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lx50 4 tempos

 
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Autor Mensagem
tiago
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 07, 2006
Mensagens: 8
Local/Origem: porto

MensagemColocada: Qui Ago 03, 2006 - 8:38 pm    Assunto: lx50 4 tempos Responder com Citação

boas,

sei que este assunto já foi falado em alguns tópicos, mas na minha opinião, de uma forma pouco esclarecedora.

aos 1040km desbloquiei a minha lx50 4 tempos.. antes de o fazer sabia que a moto não iria ganhar força, pelo menos significativa, mas sobretudo sabia que iria sim poder ultrapassar os 45km/h... mais velocidade
sobre o processo de desbloquear julgava que iriam retirar algum ou alguns restritores do escape.. mas fiquei a saber que o desbloquear nestas motas é a mudança do gigler (mudaram para um nº 78 (setenta e oito). pelo que sei isto é um restritor de entrada de combustivel para a camara de combustão, sendo agora a entrada deste em maior quantidade (penso que é assim).
quis desbloquear a vespa sobretudo por pensar que ao andar a 45km/h (velocidade maxima antes de desbloquear) depois de desbloqueada o motor iria fazer menos esforço a esta velocidade (estarei errado?).... pois a velocidade maxima agora é muito superior.
mas pelo comportamento dela, depois de desbloquear, parece-me que não é bem assim..
a velocidade não é importante para mim.. os 45km/h chegam-me perfeitamente para as minhas viagens... pelo que me apercebo do comportamento da moto, o esforço/rotações aos 45km/h parece-me o mesmo do que antes, embora chegue aos 70 ou mais, este parece-me um esforço extra. por outro lado parece-me que ao andar ao ritmo que andava antes de desbloquear, ela gasta um pouco mais de combustivel (pelo que entedo, pela alteração do gigler.)
em resumo, parece-me que agora gasto mais gasolina, a força é +- a mesma... qualquer coisinha mais... e consigo dar mais velocidade.
como o factor da velocidade é para mim irrelevante... acabo por pensar que não devia ter desbloqueado a moto (só o fiz por pensar que o motor a 40 ou 45km/h iria esforçar-se menos e desgastar-se menos)

será que estes meus raciocínios estão correctos?

(se estão, não ganhei nada em desbloquear... só perdi, a gastar um pouco mais de combustivel) e se eu quisesse "bloquea-la" outra vez? é possível???

se estou correcto, no meu caso, só teria a ganhar em "bloquea-la" outra vez, se é que isto é possível, pois iria poupar gasolina e desgaste do motor iria ser menor.

se alguém me puder esclarecer sobre isto agradecia.

obrigado,

tiago
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VanPeltmmm
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 16, 2005
Mensagens: 723

MensagemColocada: Qui Ago 03, 2006 - 9:02 pm    Assunto: Responder com Citação

45km/h é parado \: mas se achas suficiente, volta a mudar o gigler (se é que foi a única alteração)! E se anda mais gasta mais..

Mas deixa lá chegar os experts das aceleras (marcelos e companhia lda.)
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Sex Ago 04, 2006 - 7:50 am    Assunto: Responder com Citação

boas!



não e dificil de concluir que uma mota com um gigler maior gaste mais Laughing Laughing . o raciocinio é o mesmo qdo metes um kit numa mota ...buraco maior, pistão maior ...mais gasolina gasta!

qto á rotação do motor ....não é por mudares um gigler que a mota faz mais ou menos rotação! isso tem unicamente a ver com a caixa ( tens o exemplo de qdo incrementas a potência num carro por exempo via reprogramação electronica. o carro faz a mesma rotação que anteriormente mas mais rapidamente!)

Estou a lembrar-me de uma acelera que tem os mesmos sintomas que a tua( parecer que o motor sai fora...)...a typhoon! esta acelera começa a "gritar" mto cedo e nem por isso elas se estragam! Wink
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Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Sex Ago 04, 2006 - 10:35 am    Assunto: Responder com Citação

EEEEHHHHHH LAAAAAAA........ CALMA LÁ! Smile

Tiago:
Antes de mais, parabéns pela LX50! É uma Vespa muito bonita, linda, mesmo. Mas não estou a ver bem como é que 45 km/h chegam para o que quer que seja. Não é uma questão de ser um "acelera", o problema é que a 45km/h não consegues nem por sombras acompanhar o trânsito, nem tens potência para fugir a certas situações... nada de nada.
Eu lembro-me dos tempos em que tinha a LX bloqueada, não são tempos que recorde com carinho... o que me lembro mais era do stress do pessoal todo a querer passar por mim, a apitar, e eu a querer chegar a horas a um sítio e demorar mais 15 minutos porque a mota só dava 45km/h... Experimenta ir de carro e não passar dos 45km/h: vais stressar completamente.

Na loja das motos disseram-me que a mota estava bloqueada em 3 sítios. Infelizmente não sei dizer quais, mas sei que eram 3...

Depois de mandar desbloquear a minha LX tenho a certeza que não quero nunca mais voltar a bloqueá-la.

A minha experiência pessoal é que não ganhas só em velocidade máxima. De facto ela fica a dar uns 65 km/h em plano horizontal e a descer até é capaz de dar uns bons..... 85 km/h, mas aí, sim, estás a esforçar a Vespa. Acho que até aos 70, 75 km/h, ela está preparada. A partir daí não convém esticar porque gastas mais óleo.

