Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

óleo
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Eduardo Antunes
Administrador
Administrador


Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qui Mar 09, 2006 - 11:17 am    Assunto: Responder com Citação

Eu por mim, a indecisão costuma ser entre o Fula e o Vaqueiro...
_________________
PX125E - Piaggio Nero
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Ildebrando
Administrador
Administrador


Registo: Jun 22, 2005
Mensagens: 881
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Ter Mar 14, 2006 - 6:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Em relação ao Selénia... epá não o acho mau, mas acho que faz demasiado fumo. Mesmo depois da Vespa quente, se páro num semáforo ou isso e olho para trás... parece que vem lá o D. Sebastião! Very Happy


Bem em relação ao fumo tás tramado...vais continuar a usar essa bosta recomendada pela Piaggio, fruto sabe-se lá de que tipo de acordos comerciais para continuarem a viver à nossa custa...
Se o problema do fumo é o cheirinho manhoso com chegas a casa e com que brindas os transeuntes nada melhor que juntares ao oleo Fula uma manteiguinha de alho e salsa...lol...


Um abraço
Ildebrando
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4955

MensagemColocada: Ter Mar 14, 2006 - 7:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Epá o problema não é esse... Com isso tá-se bem
O problema é qdo começam a correr para mim de braços abertos a dizer:
"Sebastião, Sebastião voltaste finalmente!!!"
Very Happy
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rotweiller
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Mar 27, 2006
Mensagens: 6

MensagemColocada: Qui Mar 30, 2006 - 12:40 am    Assunto: Responder com Citação

boas tardes!!! em relação as tuas perguntas é o seguinte!!!
deves sempre usar gasolina 95 octanas.....
em relação ao oleo do motor, ou seja para a caixa de velocidades, ao contrario do que disseram nao deves meter qualquer oleo, mas sim um oleo de caixa mesmo que deves trocar a cada 1000 Km... e esse oleo deve ser uma valvulina de caixa mesmo, vulgo SAE 80/90....
para o oleo para a mistura, podes usar o que quiseres.... eu pessoalmente não uso oleo nenhum dos que se vesnde por aí para motas... uso o oleo da sthil para motoserras, e passo a explicar porque!!! os motoserras costumam ter uma rotação de trab na ordem das 20000r.p.m., enquanto as nossas queridas vespas seja ela qual for n ultrapassa as 6300r.p.m., isto numa mistura a 2%, ora agora pensem assim, os motoserras trabalham sempre a fundo, e n agarram, como pode uma vespa agarrar, e tens a vantagem de 1l te custar 6,5 euros, vem com copo doseador, e nunca tens prob, é o melhor oleo sintetico do mercado!!! eu sei do que falo, sou eng mecanico, e estudei todos os oleos e os motores das vespas a fundo... qualquer duvida estou sempre ao dispor para quem quiser, basta perguntar ao DR. VESPA...
__________________________________________

Vespa Rally 200 (vermelha) 150 sprint (cinzenta) GTS 250 (preta)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Eduardo Antunes
Administrador
Administrador


Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qui Mar 30, 2006 - 3:07 am    Assunto: Responder com Citação

Beeeeem, Rottweiler, desculpa lá mas isso foi entrada a pés juntos... Dr. Vespa?? Nem o tio Corradino se teria lembrado dessa!!!Laughing

Os óleos de caixa não têm graduação diferente? Diz-se que um 30-40 de caixa é capaz de ser o mesmo que um 80-90 de motor...

Já me tinha lembrado dessa do óleo de motosserra... mas há uma pequena questão: Não achas que um motor de motosserra tem um ciclo de vida bem menor que um de vespa? Obviamente há normas, e qualquer óleo que respeite a norma necessária para o nosso motor é o óleo recomendado, mas outros que a ultrapassem e respeitem normas mais rigorosas se calhar serão melhor opção, ou não?

