Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

Ajuda guiador e bateria PK50

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
break
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 06, 2021
Mensagens: 5

MensagemColocada: Qui Mai 06, 2021 - 3:43 pm    Assunto: Ajuda guiador e bateria PK50 Responder com Citação

Boa tarde,

Sou novo nestas andanças e preciso da vossa ajuda.
Como é que consigo remover estes discos ou porca de direcção/guiador (não sei qual o nome correcto para chamar a isto). Alguém me consegue ajudar?
Suponho que quando retirar isto, já consigo puxar o eixo todo em conjunto com a roda.
De qualquer das formas a dificuldade mantêm-se neste ponto já algum tempo e ainda sem solução aparente, a não ser tentar partir isso (o que não é opção, pois não sei onde comprar outras iguais).
Se alguém souber, também é uma hipótese.
Já agora, onde é que normalmente encontramos a bateria neste modelo? É que foi outras das coisas que não encontrei e suponho que uma bateria é de fácil visão. Não acho que esteja escondida assim tão bem.
Também não sei qual o modelo da Vespa e ainda não encontrei o VIN.
Esta mota foi comprar em 1991, mas calculo que data de produção seja 198x.
De qualquer das formas penso que o modelo dela é uma Vespa Piaggio PK50 XL2, mas sem certezas (se me conseguirem ajudar nisso, também era excelente).





Muito obrigado.

Cumprimentos,
Pedro Martins
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Sex Mai 07, 2021 - 6:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas break.

Isso são porcas, porca e contra-porca para evitar desapertos com o rodar da direcção.

Tens várias hipóteses de tirar isso, uma delas e a menos adequada é com um ponteiro "encaixado" naquelas ranhuras e bateres no sentido do desapertar. A correcta é tendo uma chave que te permita encaixar e retirar as porcas sem cacetada e sem danificar.

Não tem que ser necessáriamente que ser uma chave para ali. No meu caso encontrei uma "chave de tubos" com as pontas mais cruvadas que o costume que encaixa ali que nem um luva.

A bateria há modelos de PK com e sem bateria, acho eu. Abre "a porta" traseira do lado contrário do motor e vê se tem lá o suporte, cabos sem estarem ligados, regulador, etc.



Boa sorte! Cool
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
break
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 06, 2021
Mensagens: 5

MensagemColocada: Sex Mai 07, 2021 - 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Antes demais, obrigado pela resposta. Fico-te agradecido.
Já encomendei um livro que pode ser que ajude neste “restauro”.
https://www.wook.pt/livro/how-to-restore-classic-smallframe-vespa-scooters-mark-paxton/22242092

No que diz respeito á bateria, já verifiquei e desmontei esse lado todo e não encontrei cabos desligados e apoio ou suporte para bateria. Deduzo que não tenha bateria.
No que diz respeito as porcas e contra-porca, já bati várias vezes com um martelo e uma chave colocada nas ranhuras, no sentido oposto do ponteiro dos relógios e nada feito (acho que nem mexeu lol).
Se tiver de me aventurar com o berbequim naquilo, será que arranjo outras em algum lado? Sabes?
Mas antes disso, vou tentar encontrar uma ferramenta que se adapte àquilo.

Outra coisa que estou a ter imensas dificuldades é retirar a tampa do porta luvas, ou seja, onde se encontra a tampa do canhão fechadura direcção. Só depois de retirar isso é que consigo tirar a tampa da mala do porta luvas e toda essa parte do chassis.

Sabes como posso fazer?

Isto é só aventuras.
Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,
Pedro Martins
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Seg Mai 10, 2021 - 3:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Tens que martelar com força, bastante força mesmo! Experimenta colocar um pouco de óleo penetrante, pode ter um pouco de ferrugem ou massa seca que prende um pouco o conjunto. Mas friso, que o ideal é arranjar uma ferramenta para evitar cacetada (martelo e boa mecânica normalmente não conjugam muito bem as duas).

Mas se as estragares, consegues arranjar isso facilmente acho eu.

Não percebi a questão do porta-luvas...
Queres retirar o conjunto todo ou apenas "a porta" do mesmo?

Sempre que for possível envia fotos que ajuda a perceber do que se trata com mais facilidade.

Bom trabalho! Cool
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
break
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 06, 2021
Mensagens: 5

MensagemColocada: Seg Mai 10, 2021 - 4:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Mais uma vez, Obrigado Pedro.

No que diz respeito ás porcas, contra - porca que falamos, no caso de danificar ambas, sabes algum sítio ou aconselhas algum sitio que possa contactar para saber se tem essas peças?
Já agora vê lá se o que escrevi na imagem está certo!



