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rui peixoto Vespa Chicco


Registo: Oct 10, 2015 Mensagens: 3
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Colocada: Sáb Nov 21, 2015 - 12:12 am Assunto: vespa 50s: fim restauro e inicio problemas |
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Ora viva, juntei-me agora a este fórum porque tenho duas vespas, uma 125 gtr e uma 50s tampa pequena.
Gosto de mecânica, não tenho qualquer formação na área, mas gosto de fazer as coisas pelas minhas mãos e com o que vou aprendendo e vendo. Gosto de perguntar e aprender.
Então, a vespa 125 gtr foi comprada e restaurada por mim e pelo meu pai e alguns amigos. Apenas não mexemos no motor, falamos com pessoal que inicialmente se dizia especializado mas revelou-se especialista em aldrabar! Mas pronto depois recorremos a mais um amigo e a coisa resolveu-se! Está a andar, sem problemas!
Há 3 anitos iniciei o restauro de uma 50s comprada a um conhecido. Foi logo a rolar para casa mas depois foi toda desmontada. Quando foi para casa andava mas a embraiagem não era católica. Optei por não mexer no motor logo. O nosso amigo morreu e por isso optei por não lhe mexer.
Acabei de montar tudo há cerca de ano e meio mas como a mota não andava em condições desanimei e ficou encostada. Mas agora voltei a mexer nela para ver se resolvia a questão e não consigo fazer com que ande em condições.
O que se passa é o seguinte. Não consigo acertar com a afinação da embraiagem. Se ela ficar com a tal folga na manete não embraia em condições e mal meto a 1 arranca mesmo com a manete apertada. Se afinar mais um pouco no parafuso, fica embraiada e nem a consigo ligar.
Se arrancar com ela ao acelerar não desenvolve, é como se tivesse a apertar a manete e passado kms, depois de aquecer a questão da embraiagem só fica pior e até para meter velocidades é um suplício.
Isto acontece porquê? O que está ela a pedir que ainda não percebi?
Embraiagem, óleo, carburador?
Obrigado[/list] _________________ Boas Curvas! |
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rui peixoto Vespa Chicco


Registo: Oct 10, 2015 Mensagens: 3
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Colocada: Ter Nov 24, 2015 - 1:10 am Assunto: |
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Algumas ideias?
Alguns conselhos? |
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Carlos Ferreira Vespa 90 SS


Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
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Colocada: Ter Nov 24, 2015 - 11:38 pm Assunto: |
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Boas,
Não sou nenhum especialista, mas por aquilo que sei, que ouvi dizer e sei também por experiência própria, a embraiagem das 50 não funciona tão bem como em outros modelos, esta pega sempre um bocadinho, isto é quando estás parado e engatas a 1ª ela tende logo a andar, mesmo com a embraiagem apertada, por aquilo que já ouvi falar são todas assim, umas melhor outras pior, não existe solução, é tentar afinar o melhor possível. Mas aguarda pelos comentários dos verdadeiros entendidos. |
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gommon Vespa 300 GT


Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Qua Nov 25, 2015 - 10:18 am Assunto: |
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Nao é para te desanimar, mas se isso acontece é porque alguma coisa esta mal montada/folga incorrecta.
Ja montei imensas embraiagens de 50s/PK50 (sao muito semelhantes) e nao ficam a fazer isso.
 _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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Carlos Ferreira Vespa 90 SS


Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
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Colocada: Qua Nov 25, 2015 - 10:21 pm Assunto: |
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Boas,
Obrigado Gommon pelo comentário.
Ora aqui está mais um assunto que já há algum tempo ando para expor: a embraiagem das 50.
Já li em vários tópicos e foruns que as 50 não embraiam a 100%, quando paradas e se engata a 1ª velocidade, há uma tendência em querer começar a andar, para conseguir manter o motor a trabalhar é preciso acelerar, caso contrário elas vão abaixo provocado pelo atrito dos discos de embraiagem.
No meu caso posso ter o cabo da embraiagem demasiado desafinado, posso ser necessário tencioná-lo mais um bocadinho.
Gostava que os proprietários de 50's se pronunciassem sobre a experiência que têm sobre este assunto. |
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afilipebarbosa Vespa 90 SS