Agora... que a minha ganhou em potência, ganhou sim senhor. Acelera com muito mais vivacidade e faz as subidas com muito mais facilidade. Ficou uma mota muito mais... mota.
Até se nota muito bem quando levas alguém contigo. A LX desbloqueada aguenta muito melhor 2 pessoas. Isso deve-se ao acréscimo de potência que a remoção dos bloqueadores proporciona.
Tu que andaste 1000 km com ela bloqueada, não me digas que não gostas mais do som do motor, agora que está desbloqueada?

Ainda por cima se puseres gasolina 100 octanas ela anda ainda melhor. É um facto que anda. E não está em questão obter mais velocidade. É uma questão de andar a 45km/h se quiseres, mas se precisares, tens ainda potência de reserva.

Ela gasta mais mas não muito mais. Se queres que te diga, quase não notei diferença... antes devia gastar uns 3l/100, agora gasta 3,5l/100... grande diferença.

Na minha opinião, acho que os bloqueadores são para 2 coisas... para a Vespa fazer a rodagem sem esforçar muito o motor e também para manter a sua velocidade máxima dentro dos limites impostos por lei para os ciclomotores. Sendo assim, ela está perfeitamente preparada para dar 65 km/h. Se queres que te diga, acho que a Piaggio estaria a dar um tiro no pé se fizesse uma 50cc preparada apenas para dar 45km/h.

Preocupa-te só em não andar sempre de punho completamente enrolado e não passar muito dos 70km/h, que não há problema nenhum. E tens uma mota muito mais segura, que sabes que tem potência de reserva para uma emergência qualquer, se optares por andar sempre a 45 km/h...
_________________
abraços vespa
marcelo aguiar
Vespa PX125E
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Domingos
Vespa 180 SS
Vespa 180 SS


Registo: May 25, 2006
Mensagens: 199

MensagemColocada: Sex Ago 04, 2006 - 11:14 am    Assunto: Responder com Citação

tudo o q foi dito ate agora está certissimo (gasta um pouco mais, mas nao é relevante, a potencia é a mesma mas as acelerações sao mais rapidas)

no entanto andar mto tempo (tipo varios anos) com uma mota bloqueada p/ 45km/h vai criar calo no cilindro e depois ja não é boa ideia desbloque-la nessa altura

de facto o marcelo tem toda a razao qd diz q a mota so ta bloqueada por questoes legais e pra nao esforçar mto na rodagem, a partir dai so ha vantagens em a desbloquear pq nao foi projectada mecanica/ pra andar sempre a 45km/h (c as rotaçoes q isso implica)

sobre os 45 km/h chegarem ou nao isso de facto depende de cada um e de onde se anda. eu tb nao sou nada acelera, conduzo todos os dias uma 50s (essa sim uma vespa liiiinda Wink ) em lx e por vezes da jeito ter um bocadinho mais de velocidade de ponta e no arranque pra nos safarmos no transito. já pra nao falar noandar com dois na nota como o marcelo referiu

por ultimo e pra concluir, claro q a podes rebloquear de novo, mas eu se fosse a ti nao o fazia
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tiago
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 07, 2006
Mensagens: 8
Local/Origem: porto

MensagemColocada: Sex Ago 04, 2006 - 11:03 pm    Assunto: Responder com Citação

obrigado pelas respostas.. fiquei mais esclarecido, e com menos receio de um possivel maior desgaste da moto depois de desbloqueada. (sim o barulho dela é agora mais interessante, e nas subidas nota-se alguma diferença na velocidade).
sei que este forum é do clube de lisboa.. mas se houver alguem do porto por aqui: não existem encontros de vespas, ou pessoal que se junte (no porto) para trocar ideias?

obrigado a todos,


(quem quiser ver a minha vespa tenho umas fotos na galeria de fotos, nas galerias pessoais, na galeria tiagovsilva.. foi a cor que escolhi.. e adoro esta cor...) ja não é a primeira vez, que vestido com um colete reflector, me pedem para parar a julgar que sou policia Smile Smile Smile hehe.. deve ser da cor da moto )

tiago
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pauloviana
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Sáb Ago 05, 2006 - 7:25 am    Assunto: Responder com Citação

tiago escreveu:

sei que este forum é do clube de lisboa.. mas se houver alguem do porto por aqui: não existem encontros de vespas, ou pessoal que se junte (no porto) para trocar ideias?




existe um algumas pessoas do Porto (inclusive eu Laughing ) e tb existe um topico de encontros de pessoal do norte portanto vai ficando atento porque qualquer dia temos cafezada. Wink
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Domingos
Vespa 180 SS
Vespa 180 SS


Registo: May 25, 2006
Mensagens: 199

MensagemColocada: Seg Ago 07, 2006 - 10:22 am    Assunto: Responder com Citação

parece-me q esses vossos encontros do porto ate funcionam melhor q os daqui de lx, poucos mas bons

acho q ainda vou a um cafe desses pra fazer uns kmzinhos à minha 50s Wink
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pauloviana
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Qua Ago 09, 2006 - 11:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Domingos escreveu:
parece-me q esses vossos encontros do porto ate funcionam melhor q os daqui de lx, poucos mas bons

acho q ainda vou a um cafe desses pra fazer uns kmzinhos à minha 50s Wink



ficamos a espera.... Laughing Laughing
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