Vou tentar explicar melhor. Preciso de retirar essa tampa que está na imagem a tracejado amarelo, mas pelo que percebo está presa pelo canhão da ignição. Sem remover primeiro o canhão não consigo tirar essa peça para pintar. Sei que é preciso colocar uma chave fina no buraco que se encontra na imagem seguinte, mas ainda não consegui dar com o gato. Não consigo fazer mexer nada sempre que ando lá com uma chave fina. Talvez seja aselhice minha, ou então falta de pontaria. Se calhar com as imagens, consegues perceber melhor do que falo.





Outra coisa, preciso de forrar o banco ou comprar um banco novo, mas gostava de manter as letras atrás a dizer PIAGGIO. Sabes onde posso mandar fazer uma igual mas de outra cor, ou comprar um novo?



Obrigado.
Cumprimentos,
Pedro Martins
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Mai 11, 2021 - 11:31 am    Assunto: Responder com Citação

Boas break,

Na zona de Lisboa tens a www.oldscooter.pt que terá isso quase de certeza.

Isso tens que martelar uma porca de cada vez. Como disse é porca e contra-porca e tem uma anilha com travão / freada ao meio, por isso é importante que apanhes a porca de cima apenas "nas cacetadas" que deres.

A foto ajudou sim mas não te consigo ajudar. Experimenta fazeres isso com a chave da ignição em várias posições porque apenas deve sair numa delas, ou seja, será uma conjugação de posição da chave e "destravar" a coisa, diria eu...

O banco também creio que sim, devem existir capas com isso. Experimenta ver tb com a OldScooter. Se quiseres estofar mesmo de novo num estofador deve ser dificil que te façam isso com as letras, é uma coisa demasiado especifica de marca (Vespa) modelo (PK50), portanto deverá ser dificil um estofador auto "genérico" fazer-te isso

Boa sorte! Cool
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
break
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 06, 2021
Mensagens: 5

MensagemColocada: Ter Mai 11, 2021 - 10:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva Pedro,

Obrigado pelas informações. Não conhecia a loja, vou tentar falar com eles.
Agradeço as tuas sábias informações. Já me ajudou.
Outra questão, sabes onde consigo arranjar o VIN da vespa?

Obrigado mais uma vez.

Cumprimentos,
Pedro Martins
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qua Mai 12, 2021 - 3:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Se já te ajudei, fico contente; é para isso que 1) existe o fórum e 2) vou respondendo sempre que posso Wink

A imagem em baixo não é propriamente de uma PK mas sim de uma smallframe "das antigas", acho que deverá estar aproximadamente nas mesmas localizações na tua Vespa.



Cool
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
bmg-pego
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Apr 11, 2017
Mensagens: 32

MensagemColocada: Dom Mai 16, 2021 - 12:02 pm    Assunto: Responder com Citação

break escreveu:
Viva Pedro,

Obrigado pelas informações. Não conhecia a loja, vou tentar falar com eles.
Agradeço as tuas sábias informações. Já me ajudou.
Outra questão, sabes onde consigo arranjar o VIN da vespa?

Obrigado mais uma vez.

Cumprimentos,
Pedro Martins


Ola Pedro.

O Nr do quadro da vespa, encontras após retirares a tampa lateral do lado do motor.

Como está gravado na própria chapa e a tua mota é preta, deve ser mais difícil à primeira vista, mas vais encontrar de certeza.

Abraço
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
break
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 06, 2021
Mensagens: 5

MensagemColocada: Qua Mai 19, 2021 - 4:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde pessoal,

Bem, o VIN já me safei e já encontrei. Estava gravado na chapa de lado nas zonas que mencionaram.

Tenho mais uma duvida. Eu encontrei a localização da gravação do nº de motor, no entanto não tem qualquer nº gravado...

No documento tenho o nº de motor, mas não tenho o modelo do motor e preciso de gravar ambos.

Pela pesquisa que fiz, tendo a vespa o nº VIN V5S2T-00*** e do ano 1991, acho que o modelo do motor será o V5S2M-17***. Sabem confirmar-me se esse será o modelo correto para esse VIN?



Obrigado.
Cumprimentos,
Pedro Martins
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Sex Mai 21, 2021 - 11:57 am    Assunto: Responder com Citação

Bom... perdi-me! Shocked

Tens número do chassi, certo? Está correcto com o que tens nos documentos?

No sítio onde deverias ter o número do motor tens só uma zona lisa, é isso?

Se assim é, não precisas de te preocupar porque actualmente a única coisa que interessa e tem mesmo que bater certo - no caso das 50as não têm (ainda) inspecção portanto... - é o número do quadro.

O que identifica o veículo é o quadro / chassi, o motor é considerado uma peça de desgaste como outras tantas que constituem um veículo e portanto, desde que respeites as características do motor original, principalmente a cilindrada (cof cof cof), tudo está legal! Cool
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 0.98 Segundos