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A história das octanas
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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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Autor Mensagem
Jony
Vespa 300 GT
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Registo: Dec 08, 2005
Mensagens: 1343
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qui Jun 01, 2006 - 6:46 pm    Assunto: Responder com Citação

tb n vou poder ir Sad
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Sprint 150 ; PX 125 T5 ; P5 172 Worb5
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Teco
Vespa Chicco
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Registo: May 02, 2006
Mensagens: 39
Local/Origem: LISBOA

MensagemColocada: Qui Jun 01, 2006 - 7:30 pm    Assunto: socio Responder com Citação

então talvez passe por ai para inscrever me como socio. a qu e horas?
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4959

MensagemColocada: Sex Jun 02, 2006 - 4:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Ildebrando escreveu:
ps - Vê se apareces hoje...Ou vi dizer que até o Estevão lá ia hoje...deve ser feriado...

Afinal não foi... feriado... Sad
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Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Seg Set 04, 2006 - 10:44 am    Assunto: Responder com Citação

Quando eu pensava que a Gasolina 100 ja dava uma potência fixe à LX, quer-me parecer que a GeForce 98, da Galp, dá um arranque mais pujante do que a da BP, que tem 100 oct.

Pus GeForce hoje de manhã na minha LX e dá-me essa sensação. Talvez seja sugestão. Smile

Vamos ver se é realmente assim, depois logo digo.
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abraços vespa
marcelo aguiar
Vespa PX125E
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Ildebrando
Administrador
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Registo: Jun 22, 2005
Mensagens: 881
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Seg Set 04, 2006 - 11:04 am    Assunto: Responder com Citação

Chavalo...tu cura-te...isso depende do que bebeste no dia anterior...

Um abraço
Ildebrando

ps - tou a tratar de ti...não me esqueço...
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4959

MensagemColocada: Seg Set 04, 2006 - 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Xiça... num tópico já tão velhinho e ele ainda vem com essa conversa de que o andamento depende da bebida... Very Happy
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fragoso
Vespa 250 GTS
Vespa 250 GTS


Registo: Apr 16, 2006
Mensagens: 266

MensagemColocada: Seg Set 04, 2006 - 1:53 pm    Assunto: Responder com Citação

a minha trabalha sempre a 95 e o mais barato e nao se queixa
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Luciano Oliveira
Vespa Chicco
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Registo: Aug 30, 2006
Mensagens: 46
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Seg Set 04, 2006 - 9:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Alguns links para desvendar alguns "mitos" que andam neste tópico...

http://auto.howstuffworks.com/question90.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating

Como podem ler, usar gasolinas com mais octanas do que aquela para a qual o motor foi desenhado tem ganhos mínimos. O verdadeiro valor das gasolinas 98 ou 100 é poder aumentar a taxa de compressão sem que exista autodetonação. Por isso, a menos que tenham de alguma forma mudado a taxa de compressão (pistão diferente, por exemplo), os ganhos dessas gasolinas mais caras deverão ser mínimos.
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Luciano Oliveira
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Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Ter Set 05, 2006 - 12:09 pm    Assunto: Responder com Citação

meu amigo, quem anda de LX50 4T (note-se -- a 4 tempos), que só dá 65 km/h, em plano horizontal, no máximo dos máximos, acredita que se nota quando passa de 95 para 100 octanas.

Eu nunca mais pus 95 na minha vespa. No outro dia passei por uma vespa igualzinha a minha... passei bem mais depressa do que ela, e quando ela chegou ao semáforo perguntou-me se a minha vespa estava kitada... ela disse-me que usava gasolina 95 e eu disse para ela meter 100.

Digo-te, quando meti 100 pela primeira vez até estranhei a mota, de tão mais agressiva que estava.

Não há problema nenhum em usar 100 em vez de 95. O problema da 95 é que se auto-detona com muito mais facilidade, mesmo com a compressão que a LX50 tem, por exemplo. O que resulta é um funcionamento do motor muito mais regular com a 100, o que faz com que tenha mais rendimento, o que faz com que ande mais... penso eu de que.
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abraços vespa
marcelo aguiar
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Ildebrando
Administrador
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Registo: Jun 22, 2005
Mensagens: 881
Local/Origem: Odivelas

MensagemColocada: Ter Set 05, 2006 - 1:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Criámos um monstro...

