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LX a bombar!!!
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Autor Mensagem
Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Seg Nov 28, 2005 - 1:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Desde que desbloquearam a minha LX tenho a sensação que ela está a gastar mais. Era de esperar, antes só dava 45 km/h e mesmo nos arranques, primeiro que lá chegasse... Agora dá 65, 70 km/h e 80 nas descidas, é natural que em vez dos 3,5 que estava a gastar, deve estar a gastar uns 4. Mas ainda não fiz as contas.

Mas não há dúvida que a gasolina rende muito mais na mota do que no carro! Mas sem comparação... eu no carro punha uns 15 por semana... na mota, com as mesmas voltas, ponho uns 7 euros! Bem, o meu carro também gastava mais, mas pronto.

Mas a chuva é realmente um bocado chata... quando está a chover muito não levo a mota. Até porque tenho ainda um bocado de receio andar em piso molhado. E depois ainda não comprei daqueles impermeáveis porque acho que dar 40 euros por um bocado de plástico, só porque diz "bering" no lado é um bocado disparate. Se ao menos houvesse dessas cenas no Continente...
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abraços vespa
marcelo aguiar
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Eduardo Antunes
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Registo: May 19, 2005
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MensagemColocada: Seg Nov 28, 2005 - 1:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Os "secadores" têm esse defeito. Se estás a 20km/h e aceleras a fundo, ele vai à rotação que iria a 60km/h ou até mais, e a consumir praticamente isso... mas como vais a 20, consomes mais.

Por teres tirado o estrangulador, ela pode subir mais de rotação, e ao subir mais de rotação vai consumir mais, outra vez porque dá para ires a uma rotação mais alta à mesma velocidade (os secadores "patinam", as embraiagens centrífugas e o variador contínuo de velocidade dão nisso) São óptimos em termos de facilidade de utilização, mas têm o defeito de manutenção e consumo (A título de exemplo, a vespa LX150 que esteve no clube gastava praticamente o que gasta a minha px... conseguia andar mais, mas a baixas velocidades a PX levava a melhor, a alta velocidade obviamente a lx levava a melhor, mas também era nova... a PX não faço ideia quantos kms tem (comprei o motor usado, nem o abri, apliquei directamente)

Quanto ao impermeável. Podes comprar um impermeável ou comprar um blusão como deve ser, acredita que às vezes vale mais ter lá a marca e não deixar entrar àgua. Comprei um blusão bom nos outlets, com protecção nos cotovelos, ombros e costas, saiu praí a 30cts... mas valeu a pena, e se fosse hoje comprava outro que tal. Em segurança nunca se perde em investimentos!
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Marcelo Aguiar
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Registo: Oct 24, 2005
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MensagemColocada: Seg Nov 28, 2005 - 5:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Epa, é bom saber isso da embraiagem, porque assim vou ver se tenho uma atitude mais calma quando arrancar nos sinais, por exemplo. Mal abre o sinal, costumo rodar completamente o punho e cá vai disto. Se acelerar gradualmente se calhar ainda consigo poupar qualquer coisa.

Quanto ao casaco... epa eu cheguei a comprar um casaco Bering, de 40cts, no Corte Ingles.. com protecções, e tal. O problema é que era muito justo e tinha a cintura bué alta (tinha que ser, né), então, de pé, parecia um forcado (como o "Fernando" do sketch do Gato Fedorento -- não sei se viram). Era um belo casaco, sim senhor, mas pareceu-me que era mais para motão do que propriamente uma Vespa LX 50.
De maneira que ando com o meu casaco do dia-a-dia, com um colete por baixo, por causa do frio. Eu referia-me mais era àqueles impermeáveis finos próprios para a chuva. No Corte Inglés custam uns 40 euros, mas desconfio que arranjo isso mais barato noutro sítio... mas onde?
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marcelo aguiar
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João Mateus
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MensagemColocada: Ter Nov 29, 2005 - 2:39 am    Assunto: Responder com Citação

