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Velocidade ponta Vespa 50s
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Autor Mensagem
afilipebarbosa
Vespa 90 SS
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 11:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Utilizo um óleo sintético.

Este:


Foi o mecânico que me aconselhou a utilizar 4%. Disse que nunca menos de 3%. Se meter menos que isso e andar muito tempo a puxar, vou colar o pistão. Principalmente agora na rodagem, é importante não puxar muito e meter esta percentagem, mas devo manter mesmo depois da rodagem. Uma coisa ele tem razão, ela as 40km/h já tem a rotação alta.. para andar a menos de 40km/h vou de bicicleta lol Smile

Ainda relativamente ao óleo, por estranho que pareça, ele disse que era melhor usar um mineral. Disse que o sintético lubrifica bem, quando o motor está quente, até que o motor esteja quente está a criar maior desgaste no material (pistão e cilindro). Também me disse que o oleo sintético não se mistura tão bem com a gasolina, por isso se deixar a mota parada algum tempo (dias) devo abanar bem a mota antes de a ligar.

Aqui no forum, pelo que vi, o pessoal tem uma opinião diferente..
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qui Nov 20, 2014 - 12:40 am    Assunto: Responder com Citação

Não sou grande entendido em motores nem em motas, mas já li em vários foruns que durante a rodagem de um pistão/cilindro se deve aumentar à percentagem do óleo da mistura, mas depois deve-se reduzir até ao aconselhado que neste caso são os tais 2%, nunca queimaste nenhuma vela com os 4% de óleo? É que ao que parece óleo a mais na mistura faz queimar as velas.
Restaurei uma Casal Boss, e ela de inicio queimou várias velas, disseram-me que era por causa dos resíduos de óleo que ficaram no interior do cilindro, aqui fica o link se quiserem ver o restauro da Casal:
http://clubcasaleiro.forumportugues.com.pt/t2851-restauro-casal-boss
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Luis Pato
Vespa Chicco
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Registo: Feb 22, 2013
Mensagens: 23

MensagemColocada: Qui Nov 20, 2014 - 1:00 am    Assunto: Responder com Citação

Pelo que ouço o mineral deixa muito residuo em todo o lado, nomeadamente na vela.

Pinasco 102 de ferro.
Na rodagem fazia a 2,5% e condução moderada. Depois a 2% e sempre a abrir a goela.
Sempre Castrol 100% sintetico e já vão 4mil km.
Posto sempre a gasolina no spritmonitor, tenho lá as medias todas e afinal é 3,64l/100km.
Antes, com o cilindro 75, as médias eram parecidas.. Sempre a fundo o carburador manda quase o mesmo Razz
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qui Nov 20, 2014 - 1:26 am    Assunto: Responder com Citação

Não, acho que a vela ainda está boa, mas o mecânico disse-me que após a rodagem, vai reduzir o guigler de altas, neste momento está com um 85 se não me engano.

Eu vou continuar a utilizar o sintético. Se vir que começo a ter problemas de velas começo a baixo a % de mistura.

Vou começar a utilizar a essa app para fazer as medias.. quando vier o sol Smile para já a bixa ta meia parada..
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qui Nov 20, 2014 - 6:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Sintético sempre e, em motores mexidos, sempre um pouco mais de óleo mas 4% parece-me exagerado. Se achas que nesta altura da rodagem isso pode ajudar a não agarrar até acamar tudo, vá... agora manter esse proporção para o futuro parece-me descabido, até em termos de €€€.

Eu fazia assim, na minha 50S com o kit 102 em ferro tb: 4 litros de gasolina, um copo de óleo na marca dos 4 litros mais um na marca para um 1 de gasolina. Andei assim anos e anos e só agarrei num dia que me esqueci de meter óleo (e mesmo assim ainda andei 20 quilómetros!).
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Sex Nov 21, 2014 - 2:30 am    Assunto: Responder com Citação

Sim, para já vou manter, mas depois vou reduzir. Até porque estive a ler, e este oleo é para usar em misturas de 2 a 4%. 4% como diz o mecânico, é mesmo o limite de mistura segundo as indicações do fabricante deste óleo.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Sex Nov 21, 2014 - 12:38 pm    Assunto: Responder com Citação

E nem é tanto por isso. É mais porque o motor das Vespas não é assim tão rotativo e exigente.
4% utilizam-se em motores de 2T mas em karts e isso que têm muito mais rotação e o motor tem outros esforços e exigencias que os das Vespas não têm.
Há Vespas, as GS, a 180SS que até têm mistura recomendada a 5% mas a concepção do motor é completamente diferente dos motores "normais" das Vespas, têm admissão ao cilindro, etc
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qua Dec 10, 2014 - 2:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva,
kardus a tua vespa ainda continua a fazer barulho no motor com o pinhão de 16? A minha vespa já tem 300 e alguns km, já dá para ver uma clara melhoria no andamento.

Consegue atingir muito rapidamente os 60km/h e tem bastante força mesmo a subir. O ideal agora era colocar o pinhão de 16 para ela conseguir andar nos 60km/h sem ir com a rotação tão alta.

Relativamente à mota, após as voltinhas de fim de semana com duas pessoas a andar, verifiquei que agora com uma pessoa a mota está a andar muito melhor, devolve muito mais rápido, chega muito mais facilmente aos 60km/h... mas já não pega à 1,2 vezes a frio. Parece que está engasgada e tenho de dar várias vezes ao kicks, devo considerar a rodagem feita e afinar a mota já, ou faço mais alguns km antes de afinar?


Obrigado
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