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DR 75cc vs DR 85cc vs DR 102cc
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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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Autor Mensagem
afilipebarbosa
Vespa 90 SS
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Ter Out 28, 2014 - 11:48 am    Assunto: DR 75cc vs DR 85cc vs DR 102cc Responder com Citação

Viva,
ontem fui ao mecânico ver o orçamento para reparação do motor, quando esperava uma reparação de 200..300€ máximo, recebo um orçamento de 622€. O motor funcionavam, pingava um bocado de oleo pelo kicks quando dava ao kicks e pingava um bocado de oleo pelo veio das mudanças, resumindo:

- Cambota com algumas pancadas (precisa de cambota nova - 95€)
- Pistão com folga (precisa de pistão, cilindro, etc novo)
- Veio do kicks com o ferro um bocado marcado (precisa do veio com o dente novo)
- Veio das mudanças também marcado, precisa de retificação do carter e reparação do veio (35€ para reparar o ferro e 15€ o carter)
- Rolamentos todos novos (52€)
- Retentores novos (18€)
- Embraiagem reforçada (27€, quando ja as vi várias vez a 17€, deve uma uma xpto come patos)
- Mais um conjuntos de pequenas peças que fazem de mim um homem muito feliz a olhar para a conta final..

Basicamente de um motor que funcionava bem e que SO tinha umas pequenas pingas de oleo, virou um monte de lixo que tem de ser todo novo..

Bem, deixando de lado a revolta, coloquei a questão ao mecânico de porquê meter um kit de 75cc e não um de 85cc ou o de 102cc.

Ele disse-me que o de 102cc era mau para o motor, ia colocar o motor em esforço, e que teria de fazer MAIS alterações ao motor para o colocar, senão ia andar constantemente com problemas no motor.

Como não posso aceitar MAIS alterações ao motor senão tenho de vender a casa que por acaso nem essa é minha, gostava de saber a vossa opinião, qual kit colocar DR 75cc (3 janelas), DR 85cc (3 janelas) ou DR 102cc (6 janelas)? Por favor, ajudem-me para não me sentir tão roubado..

Ainda dentro deste assunto, perguntei se devia colocar o pinhão de 16 dentes, ele disse-me que era má ideia, que aquilo tem os dentes mais finos que o de 14 e que o motor ia andar a fazer muito barulho até a transmissão acamar.. etc, etc.. qual a vossa opinião sobre isto?

Desculpem, mas 622€ epah, fdx...
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Luis Pato
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Registo: Feb 22, 2013
Mensagens: 23

MensagemColocada: Ter Out 28, 2014 - 11:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que esse preço é bastante normal para uma boa revisão ao motor..
Não é que seja tudo lixo mas já que se abre o motor mais vale pôr coisas novas para não ter que se voltar a abrir num futuro próximo.

Em relação ao kit, acho que não tem de se fazer nenhuma alteração ao motor para pôr um 102, só nos giglers... Eu tinha um de 75 na minha e pus directo um 102 sem nenhuma alteração ao motor e a única coisa que aconteceu foi ter muito mais força e também ponta porque pus um carreto 16 Very Happy

Em relação ao carreto, um 16 Não é má ideia. Com um cilindro maior ficas com força mas para que se quer tanta força? Bota um 16 que ficas com ponta Wink
Os carretos 16 maus fazem barulho sim! mas esses são uns china que dizem pinasco. Acho que há por aqui um tópico que falam nos carretos 16.
Na minha quando pus o carreto nada ganiu e dei-me por contente Razz

Boa sorte Wink
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Luis Pato
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Registo: Feb 22, 2013
Mensagens: 23

MensagemColocada: Ter Out 28, 2014 - 11:25 pm    Assunto: Responder com Citação

falaram recentemente dos carretos neste tópico:
http://www.vespaclubelisboa.pt/?name=Forums&file=viewtopic&t=6677&start=15
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Grilinho
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Mensagens: 32
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Qua Out 29, 2014 - 12:07 am    Assunto: Responder com Citação

622€ acho que é uma grande dose!!!
Não sei a que oficina foste, mas acredito que consegues bem mais barato que isso!!
Eu também arranjei o meu motor todo e meti-lhe o kit 102 pinnasco, carreto 16 cruzeta nova, discos embraiagem novos e mola reforçada rolamentos batentes etc.
Só não meti foi uma cambota nova o que tou um bocadinho arrependido, mas esta tava boa e aguenta-se bem!!
Conclusão não cheguei a gastar nem perto desse teu orçamento, sendo que o kit da pinnasco é mais caro que o DR.
Foi só orçamento ou já está o trabalho feito??
cumprimentos
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afilipebarbosa
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qua Out 29, 2014 - 2:10 am    Assunto: Responder com Citação

Foi só orçamento,
mas não tenho muita volta a dar. Pelas contas que me apresentaram estão a levar 120€ de mão de obra.. pelo valor das peças devem estar a ter em media 15..20% de lucro na peças.. tenho de pensar bem.. o local tem fama e segundo o que sei trabalham bem.. o que dá à volta de 200 e pouco € de lucro.. acho um bocado exagerado, mas será que por 100€ de diferença não me arrependo de colocar o motor em outro mecânico!

Só achei algumas coisas exageradas, como por exemplo, trocar o pente do kicks porque a parte do ferro tem uma pequeno desgaste e segundo eles vai voltar a gastar o vedante do veio.. trocar carreto do kicks. Reparar veio das velocidades 35€ para encher um ferro fdx.. epah, já estou mais moralizado.. agora nao há nada a fazer.. já percebo o porque de uma porcaria de uma vespa 50s custar 4000€ toda restaurada..

