Colocada: Sex Jul 13, 2012 - 9:17 am Assunto: Apresentação JoaoGFR & o Mosquito Azul
Bom dia companheiros vespistas!
Chamo-me João, tenho 35 anos e moro na Charneca da Caparica e faz aproximadamente um mês que sou o feliz proprietario de uma Vespa PX 125, a qual uso diáriamente nas minhas viagens até ao trabalho, em Lisboa.
Sempre gostei de vespas mas só agora se proporcionou a aquisição de uma 125 para utilizar diariamente e claro que a escolha não poderia recair sobre mais nenhuma outra senão a mitica PX 125!
Sei que não é o meio de locomoção mais rapido, nem o mais confortavel, mas é sem dúvida o que mais gozo me proporciona!
Aqui fica uma foto do meu "mosquito azul", como lhe chamo...
Espero vir a aprender com quem sabe sobre estas belas e eternas maquinas, pois eu percebo algumas coisas de carros, de jipes (tenho um suzuki samurai no qual já fui a Marrocos), de moto4's (já tive 3), mas é a minha primeira vespa e como tal ainda estou muito verde no que toca a assuntos relacionados com esta...
Editado pela última vez por JoaoGFR em Qui Ago 16, 2012 - 9:03 am, num total de 3 vezes
Este feriado andei de volta da vespa a tentar afinar o carburador e, no pouco tempo de descanso que tive, consegui juntar algumas fotos e filmes para colocar aqui.
Relativamente ao carburador cheguei á conclusão que o problema de a minha vespa não funcionar a 100% com o gigleur de 105 deve-se ao facto de o filtro de ar, mesmo tendo trocado o de origem por outro supostamente melhor, não conseguir passagem de ar suficiente para que tudo funcione como deve ser. Sem o filtro de ar colocado a vespa funciona lindamente e anda que é uma maravilha, assim que coloco o filtro fica toda atrofiada...
Optei por voltar a colocar o gigleur de origem enquanto não arranjo solução para esta situação, mas fico aberto a sugestões por parte dos mais entendidos que eu...
Mas chega de conversa e aqui ficam as fotos tiradas:
Para começar aqui ficam umas fotos do escape de origem e do novo escape, um SIP road:
Stock:
Os dois lado a lado:
E o SIP Road já no sitio:
E uns filmes do antes e do depois:
Stock:
&feature=g-upl
SIP road:
&feature=g-upl
Para finalizar umas fotos do outro extra colocado, o poisa pés para pendura:
Antes:
Depois:
E pronto, por agora é tudo.
Abraços _________________ Vespa PX 125 - o mosquito azul!
E só pelo som do escape... se percebe o funcionamento da Vespa! O de origem é um som mesmo abafado!
Relativamente ao filtro de ar... o teu é daqueles que tem dupla cobertura? Uma rede mais grossa e outra mais fininha por dentro? Se sim está explicado.
Experimenta tirar esse rede mais fininha. Se não, compra um filtro de ar para as PX 125 mais antigas que não tinham nada disso!
Realmente o som da vespa nao tem nada a ver. Para mim ficou muito mais lindo assim e a nivel de andamento então nem se fala. Continua a ser uma vespa 125 mas dá ainda mais gozo de conduzir agora.
Mandei vir juntamente com o escape na esperança que fosse melhor que o de origem mas acho uma bela treta...
Quanto a ter 2 redes não tenho a certeza mas quando chegar a casa já vou confirmar e se assim for saco fora a tal rede interior.
Quando comecei a pesquisar sobre o que fazer ao filtro encontrei quem mencione obter bons ganhos efectuando 2 furos no filtro, conforme mostra nesta foto:
Bem, para actualizar aqui o topico, ontem voltei á Oldscooter e cheguei á conclusão que o filtro que tinha mandado vir juntamente com o escape é uma verdadeira porcaria...
A conselho deles adquiri um filtro novo, da PX 200, que já permite uma maior respiração do motor e lá fui eu para casa tentar novamente afinar a vespa.
Troquei o gigleur pelo de 105 novamente, coloquei o novo filtro e... depois de 1h a tentar e 1/4 de deposito gastos desisti... Embora tenha ficado melhor, e em baixos e médios regimes funcionasse em pleno, em altos regimes a vespa continuava a engasgar-se.
Optei por retirar de vez o gigleur pois acho que este só pode ser grande demais.
Coloquei o gigleur de origem, mantendo o novo filtro e voltei a afinar a vespa.
Parti da afinação de origem (2 e 1/2 voltas para o ralenti e 1 e 1/2 voltas para a mistura), rodei um pouco mais o parafuso da mistura para compensar o novo filtro e o facto de antes a mota se embrulhar em 4a e... ficou impecavel! Neste momento puxa bem em todas as mudanças e sem hesitações.
Sei que aconselham a meter um gigleur maior quando se troca o escape, para evitar que o motor possa agarrar, mas por agora vou manter assim pois é o melhor setup dos que experimentei.