Eu sou da opinião do Tunes, não se deve brincar com a segurança, principalmente qd se anda de moto, e como tu k a usas diariamente. Em relação a essa questão dos impermeáveis não te posso dizer nada (o que eu uso é um fato impermeável calças e casaco daqueles que se compra numa loja de bricolage a cerca de 10€, mt pratico diga-se de passagem, pouco o usei, mas anda sempre debaixo do banco da minha Rally, tb não a uso diáriamente, com mt pena minha Sad Sad ), mas o facto de ser da Bering promete.
Em relação aos casacos com proteccções e tal, os outlet são boa opção, Campera no Carregado por exemplo (na minha zona), e pelos valores que o Tunes referiu. Mas, recentemente adquiri um tb todo XPTO, com protecções mas em pele (disseram-se pessoas que conhecem que pele é sempre pele), por menos de 150€ consegues adquirir um na casa das peles. Eu fi-lo directamente na fabrica e loja da minha zona, no Cartaxo.
Ainda não o testei como queria, mas a nivel de frio digo-te, não entra lá nada, so me apetece ir comprar umas calças tb em pele (mas faltam os €€€€), em relação á chuva ainda não o testei mas garantem que é 100% impermeavel. Faltam kms e algum tempo pra fazer os restantes testes....
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Marcelo Aguiar
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MensagemColocada: Qua Jan 04, 2006 - 12:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Desde que desbloquearam a minha LX50 que tenho andado a controlar os consumos dela e devo dizer que estou bastante contente com as suas prestações.
Antes ela gastava uns 3,5 l/100; agora, depois de tirar os estrangulamentos, continua a gastar os 3,5 l, apesar de andar muito mais depressa tanto em subidas como em horizontal.
Eu julgava que ela estava a gastar 4 l, mas reparei que já era altura de encher os pneus, então ela passou a gastar menos. Embarassed

Há uma recta na margem sul que vai até Cacilhas, até aos barcos (ah, pois é, com uma 50, tem que ser), que vai ao longo da Lisnave e nessa recta tenho a oportunidade de ver a sua velocidade máxima. Após uma centena de metros ou qq coisa assim ela já está a dar 70 km/h e chega ao fim a dar 75... mas pode-se dizer que a velocidade máxima dela é 65 km/h porque para chegar aos 70 ainda demora um pouco.
Com 2 pessoas a mota fica menos manobrável, naturalmente, mas a velocidade máxima não desce muito.

Continuo a não conseguir andar mais depressa que as outras scooters, que são uns 30kg mais leves, mas ganho em estilo! Smile
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Editado pela última vez por Marcelo Aguiar em Qua Jan 04, 2006 - 5:39 pm, num total de 1 vez
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Eduardo Antunes
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MensagemColocada: Qua Jan 04, 2006 - 5:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Ai que saudades de andar de 50 e fazer esse tipo de consumos... agora só faço essas médias em estrada de punho certinho... cá por lx é difícil fazer menos de 4,5...

Costumas ir para a margem sul? eh eh... eu comprei a PX por causa disso... antes como andava só deste lado não sentia tanta falta de uma 125...

Peso? Pah, isso é questão de comeres menos ao almoço e vais ver que ela anda mais rápido... Wink
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Marcelo Aguiar
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MensagemColocada: Qua Jan 04, 2006 - 5:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois, realmente a 50 tem a vantagem de gastar menos que as outras, mas olha que não deves ter saudades de arrancar num sinal e tudo o que é mota parte à tua frente. Bem, estou a falar mas também não é assim tãããão mau. Mas que uma 125 arranca mais depressa, e ultrapassa melhor, e tal, não há dúvida.