Relativamente ao carreto de 16 dentes da Pinasco, estou um bocado intermitente em o meter. O mecânico disse-me para não o fazer, mas nao quero estar a fazer um investimento de 600 e tal euros e amanha voltar a abrir o motor porque aquilo não sai do sitio.
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gommon
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Registo: Nov 28, 2008
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MensagemColocada: Qua Out 29, 2014 - 11:13 am    Assunto: Responder com Citação

De que zonas és?
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afilipebarbosa
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Registo: Jan 08, 2014
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MensagemColocada: Qua Out 29, 2014 - 12:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Sou de Aveiro...
vou meter o kit DR 85cc, espero não me arrepender... o mecanico disse que tinha la um de 75cc (de 65€) que é praticamente igual e que nao tem dado problemas.. este DR de 85cc custa 108€, espero que valha a diferença..
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gommon
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MensagemColocada: Qui Out 30, 2014 - 4:22 pm    Assunto: Responder com Citação

afilipebarbosa escreveu:
Sou de Aveiro...
vou meter o kit DR 85cc, espero não me arrepender... o mecanico disse que tinha la um de 75cc (de 65€) que é praticamente igual e que nao tem dado problemas.. este DR de 85cc custa 108€, espero que valha a diferença..


um DR85 custa 108€????? Shocked Shocked Shocked
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Registo: Jan 08, 2014
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MensagemColocada: Qui Out 30, 2014 - 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação

sim, é quanto estou a pagar, e supostamente eles sem lucro nenhum.. é a versão só de 3 janelas, não sei se há de 6 ou não.

Mas pronto, a verdade é que eles trabalham bem, ou pelo menos a fama assim o dita.. vamos la ver..
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Ricardo Ferreira
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Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Qui Out 30, 2014 - 7:14 pm    Assunto: Responder com Citação

gommon escreveu:
afilipebarbosa escreveu:
Sou de Aveiro...
vou meter o kit DR 85cc, espero não me arrepender... o mecanico disse que tinha la um de 75cc (de 65€) que é praticamente igual e que nao tem dado problemas.. este DR de 85cc custa 108€, espero que valha a diferença..


um DR85 custa 108€????? Shocked Shocked Shocked



Sim...

http://www.sip-scootershop.com/pt/products/cilindro+de+corridas+dr+85cc+_10006000
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Ricardo
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Mensagens: 203
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MensagemColocada: Qui Out 30, 2014 - 8:29 pm    Assunto: Responder com Citação

boas o meu dr 85cc custou-me 80€ na original vespa ve la se nao estas a ser enganado
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afilipebarbosa
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Registo: Jan 08, 2014
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MensagemColocada: Sex Out 31, 2014 - 11:32 am    Assunto: Responder com Citação

80€ também me parece muito barato.. à quanto tempo compraste?

pelo que andei a ver os preços andam à volta dos 100€, imagino que para mecânicos exista uma preço mais baixo.. mas penso que o preço do mercado seja à volta disto.. o mais barato que vi foi a 85€ numa loja na Alemanha.. mas com portes, prefiro dar a diferença ao homem e ser ele a montar e se responsabilizar pelo trabalho no motor..

se bem que a garantia do motor vale o que vale! Qualquer coisa que acontece no pistão, cambota, o mecânico pode sempre alegar que foi da mistura mal feita, etc..

Relativamente ao DR 85cc, como é que se comporta o teu? porque escolheste o DR 85 e não o 75? Que consumos faz a tua vespa?
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gommon
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
Local/Origem: Odivelas - Lisboa

MensagemColocada: Sex Out 31, 2014 - 12:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Por esse preço +/- metes um Pinasco 102 (cromoniquel) que é dos melhores cilindros que por ai andam..

Eu nunca dava 100 euros por um cilindro curso 43 em ferro... Confused

Mas isso sou eu... Cool Very Happy
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afilipebarbosa
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Sex Out 31, 2014 - 12:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu tive a ver outras opções, e por pouca diferença encontrei outras opções que preferia, mas era todos com mais de 3 janelas..

O mecânico, para o uso que pretendo dar (dar umas voltas pela praia e fazer algumas viagens mais longas.. 50km..70km com duas pessoas) disse-me para comprar 3 janelas.

Segundo ele:
"Se comprar um cilindro muito superior a 75cc e com mais de 3 janelas, são cilindros que vão dar mais problemas, vai esforçar mais o motor.. são bons para andar sempre a puxar porque tem mais binário, mas para a utilização que pretendo fazer, é asneira.. basicamente ia dar mais problemas!"

Segundo isto, e não percebendo muito de vespas e de mecânica:
tentei seguir o que ele me disse e tentei procurar uma coisa "jeitosa". DR pareceu-me ser uma marca relativamente boa, e neste caso seguia a ideia das 3 janelas e um pouco mais que os 75cc que ele me falou porque pretendo no futuro meter um carreto de 16 dentes.


A ideia desta thread, era ler as vossas opiniões sobre estes cilindros e comentarem a diferença entre estes e outros cilindros, com mais cc e mais janelas. Podes, por favor, deixar um link para esse pinasco?

Obrigado
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afilipebarbosa
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Sex Out 31, 2014 - 8:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Hoje fui novamente ao mecânico entregar uma peça que tinha deixado em casa.. já tinha chegado o cilindro DR e a cambota..

A cambota é uma TOP Racing da Jasil ( http://www.jasil.com/ ) já me tinha ouvido falar bem desta marca, o que vocês acham a nível de qualidade?


Ainda dentro do assunto do cilindro, ele voltou a dizer que este até é potente de mais para o motor, que devia colocar o de 75cc. Disse-me que a pancada que ele dá no motor é muito forte, etc.. isto faz sentido? essa suposta pancada no motor só não é mais forte que a do 75cc se eu levar o cilindro ao ao limite?
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