Já agora, sr. eng, pq só de 95 octanas? É que eu sou defensor disso, e já me tentei explicar, embora algo em vão... (não vale a pena o discurso da constituição química, do heptano, do cetano, e do índice 100 ser o "topo" da escala de anti-detonante... tenta a via mais agressiva porque eles são teimosos Wink )
_________________
PX125E - Piaggio Nero
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rotweiller
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Mar 27, 2006
Mensagens: 6

MensagemColocada: Qui Mar 30, 2006 - 11:36 am    Assunto: Responder com Citação

Boas TUNEs tudo bem contigo?? olha Dr. Vespa, é o me chamam por aqui porque eu sou um super aficionado de vespas e conheço-as de cor e salteado desde qualquer peça do motor, até a qualquer peça de chapa Very Happy Very Happy , por isso qualquer tipo de duvida seja de trab ou de restauro tu e qualquer outra pessoa esta sempre as ordens!!! Very Happy Very Happy
Então é assim, para ja n devemos confundir oleos de caixa e oleos de motor!!! cada um para a sua função, existem pessoas que fazem esse tipo de comparação, mas isso n é bem assim, n é tão linear como isso!! por isso eu recomendo, e n quero outra coisa para as minhas vespas, e a melhor opção para o motor, é oleo SAE 80/90, que é o oleo de caixas de velocidades, que é mesmo essa a função que ele vai ter na nossa vespa.... Mas repito qualquer pessoa faz o que quer e entender com a sua vespa.....
O ciclo de vida de um motoserra é menor devido ao ciclo do seu funcionamento ser bastante elevado (da ordem das 20000r.p.m), ou seja, sempre a fundo....mas mesmo assim, existem moserras que trabalham anos a fio sem qualquer tipo de prob, eu pessoalmente tenho um a 20 anos, e continua para as curvas... N esquecer que num motor a 2 tempos a lubrificação faz-se apenas com a gasolina da mistura, por isso os oleos usados na mistura das gasolinas para as motoserras tem de ser muito superiores a nivel de lubrificação, e muito mais exigentes que os oleos usados nas motos ou nas nossas queridas vespas.....onde o ciclo de funcionamento nunca ultrapassa as 6300r.p.m.!!!
Em relação a tua outra duvida das 95 octanas, é o seguinte, em primeiro era essa a gasolina que existia na altura, por isso se era boa na altura agora tambem é!!! Very Happy , mas as outras gasolinas existem por causa do fenomeno chamado de autodetonação!!! que existe por as relações de compressão serem cada vez maiores nos carros, na ordem de 12:1, istoo causa a autodetonação, que para quem n sabe é a gasolina incendiar no cilindro sem saltar a faisca da vela, para isso é preciso gasolina com mais octanas, daí surgirem as 98 e agora 100 octanas... estas gasolinas provocam um calor muito superior para as nossas vespas, eo que n é bom, apesar de termos o ventilador sempre a arrefece-las, e como niguem gosta de gastar muito dinheiro nos dias que correm, quem comprar da outra so vai estragar as nossas queridas vespas, e so vai gastar dinheiro numa coisa que n é preciso para nada, pois isso é so para motores a 4 tempos!!! nos motores a dois tempos, ser 95, 98 ou 100, é tudo a mesma coisa, e apenas um desperdicio de dinheiro!!!!, bem, acho que vou ficar por aqui!!! qualquer duvida das nossas vespas ja sabem, basta perguntar ao Dr. Vespa, um abraço a todos..... Very Happy Very Happy
________________________________

Rally 200 (vermelha) 150 Sprint (cinza) GTS 250 Preta
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Tiago Pereira
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Jul 27, 2005
Mensagens: 560

MensagemColocada: Sex Mar 31, 2006 - 4:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Dr.Vespa,
a minha vespa esta a sofrer de algumas dores menstruais e ultimamente o carter tem algum fluxo irregular, que poderá ser?? Very Happy
_________________

Lambretta DL 150 '70
Vespa Rally 200 '76
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Ildebrando
Administrador
Administrador


Registo: Jun 22, 2005
Mensagens: 881
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Sex Mar 31, 2006 - 4:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Dr. Vespa:

A minha Vespa tem só 18 anos e começa a querer sair à noite com as amigas, mas eu como pai preocupado tenho medo que ela vá por maus caminhos...e que daqui a uns tempos seja conhecida por ser uma vespa "fácil" ...que fazer?