A minha namorada mora na margem sul, em Vale Figueira! Entao, desde que tenho a Vespa, a minha frequencia nos barcos aumentou um bocado considerável!
Por um lado é bom, porque vais ali descansado, com lugar sentado garantido Wink , e passas à frente do pessoal todo na fila. Por outro lado é lixado chegar ao cais ainda a tempo de ver o barco a zarpar, olhar para os horários e ver que só há barco daqui a 40 min.... Confused

Epa, quanto ao peso, o máximo que posso fazer é passar a comer aquelas quiches de vegetais acompanhadas de um salgado e sumo de abóbora no frutalmeidas, mas aí receio que começasse a querer pintar a minha vespa de cor-de-rosa.... Very Happy
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Eduardo Antunes
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MensagemColocada: Qua Jan 04, 2006 - 7:11 pm    Assunto: Responder com Citação

A 125 só arranca mais rápido se tiveres uma embraiagem decente... como não é o meu caso desde que a vespa é "nova" (não sei pq, a minha embraiagem dá um coice danado, há dias em que melhora, e dias em que é impossível arrancar em subidas...). Acabo por só passar as 50's quando já tou a meter a 2ª, eh eh...

... por acaso nunca atravessei de barco, quanto se paga agora? Lembro-me que na altura tinha feito as contas e concluído que para o tempo e a despesa me valia mais ir de carro...

Uma alimentação dessas era o que me fazia falta, não para pintar a vespa de cor de rosa, mas por outros motivos, eh eh... Wink
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Qua Jan 04, 2006 - 7:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Isto dos gajos de LX irem "roubar" as miúdas da margem sul está mal!
Very Happy

De barco, em dias "calmos" (estilo Agosto) faz-se uma viagem de barco com a Vespa muito à maneira! Depois seguido de um passeiozito pela margem sul e tal fica-se com um dia bem sopinpa...

Eu qdo andava de 50S o bilhete eram uns 100 paus para cada lado, mas agora acho que é considerávelmente mais. Lembro-me de ter visto isso à "pouco tempo", mas o valor ao certo, já não me recordo bem...

P.S. - hey a minha 50S, na primeira vez que a pintei, era para ser um rosa metalizado lindo! Alguma coisa contra o côr de rosa?!?
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João Mateus
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MensagemColocada: Qua Jan 04, 2006 - 9:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Ohhhh Tunes, essa questão da embraiagem talvez tenha uma solução +/- simples... Partindo do principio que dá um "coice" e ao mm tempo faz um barulho tipo rugido, poderá ser os discos de embraiagem secos, i.é, se retirares o cesto de embraigem o abrir e colocar oleo directamente na cortiça dos discos esfregando com os dedos (estando estes discos em bom estado), poderá resolver o assunto, estou a falar por esxperiencia propria. Qd se mete uma embraiagem nova, terá de se fazer isso, pq o oleo da caixa de velocidades, não se torna suficiente para humedecer os discos convenientemente, mesmo k o nivel de oleo esteja em excesso...
Suja as mãos e experimenta esta questão que de certeza deixas de ter esse problema, bastante desagradavel e k no meio do transito não dá jeitinho nenhum...
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Eduardo Antunes
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MensagemColocada: Qui Jan 05, 2006 - 2:51 am    Assunto: Responder com Citação

Já me tinham falado nessa hipótese, entre outras. Uma delas é que não substitui a anilha de cobre... outra é que não "torci" os discos antes de os pôr, o que é certo é isto: ela dá coice. Quando a montei, durante dois ou 3 dias andou perfeita, depois foi dando o coice... aqui há tempos tive a afinar o cabo da embraiagem, e ficou perfeita de novo, não patinava, nada! Depois partiu-se o cabo, pus um novo, e voltou ao coice, nunca o consegui afinar condignamente... Entretanto nisto tudo já se passaram 10000km, levou uma muda de óleo e está para levar a 2ª... posso dar-lhes uma borrifadela com óleo, mas duvido que resolva... Rolling Eyes
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Marcelo Aguiar
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MensagemColocada: Qui Jan 05, 2006 - 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Antunes escreveu:
... por acaso nunca atravessei de barco, quanto se paga agora? Lembro-me que na altura tinha feito as contas e concluído que para o tempo e a despesa me valia mais ir de carro...


Hoje em dia é consideravelmente mais do que 100 paus.... é mais que o dobro. Eu pago € 1,05 por ser 50cc, e estive hoje a ver e as outras motas pagam € 1,50.
É óbvio que sai mais barato ir pela ponte, mas como o Pedro diz, é uma viagem à maneira, em dias de verão.

