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magano Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2012 Mensagens: 34
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Colocada: Sex Nov 02, 2012 - 2:53 am Assunto: Esquema electrico 150 sprint 68 |
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Boa noite pessoal.
É o seguinte, nunca peguei no sistema eléctrico de uma mota.
O que pretendo fazer é rectificar as ligações da vespa do meu pai, tendo em vista pouca iluminação na vespa 150 sprint de 1968 (VLB1T ??).
Não digo que seja falta de terra ou bobines, mas quero tirara as seguintes duvidas já que passou por muita oficina e nunca esteve parado este bicho.
Nesta imagem tenho 4 condutores que pretendo fazer a ligação neste interruptor original (falta um?):
Portando onde é o local do interruptor tenho todos os condutores. Mas apenas o vermelho e amarelo/preto estavam ligados.
Ou seja todo o circuito eléctrico de iluminação estava dependente destes 2 condutores + preto da massa. Faltando então o amarelo estar ligado.
1- Pergunto-me se o vermelho apenas serve para desligar o motor.
2- Porque o amarelo está desligado e qual a funcionalidade dele, é que se fosse outra alimentação podia separar o circuito.
3- O amarelo/preto estava ligado em 8 do interruptor, mas não entendo o circuito do 8 sendo apenas a barra em cima como se vê na imagem.
4 - Poderiam dar uma ajuda?? com este interruptor? pelo menos interpretar as entradas (L)
/M- Vermelho
/1
/2
/3
/5
/4-buzina
/6-médios
/7-maximos
/8-buzina (amarelo/preto?)
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magano Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2012 Mensagens: 34
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Colocada: Sáb Nov 03, 2012 - 3:09 am Assunto: |
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Em principio está interpretado o comutador (interruptor). Desliguei tudo e vamos lá. Sabem porque com o amarelo/preto tenho mais iluminação do que com o amarelo (mais corrente)? será má afinação ou bobine menos boa?
Se a lâmpada à frente for 6V 25W a de presença à frente e atras for de 6V e 5W e a luz do Stop for 6V e 10W haverá problema? Tendo tudo a 12v actualmente
Já agora, a buzina que tenho é de 12v mas se acelerar a fundo ela toca bem mas com o ruído do motor é abafada. Se meter uma de 6V ela não dá o estoiro?? |
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magano Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2012 Mensagens: 34
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Colocada: Dom Nov 04, 2012 - 12:47 am Assunto: |
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Bem, ficou tudo direito, comparado com o que estava ficou diferente as ligações. Apenas pouca luz na luz de presença traseira mas sempre assim foi. Talvez com uma troca de lâmpada. Em Leds fica muito bem, mas terei de encontrar uma com luz uniforme |
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Pedro Estevão Administrador


Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4974
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Colocada: Qua Nov 07, 2012 - 11:28 am Assunto: |
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A Sprint é a 6V. Se tens lampadas de 12V a luz será mais fraca.
Ou alteras o teu sistema para funcionar a 12V e aí tens que substituir prato de bobines, rectificadores, etc. As lampadas e a buzina como já são a 12V está ok. Ou então colocares tudo, lampadas e buzina a 6V. Se fundirem verifica o estado do rectificador de corrente que deve estar nas couves como tantas vezes acontece.
O www.scooterhelp.com deve dar-te uma ajuda com a identificação dos fios e onde ligar o quê... |
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magano Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2012 Mensagens: 34
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Colocada: Qua Nov 07, 2012 - 3:44 pm Assunto: |
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Olá, eu acho que não tem rectificador nenhum. (tudo directo) E dificilmente estarei enganado. Logo sem ele existe o risco das lâmpadas de 6v ir à vida? Encontrar lâmpadas de 6v já sabem que não é fácil encontrar, mas não impossível. Em relação a trocar o sistema de bobines já vi preços do kit, http://www.sip-scootershop.com/en/products/conversion+kit+bajaj+eignit_50025000 mas terei obrigatoriamente trocar aquelas peças todas mais rectificador 12v? |
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magano Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2012 Mensagens: 34
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Colocada: Qua Nov 07, 2012 - 9:57 pm Assunto: |
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tendo uma lâmpada 12V de 35W, se a mudar para uma de 25W vou ter melhor proveito ou pior? Visto a alimentação ser de 6V. Se mudar para 25W provavelmente a presença traseira vai funcionar melhor, mas terei menos iluminação à frente correcto? Tendo em vista que o filamento da lâmpada na verdade é uma resistência..
Outra coisa que pensei foi colocar leds na presença traseira e frontal com diodos a fazer de rectificador de onda completa, sobrando assim as lâmpadas tradicionais para o conta quilómetros e médios/máximos (este com maior consumo) |
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magano Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2012 Mensagens: 34
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Colocada: Qua Nov 07, 2012 - 10:08 pm Assunto: |
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Ou melhor, se em vez de substituir a lâmpada frontal, podia substituir a de presença traseira por uma de 15 a 18W, visto ter uma de 5W, diminuído a resistência tirava uns poucos W à frente e metia a trás. Enfim o ideal é bateria mas é o que se tem. Estou a desabafar |
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magano Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2012 Mensagens: 34
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Colocada: Ter Dec 18, 2012 - 9:13 pm Assunto: |
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Olá pessoal mais uma vez.
Bem, a lâmpada 40/45W é sem duvida a melhor que tenho. Isto com lâmpadas novas (6v 35W, 12V 35W) não resulta. Travão e presença é 5W, velocímetro 3W.
Pergunto se a nível de bobines não existe algum problema ou se pelo facto de ter menos um fio contra os esquemas do scooterhelp se existe má ligação nos platinados etc.. Penso que só tenho 2 bobines pelo que consegui ver através do buraco no volante
Pergunto se com troca de bobines o problema será que não possa ser resolvido? Não consigo tirar fotos ao platinado porque um dos parafusos está a dar luta a ser desapertado e posso esbaçar aquilo |
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Pedro Estevão Administrador


Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4974
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Colocada: Qua Dec 19, 2012 - 12:47 pm Assunto: |
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Pode ser que tenham feito "um truque simples" de ligar as bobines juntos para ficares com 12V... Não sei como isso se faz, mas como só sai um fio em vez de dois...
Tenta ver isso com um mecânico ou então com um multimetro para medires a voltagem à saída da bobine... Se for 12 e qualquer coisa, 13 às vezes 14V alteraram isso e aí sim tens que mudar as lampadas.
Caso meça qualquer coisa à roda de 6 e quando aceleras aumenta bastante disso, rectificador...
Boa sorte!  |
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magano Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2012 Mensagens: 34
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Colocada: Qua Dec 19, 2012 - 2:45 pm Assunto: |
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Pedro Estevão escreveu: | Pode ser que tenham feito "um truque simples" de ligar as bobines juntos para ficares com 12V... Não sei como isso se faz, mas como só sai um fio em vez de dois...
Tenta ver isso com um mecânico ou então com um multimetro para medires a voltagem à saída da bobine... Se for 12 e qualquer coisa, 13 às vezes 14V alteraram isso e aí sim tens que mudar as lampadas.
Caso meça qualquer coisa à roda de 6 e quando aceleras aumenta bastante disso, rectificador...
Boa sorte!  |
Ontem estive a ver e tem as 3 bobines. Bem, unir duas bobines não sei se acho boa ideia sendo alternado. Para mais a potência útil será sempre a mesma. Medi à tempos e como é inconstante a tenção, ela chega aos 16v. Isto constantemente a variar. Lâmpadas ela não come, e uso todas a 12v e de 6v já experimentei sendo o mesmo |
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Pedro Estevão Administrador


Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4974
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Colocada: Qua Dec 19, 2012 - 7:24 pm Assunto: |
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Isso está nitidamente modificado para dar os 12V. Uma Sprint de origem, com 6V nunca chegaria aos 16V! |
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magano Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2012 Mensagens: 34
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Colocada: Qui Dec 20, 2012 - 1:03 am Assunto: |
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Pedro Estevão escreveu: | Isso está nitidamente modificado para dar os 12V. Uma Sprint de origem, com 6V nunca chegaria aos 16V! |
às tantas.. então dali já não tiro mais.. mas tenho dois fios como se fosse as fases e um neutro (massa) e o vermelho para desligar o motor. Num desses fios que chamo fase, um deles consigo ter mais corrente. é o que alimenta a luz presença, medio/maximo, velocimetro e luz presença traseira. O resto é com a outra fase (stop, buzina) |
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Pedro Estevão Administrador


Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4974
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Colocada: Qui Dec 20, 2012 - 7:37 pm Assunto: |
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Mas afinal... Tens dois ou só um fio?   |
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magano Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2012 Mensagens: 34
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Colocada: Qui Dec 20, 2012 - 8:46 pm Assunto: |
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Pedro Estevão escreveu: | Mas afinal... Tens dois ou só um fio?   |
como está na imagem em cima. 4 fios total , 2 deles estão em uso separado. |
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Pedro Estevão Administrador


Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4974
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Colocada: Sex Dec 21, 2012 - 3:00 pm Assunto: |
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Isso é o normal acho eu... não?
Mas independentemente disso de certeza que ou bobinaram de novo para ficares com 12V ou ligaram em paralelo (acho eu que é em paralelo). Nos dois fios medes os 16V, certo? |
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