Marcelo "kitanço" Aguiar...este gajo é amigo do João "Telheiras Power" Beirão...
São dois dos monstros sagrados do VCL...juntamente com Eduardo "Eu curvo bué" Antunes , são os três mosqueteiros da velocidade...terror das velhinhas nos passeios...transportam o panico para os tuneis da Avª da Republica durante a semana e juntam-se à sexta à noite para as corridas na Vasco da Gama...onde dão ratadas fenomenais aos saloios dos saxos cup...

TENHAM MEDO...MUITO MEDO...

Um abraço
Ildebrando
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Luciano Oliveira
Vespa Chicco
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Registo: Aug 30, 2006
Mensagens: 46
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Set 05, 2006 - 2:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Marcelo Aguiar escreveu:
meu amigo, quem anda de LX50 4T (note-se -- a 4 tempos), que só dá 65 km/h, em plano horizontal, no máximo dos máximos, acredita que se nota quando passa de 95 para 100 octanas.

Eu nunca mais pus 95 na minha vespa. No outro dia passei por uma vespa igualzinha a minha... passei bem mais depressa do que ela, e quando ela chegou ao semáforo perguntou-me se a minha vespa estava kitada... ela disse-me que usava gasolina 95 e eu disse para ela meter 100.

Digo-te, quando meti 100 pela primeira vez até estranhei a mota, de tão mais agressiva que estava.

Não há problema nenhum em usar 100 em vez de 95. O problema da 95 é que se auto-detona com muito mais facilidade, mesmo com a compressão que a LX50 tem, por exemplo. O que resulta é um funcionamento do motor muito mais regular com a 100, o que faz com que tenha mais rendimento, o que faz com que ande mais... penso eu de que.




O que se passa é que o nível de octanas é apenas um índice que mede a capacidade para um combustível "resistir" à auto-detonação, e tipicamente isto só é realmente interessante quando se pretende aumentar a taxa de compressão de um motor.

O que se passa em paralelo é que tipicamente os fabricantes de combustíveis quando aumentam o nível de octanas da gasolina, também melhoram o nível energético do combustível, o que efectivamente pode melhorar o rendimento do motor.

O ponto é que não basta ser uma gasolina 100 para ter mais rendimento, pois na prática, podem fazer-se gasolinas 95 e 100 com o mesmo rendimento energético.

Em relação a usar gasolina de 100 octanas no lugar de 95, claro que não há problema nenhum (para além do dinheiro a mais que se deixa na bomba, é claro).
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Luciano Oliveira
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4959

MensagemColocada: Qua Set 06, 2006 - 5:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas acreditem que até na PX 200 se nota diferença.
Não digo (tanto) em andamento, mas mais em consumo (consome bastante menos), quando comparamos a 95 com a 100 (e só experimentei uma vez e consequentemente ainda houve mistura de combustíveis)
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Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Qua Set 06, 2006 - 5:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Vá lá alguém com uma 2T a falar bem da gasolina 100 (ou percebi mal? Very Happy )
Nos consumos não se nota muito.. a minha passou a gastar tipo 3,6 l/100 para 3,3 l/100, ou qualquer coisa assim.
Nota-se mesmo é no arranque e na velocidade máxima.
É subir a calçada de carriche a mais 5 km/h do que antes... Very Happy
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4959

MensagemColocada: Qua Set 06, 2006 - 5:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Hey, xô seu abusador!!! Smile
Eu não disse bem, apenas que se notava diferença, mesmo em Vespas a 2T...
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Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Qua Set 06, 2006 - 6:06 pm    Assunto: Responder com Citação

consome bastante menos, disse o meu caro amigo Very Happy
Não tenhas vergonha de assumir certas e determinadas preferências que poderão não ser aceites pelos teus companheiros Laughing
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