Mas se deres um bocado mais de rotação, e largares muito devagar a embraiagem, ela a uma dada altura faz um barulho e dá um solavanco para a frente.

Se implica abrir o motor, acho que não me vou arriscar a tanto sozinho... Mais vale o mecânico.

Sad Sad Sad Sad
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tiago
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MensagemColocada: Dom Mar 11, 2007 - 12:08 am    Assunto: Responder com Citação

Não desesperes! Por esses sintomas não é da roda de elastico! Aparentemente pode não fazer sentido mas hj tive a falar com um mecânico meu amigo que só trabalha com vespas e eu falei-lhe do teu caso e a opinião dele mesmo sem eu lhe ter dito que substituiste fosse o que fosse era de que devias substituir a tampa e o piston! Acho que devias experimentar porque não são peças caras e que é conveniente substituir! Já agora se optares por seguir o meu conselho experimenta abanar o "conjunto da embraiagem" ou o cesto como lhe queiras chamar e verifica se ele tá bem fixo ou se tem folga! Não tens que agradecer o espirito vespista acenta na entreajuda! Wink
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MiguelXJ
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MensagemColocada: Dom Mar 11, 2007 - 4:52 am    Assunto: Responder com Citação

Só para ter a certeza...

O que sugeres é substituir estas duas peças?


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tiago
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MensagemColocada: Dom Mar 11, 2007 - 10:40 am    Assunto: Responder com Citação

NADA DISSO!!!!!!!!! Essa "alavanca" da seta verde quando apertas a manete da embraiagem lá dentro faz sair um pequeno piston em bronze que empurra o cesto da embraiagem para dentro para os discos abrirem certo? É esse piston! E a tampa do cesto que me estava e referir é aquela pequena tampa que este piston empurra que tu tiveste de remover para chegar á porca de castelo! Outra coisa tu substituiste os discos de aço? O mecânico diz que também há uma forte possibilidade de ser disso porque as esterias interiores começam a ganhar folga e isso por vezes acontece! Outra duvida quando montas-t os discos de aço reparas-t que eles tinham posição para serem montados?
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