Registo: Jan 08, 2014 Mensagens: 110
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Colocada: Qui Nov 26, 2015 - 12:15 pm Assunto: |
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Viva, no caso da minha 50s que tem embraiagem reforçada:
- a mota só pega em ponto morto;
- com a mota fria, mesmo com a embraiagem apertada a mota tenta andar;
- com a mota quente e com a embraiagem apertada já não se nota tanto a mota a querer andar.
Quando montei o cabo, verifiquei que tinha de afinar o cabo até sentir a patilha da embraiagem dura, nesse momento colocas o serra cabos e fica ok. Se colocares o serra cabos sem puxar a patilha da embraiagem, vais apertar a embraiagem e não vais conseguir embraiar a mota. |
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Carlos Ferreira Vespa 90 SS


Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
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Colocada: Seg Nov 30, 2015 - 10:15 pm Assunto: |
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Boa noite,
Estou a ver que a participação não tem sido muita, gostava de ver mais comentários de proprietários de 50's, ou de entendidos em mecânica, não custa nada tentar ajudar a resolver as duvidas/problemas dos outros.
Bem, como não há mais quem queira participar, confirmo que o meu caso é semelhante à do afilipebarbosa, a minha embraiagem também levou uma mola reforçada, sente-se mais atrito da embraiagem com o motor frio, depois de aquecer já não se sente tanto.
Vou tentar descrever o que normalmente acontece: Colocando o motor a trabalhar e mantendo este no ralenti engato a 1ª velocidade, o motor vai logo abaixo, mas se acelerar ligeiramente, tal já não acontece, porque a rotação do motor vai-se sobrepor ao atrito da embraiagem. Segundo já li em vários foruns e constatei noutras vespas este é o grande problema das 50's e também é por este motivo que não se consegue pôr em ponto morto com a Vespa parada, como a cruzeta se encontra sob esforço contra as paredes do carreto, esta não consegue deslizar/deslocar-se.
Agora acredito que haja alguém que já tenha alterado este tipo de embraiagem de forma que o atrito criado seja muito menor ou nulo, reduzindo talvez o nº de discos ou colocando outros de outro material sem ser a cortiça.
Venham daí ajudas, informações, palpites,... |
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gommon Vespa 300 GT


Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Ter Dec 01, 2015 - 5:06 pm Assunto: |
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Boas
A montagem da embraiagem na 50s, ao contrario do que muitos pensam, tem alguma ciencia. Desde inicio deve-se:
-Limpar os discos de cortiça nos intervalos eliminando os excessos de cortiça.
-Colocar os discos de cortiça de molho em oleo pelo menos 24h andes de os montar.
-Retirar com lixa a superficie lisa dos discos de ferro (raspar).
-No caso de colocaçao de 4 discos de cortiça, verificar a folga com que fica a embraiagem quando se pressiona a mola ate ao limite.
-Verificar o correcto paralelismo do acentamento da mola com a parte dos discos.
-Verificar o correcto acentamento da mola nos 2 lados dos pratos.
-Retirar o escesso de metal no fundo do prato central de modo ao prato superior ir ao fim da embraiagem e permanecer paralelo...
etc etc...  _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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Pedro Estevão Administrador


Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4974
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Colocada: Ter Dec 01, 2015 - 5:10 pm Assunto: |
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Eu tentei e re-tentei nos meus tempos de 50S dar a volta a este comportamento e nunca consegui totalmente.
Com muita falha - tentativa acabas por conseguir um bom compromisso mas nunca consegues anular a 100% este comportamento. Se "afinares demasiado" a embraiagem acabas por a colocar a patinar quando dás ao kick (ou mesmo engatando as mudanças, em "afinações extremas").
Um ralenti um pouco mais alto e uma afinação melhor consegues que suporte mais tempo o ralenti quando não desengatada mas, como já disse, a 100% nunca consegues eliminar esse comportamento.
Eu pelo menos nunca consegui.
Boa sorte!  |
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