Um abraço
Ildebrando
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Eduardo Antunes
Administrador
Administrador


Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sex Mar 31, 2006 - 5:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Vá... não vamos ser mauzinhos... e vamos por partes: Quem não quiser ler testamentos, salte para a parte que está em CAPS:

Do que já aprendi sobre óleos, embora também possa dizer "não é bem assim", sei que, no limite, a função de um óleo se limita à sua viscosidade e a sua capacidade de se interpôr entre duas superfícies que estejam (ou tenham tendência a estar) em contacto. A isto se chama lubrificação, e além de impedir ou prevenir o desgaste prematuro das ditas superfícies, ajuda a manter a temperatura mais baixa, por haver menos atritos (em alguns casos, milhares de vezes menos atrito do que sem qq tipo de lubrificante). Aí entra a viscosidade, nessa capacidade de estar entre as duas superfícies e, a outro nível a capacidade de escoar por entre as várias superfícies ou canais que haja. Um óleo monograde tem muita viscosidade a frio, mas a quente esta reduz-se significativamente, e torna-se complicado arranjar um bom compromisso entre as duas situações. Para isso é que se arranjaram os multigrade que, em termos mais simples, são mais fluidos quando estão a frio, mas estão "enriquecidos" com compostos poliméricos que se reagrupam quando estão a quente, e acabam por não se tornar fluidos demais como um monograde que tivesse a mesma fluidez a frio. Agora... para quê complicar no óleo de caixa? Só a nível da embraiagem é que isto pode trazer complicações... e digo de experiência própria, tirando as PX mais recentes, aquilo acaba por poder levar praticamente qualquer coisa... que não seja fina de mais e leve a que a embraiagem patine.

PRONTO, ERA PARA AQUI!: Acho que é só isso que temos de ter em conta, a relação entre mantermos tudo lubrificado na "zona dos carretos e rodas dentadas", e mesmo assim conseguirmos manter a embraiagem em boas condições de funcionamento... eu na minha uso um vulgar 15w40, e antes andava com um sintético 10w40... os discos estavam abrasados, mas por ter havido uma FALHAZINHA na montagem dos discos de chapa entre os discos de cortiça Embarassed

Ainda assim... custa-me um bocado a pegar num krafft para motosserras corta-relvas e enfiá-lo no depósito do auto-lube...

Quanto às octanas, eu não tinha dúvida, só queria que desses uma explicação que eles ouvissem, é que um projecto de engenheiro é diferente de um engenheiro formado, LOOOL!

Com todo o respeito a sua excelência, Dr... aqui acho que somos todos doentes, uns é que já sabem que remédio tomar Wink
_________________
PX125E - Piaggio Nero
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4955

MensagemColocada: Sáb Abr 01, 2006 - 4:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Epá doentes são vocês estudantes de mecânica a aspirantes a Dr. Vespa!!! Very Happy

Uma correcção, quando as Vespas apareceram às cerca de 60 anos atrás, não havia gasolina sem chumbo! Nem por sombras; era normal e depois super e depois sim sem chumbo. Por isso Dr. Vespa atenção a este promenor que os artistas sao feitos porque dão atenção aos detalhes, simples e pequenos e por isso serão "melhores do que os restantes mortais". É que há pessoas que não sabem, nem querem saber e não lhes interessa e depois vão dizer estas coisas como sendo verdades e não é bem assim...