Quanto ao cor-de-rosa.... pois. Devo dizer que a cor mais abichanada que considerei para a Vespa foi o azulinho turquesa metalizado. O que é que andas a comer? Vê lá se comes assim uma feijoada ou uns rojões. Very Happy
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MensagemColocada: Qui Jan 05, 2006 - 1:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Marcelo Aguiar escreveu:
Hoje em dia é consideravelmente mais do que 100 paus.... é mais que o dobro. Eu pago € 1,05 por ser 50cc, e estive hoje a ver e as outras motas pagam € 1,50.
É óbvio que sai mais barato ir pela ponte, mas como o Pedro diz, é uma viagem à maneira, em dias de verão.

Quanto ao cor-de-rosa.... pois. Devo dizer que a cor mais abichanada que considerei para a Vespa foi o azulinho turquesa metalizado. O que é que andas a comer? Vê lá se comes assim uma feijoada ou uns rojões. Very Happy

É já naquela altura havia preços diferenciados, mas tb cheguei lá a passar com a Rally e a pagar o mesmo que as 50'as (ah e tal é Vespa... Cool)

Comer, comer...
Nada de jeito... Agora estou "solteiro"! Very Happy

Fora de brincadeiras, aquele era um rosa velho metalizado e tal muito jolly!
Fiquei "apaixonado" quando o vi pela primeira vez num carocha antigo, descapotável e achei altamente. Como tb tinha acabado de comprar um capacete que tb tinha (e tem) umas cenas côr-de-rosa, achei que ficava um conjunto porreiro...

Mas depois levei o meu pai cmg para comprar a tinta (estilo: "Epá paga aí que não tenho dinheiro que chegue") e acabou por me convencer por um azul metalizado tb porreiro...

E eis + 1a história da minha vida!
Very Happy
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Eduardo Antunes
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MensagemColocada: Qui Jan 05, 2006 - 2:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Tu também, é só histórias dessas... Então e que tal um gang de basofes a querer gamar-te o telemóvel, ou uma perseguição da polícia, qualquer coisa para dar côr à história??? Assim a malta lê e nem presta atenção, só fica "ah e tal, foi comprar tinta com o pai e ele deu-lhe duas lambadas para comprar o azul, filho dele não compra cor-de-rosa...". Quando devia ter sido uma história tipo "fomos comprar tinta, pelo caminho apareceu um gang a querer roubar-nos o dinheiro da tinta, conseguimos enganá-los e só nos roubaram metade. Como a tinta azul era metade do preço da cor-de-rosa e o cota até não tava muito pelos ajustes com o rosa, acabou por vir azul... por fim, a caminho de casa ainda pisei cocó de cão, e estive pra cima de 10 minutos a esfregar os pés no alcatrão antes de a minha mãe me deixar limpar os pés ao tapete..."

Viste, como fazer uma história empolgante em torno de umas latas de tinta? Isto dava para ter páginas, meu rapaz, páginas!!! Wink
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Marcelo Aguiar
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MensagemColocada: Qui Jan 05, 2006 - 5:12 pm    Assunto: Responder com Citação

É uma história bonita, temos que admitir!

Mas quando o teu pai te tentou convencer para ires para o azul, será que ele disse: "Cor-de-rosa é bonito, filho, mas o que achas deste azul? Até é mais barato e tudo!"?
Ou disse "Porra, filho meu não anda de mota rosa-velho. Ou levas este azul que tá aqui ou não levas nenhuma!!" Wink

Já que estamos numa de partilhar histórias...... cá vai uma minha (leia-se "uma-pausa-minha"):

Eu para escolher a cor da minha LX foi um stress. Eu andava à procura de uma PK50 vermelha (acho que são giras) e no stand, quando foi para escolher a cor da LX, disseram-me que também havia em vermelho, quando eu já estava decidido pela preta! Fiquei mais de uma semana a considerar, e tal... não conseguia decidir-me!
Mas pronto, acabei por escolher a preta por ter mais classe. E não estou arrependido! Wink
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