Quando levar a vespa á revisão logo pondero experimentar um gigleur intermedio... o tal de 102 que queria inicialmente. _________________ Vespa PX 125 - o mosquito azul!
Pois de facto só buracos podem ajudar... É que a "cabeça" dos gigleurs fica nesse sítio e assim podem aspirar mais ar, mas mais ar sem mais gasolina... não sei se será assim tão bom... Mas tb buracos sem o filtro / rede deixar entrar mais ar... ele não chega lá, mesmo com os buracos não alimentará o motor. Creio que a combinação ideal será mesmo um filtro decente com o gigleur 102...
O polini pois claro que será melhor, mas tb te digo que aspirar o ar não de dentro da Vespa como de origem - via o fole de borracha que liga o carburador ao interior do chassi - mas sim do exterior e onde circula mais pó e lama e o raio será assim tão boa alternativa. Cheira-me a que terás que andar sempre a lavar o filtro de ar.
O filtro de ar da PX200 de facto não tem nada a ver com esse. A rede é muito mais aberta e por isso o ar entra mais livremente do que no que compraste que pela foto parece ter a malha muito mais apertada...
O da PX 200, na SIP
(ainda assim parece-me ser um pouco mais apertado que o da minha, a ver se tiro uma foto ao meu para veres)
Eu na vespa sentia falta de ar, mesmo com o gigleur de origem e neste momento sinto a vespa muito melhor, pois já não a sinto a engasgar a nenhuma rotação.
De qualquer modo acredito que com o gigleur de 102 fique melhor, mas tenho que dar descanso aos vizinhos antes de me meter novamente com afinações e testes lá na rua... lol
Quanto ao filtro que agora comprei, é mesmo o original da vespa PX200, pelo que deve ser igual ao teu.
Nao gostei nada da qualidade do filtro que mandei vir da SIP por isso, no que toca a filtros, não volto a mandar vir de lá...
Em relação ao filtro Polini, o meu receio é mesmo o que mencionas. O local onde o filtro fica a puxar ar vai fazer com que ande sempre imundo e como eu ainda faço bastantes kms por semana iria implicar ter que lavar o filtro todas as semanas... Mas estou satisfeito com o filtro da PX200 por isso retirei o filtro Polini da ideia.
Para a semana, se tiver tempo, passo de novo na Oldscooter e trago um gigleur de 102 para novos testes. _________________ Vespa PX 125 - o mosquito azul!
Aqui ficam mais umas fotos da vespa, na companhia da minha outra reliquia, um VW Carocha 1300 de 1969, que por acaso tenho á venda para adivinhem... comprar outra vespa ou LML, que a minha cara metade gostou tanto da experiencia que agora não quer outra coisa senão andar de vespa e ou comprou outra ou arrisco-me a ficar sem a minha...
As férias chegaram ao fim e com o final destas partiu o Carocha para uma nova casa e deu entrada na garagem uma LML para a minha cara metade e para fazer companhia á PX na nossa garagem. É que ela gostou de tal modo da experiencia de conduzir a PX que desde então não quer outra coisa...
Aqui ficam algumas fotos da primeira saida á rua:
É uma LML 150 a 2tempos (sim, a minha cara metade tem carta de mota, eu é que não ) e tem uma cor... bem... feminina, como a dona. _________________ Vespa PX 125 - o mosquito azul!
Registo: Oct 15, 2006 Mensagens: 151 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Seg Set 10, 2012 - 5:05 pm Assunto:
JoaoGFR escreveu:
Este feriado andei de volta da vespa a tentar afinar o carburador e, no pouco tempo de descanso que tive, consegui juntar algumas fotos e filmes para colocar aqui.
Relativamente ao carburador cheguei á conclusão que o problema de a minha vespa não funcionar a 100% com o gigleur de 105 deve-se ao facto de o filtro de ar, mesmo tendo trocado o de origem por outro supostamente melhor, não conseguir passagem de ar suficiente para que tudo funcione como deve ser. Sem o filtro de ar colocado a vespa funciona lindamente e anda que é uma maravilha, assim que coloco o filtro fica toda atrofiada...
Optei por voltar a colocar o gigleur de origem enquanto não arranjo solução para esta situação, mas fico aberto a sugestões por parte dos mais entendidos que eu...
Mas chega de conversa e aqui ficam as fotos tiradas:
Para começar aqui ficam umas fotos do escape de origem e do novo escape, um SIP road:
Stock:
Os dois lado a lado:
E o SIP Road já no sitio:
E uns filmes do antes e do depois:
Stock:
&feature=g-upl
SIP road:
&feature=g-upl
Para finalizar umas fotos do outro extra colocado, o poisa pés para pendura:
Antes:
Depois:
E pronto, por agora é tudo.
Abraços
Olá João os pisa pés quanto é que custaram são bem fixes. _________________ Abraços,
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