Quantos aos óleos e tal...
Porque não usar os que a Piaggio recomenda? Por alguma razão eles dizem que o óleo da caixa deve ser o SAE não sei quê e que o da mistura deve ser sintético assim e assado...

É mais simples não? Rolling Eyes
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Eduardo Antunes
Administrador
Administrador


Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Dom Abr 02, 2006 - 2:07 pm    Assunto: Responder com Citação

...é, falamos nas recomendações e o camandro. Relativamente a isso, só respeito as normas que eles tenham a nível de viscosidades ou graduações (como eu disse no meu longo testamento, aquilo que acho que realmente interessa num lubrificante). Quanto a marcas recomendadas, eles que as metam naquele sítio onde elas couberem...

Repara, tu usas o selenia que eles recomendam e já há malta a chamar-te D.Sebastião...Por acaso, aquele agip do vcl faz pouco fumo, pá... e até ver...

Um dia destes tenho de ir buscar a vespanheca e largá-la na garagem vermelha... sempre tens com que te entreter, eh eh...
_________________
PX125E - Piaggio Nero
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Seg Abr 03, 2006 - 10:25 am    Assunto: Responder com Citação

Caro Dr. Vespa:

Eu tenho uma LX50, é muito jovem, mas já começa a ter consciência que é diferente das amigas dela e às vezes fica deprimida... nestes casos não compensa usar gasolina 100 em vez de 95 para ela ficar mais contente quando está com as amigas dela?
_________________
abraços vespa
marcelo aguiar
Vespa PX125E
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4955

MensagemColocada: Seg Abr 03, 2006 - 10:40 am    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Antunes escreveu:
Quanto a marcas recomendadas, eles que as metam naquele sítio onde elas couberem...

Sim eu estava a falar em termos de especificações e não de marcas!
Eu uso o Selénia, porque enfim...

Eduardo Antunes escreveu:
Um dia destes tenho de ir buscar a vespanheca e largá-la na garagem vermelha... sempre tens com que te entreter, eh eh...

Quando quiseres.
É só combinar e pronto!
Vais ver que aquilo para a próxima estará bem melhor a vários níveis... Cool

marceloaguiar escreveu:
Caro Dr. Vespa:

Eu tenho uma LX50, é muito jovem, mas já começa a ter consciência que é diferente das amigas dela e às vezes fica deprimida... nestes casos não compensa usar gasolina 100 em vez de 95 para ela ficar mais contente quando está com as amigas dela?

Põe antes gasolina de avião! Aquilo é que é poder, andamento... Very Happy
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Eduardo Antunes
Administrador
Administrador


Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Abr 04, 2006 - 6:34 pm    Assunto: Responder com Citação

marcelo... essa vespa é um caso perdido... compra uma 125 e manda essa para abate...
_________________
PX125E - Piaggio Nero
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
runa
Vespa 125 G.T.R.
Vespa 125 G.T.R.


Registo: Feb 18, 2006
Mensagens: 129
Local/Origem: Aveiro

MensagemColocada: Dom Abr 16, 2006 - 2:07 am    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Antunes escreveu:


PRONTO, ERA PARA AQUI!: Acho que é só isso que temos de ter em conta, a relação entre mantermos tudo lubrificado na "zona dos carretos e rodas dentadas", e mesmo assim conseguirmos manter a embraiagem em boas condições de funcionamento... eu na minha uso um vulgar 15w40, e antes andava com um sintético 10w40... os discos estavam abrasados, mas por ter havido uma FALHAZINHA na montagem dos discos de chapa entre os discos de cortiça Embarassed


Eduardo Antunes; esse oleo 10w40 que usaste era bom?
..é que tenho aqui um shell (Shell advance gear - SAE 10W-40, API GL-3), que gostaria de saber se é indicado para a caixa de velocidades da 150 sprint veloce? Ou há outro mais indicado?

Desde ja obrigado.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
Página 3 de 4

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 0.04 Segundos