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Restauro de PK 50 XLS - 75cc ou 102cc??

 
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Autor Mensagem
rfneves
Vespa Chicco
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Registo: Aug 31, 2020
Mensagens: 1

MensagemColocada: Seg Ago 31, 2020 - 10:04 pm    Assunto: Restauro de PK 50 XLS - 75cc ou 102cc?? Responder com Citação

Boa tarde ao todos, sou novo por aqui.

Vou iniciar o restauro de uma PK 50 XLS que tenho cá em casa há uns anos, comprada nova pelo meu pai.

Em tempos já andei nela, mas depois deixei de andar e deixei abandalhar um bocado.
Uma vez que vou restaurar, que seja a sério.

Queria tirar umas dúvidas acerca de qual o cilindro a colocar na mota, pois ela está de origem.

Vejo que muita gente utiliza o kit 75 nas vespas, mas vejo também muita gente a utilizar o kit 102.

Queria que a vespa fosse para algo mais do que uma voltita de 5 ou 10km, daí querer montar um cilindro maior.

Qual dos dois acham mais indicado?

Não pretendo andar sempre a abrir, pretendo é que ela ganhe força nas subidas, e que não seja preciso ir a fundo para ir a 50 ou 60.

Além do cilindro, conto também alongar a relação de transmissão, para ter um bocado mais de ponta sem ir a esforçar o motor demasiado.

Há mais alguma coisa que deva comprar?

Só mais uma nota, não quero que a mota fique com um barulho metálico irritante típico dos escapes de rendimento.

Gostava de ouvir de vossa justiça, acerca de fiabilidades, há quantos km's têm o vosso cilindro montado sem problemas, quantos km's fazem com um depósito em média...

Grande abraço
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Shake
Vespa Chicco
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Registo: Jun 29, 2013
Mensagens: 7

MensagemColocada: Ter Mai 04, 2021 - 7:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde,

Gostei das perguntas que colocou e gostaria de saber se já obteve resposta às mesmas, pois tenho exatamente as mesmas dúvidas.

Obrigado
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qui Mai 06, 2021 - 3:46 pm    Assunto: Re: Restauro de PK 50 XLS - 75cc ou 102cc?? Responder com Citação

Boas rfneves, bem vindo!

Já deves ter visto pelo fórum que gostamos de ver sempre fotos das Vespas, portanto... Wink

rfneves escreveu:
Vejo que muita gente utiliza o kit 75 nas vespas, mas vejo também muita gente a utilizar o kit 102.

Queria que a vespa fosse para algo mais do que uma voltita de 5 ou 10km, daí querer montar um cilindro maior.

Qual dos dois acham mais indicado?

Qualquer dos dois terás melhores prestações que o de origem. Podem até ficar equiparados, claro que, sendo ciclindradas diferentes, o 75 para alcançar o 102 terá que ser mais trabalhado (carters, carburador, gigleurs, etc), mas há kits 75 que com isso, ficam até melhores que os 102.
Mas mais perto do "plug and play" e sem "grandes chatices futuras" iria para o kit 102cc.

rfneves escreveu:
Além do cilindro, conto também alongar a relação de transmissão, para ter um bocado mais de ponta sem ir a esforçar o motor demasiado.

Há mais alguma coisa que deva comprar?

Não me metia aqui. O alongar a relacção persupõe mais trabalho ao nível de cilindro / kit e carburador, já não será tão plug em play como disse anteriormente. Porque o alongar não é só não esgotar as mudanças em altas, é perderes força também nas mudanças mais baixas. E para contornarisso, tens que trabalhar o kit para conseguires espremer a coisa bem espremida, tirar todo o rendimento possível e suprir isso.

rfneves escreveu:
Só mais uma nota, não quero que a mota fique com um barulho metálico irritante típico dos escapes de rendimento.

Mito urbano! Há escapes de rendimento que mantêm o barulho perto do original com outro... "power", ou seja, não é metálico mas será um pouco mais forte que o de origem, quase sempre. Está a passar mais ar e de um outro modo é quase inevitável.

Espero ter ajudado...

Boa sorte! Cool
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