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Restauração Vespa PX 200e 1986

 
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Autor Mensagem
Ederson Weber
Vespa Chicco
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Registo: Jun 26, 2013
Mensagens: 7
Local/Origem: BR

MensagemColocada: Qua Jun 26, 2013 - 5:41 pm    Assunto: Restauração Vespa PX 200e 1986 Responder com Citação

Olá, bom dia a todos, Sou do Brasil, então não achem estranho meu "Portugues abrasileirado".
Estou a cerca de 6 anos restaurando minha vespa, esta quase pronta MAS, a uns 3 anos quando estava toda destruída ela ainda pegava, falhando, mas pegava, agora, depois de motor feito, chicote novo, bobina nova, pintura nova, a faisca esta muito fraca, alguém teria uma PX pra me ajudar com as voltagens e dicas de regulagem?
Onde moro ninguém conhece essa moto e me perguntam por que não jogo fora e compro uma nova...
Coloquei uma foto dela ainda arrumando e uma do "stator plate"



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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4917

MensagemColocada: Seg Jul 08, 2013 - 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu acho é que ela antes pegava mas já tinha o mesmo problema que agora (pelo que dizes de funcionar mal).

Experimenta verificar qual das bobines / fios tem mais voltagem e experimenta ligar esse à bobine de altas / vela.

Ou então o pickup (peça que controla a "intermitencia" da faísca da vela)
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Seg Jul 08, 2013 - 11:54 pm    Assunto: Responder com Citação

esses valores podem ser medidos facilmente através de um multímetro.

Os fios que saem do prato de bobinas e que vão ligar ao cdi ( bobina exterior) tem de andar mais ou menos nestes valores:

entre fio branco (massa) e o fio verde ( fio que vem da bobina interior) - 480/ 520 ohm
entre fio branco ( massa) e o fio vermelho ( fio que vem do pick up) - 90/115 ohm


Edernson , se precisares de alguma coisa para a tua vespa eu penso que te consigo fazer chegar o que precisares com relativa facilidade porque conheço uma pessoa que vai ao Brasil várias vezes ao ano e fica por ai umas temporadas.

Qualquer coisa comunica.
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Ederson Weber
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Registo: Jun 26, 2013
Mensagens: 7
Local/Origem: BR

MensagemColocada: Ter Jul 16, 2013 - 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Esta tudo normal, toquei a flywell pela antiga e a faísca esta mais forte, mesmo assim ela nao pega, fica aquele cheiro de óleo/gasolina queimado mas nao funciona, já acertei o ponto. Mas nada ainda, estou em outra cidade trabalhando, no próximo fim de semana eu vou pra casa mexer um pouco mais nela.
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eustaquio
Vespa Chicco
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Registo: Sep 20, 2012
Mensagens: 3

MensagemColocada: Qui Ago 22, 2013 - 3:12 am    Assunto: Responder com Citação

Caro colega primeiramente tenho uma vespa px200e e moro em valparaiso de goias, gostaria de saber onde mora, quem sabe nossas trocas de ideias poderam ser resolvidas, estou com problemas em minha vespa parecido com o seu. pode entrar em contato comigo/
[email protected]
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Ederson Weber
Vespa Chicco
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Registo: Jun 26, 2013
Mensagens: 7
Local/Origem: BR

MensagemColocada: Qui Ago 22, 2013 - 11:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Pegou!!!! Era frescura de 1º no ponto, e a mistura muito pobre, mas pra ajudar quebrou o pé que da a partida kkkkk, já encomendei outro do ebay. Vamos esperar, Tbm vou trocar todos os rolamentos do motor...
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Ederson Weber
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Registo: Jun 26, 2013
Mensagens: 7
Local/Origem: BR

MensagemColocada: Qui Nov 18, 2021 - 1:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola novamente, depois de tanto tempo, ainda continua na luta com minha amada vespa, preciso de uma informação um tanto quanto "besta", tique que refazer a chaveta no virabrequim e n sei se o cara deixou ela no lado certo, poderiam me confirmar se a chaveta é por lado mais alto do pistao?
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4917

MensagemColocada: Qui Nov 18, 2021 - 11:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Ederson Weber,

Não leves a mal mas acho que precisamos que nos ajudes a entender
Citação:
refazer a chaveta no virabrequim e n sei se o cara deixou ela no lado certo, poderiam me confirmar se a chaveta
?

Podes colocar uma foto do que estás a falar para ver se te conseguimos ajudar?

Pedro
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Ederson Weber
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MensagemColocada: Sex Nov 19, 2021 - 1:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom dia, mil desculpas, vou abrir o motor esse fds pra tirar foto, pq o vira tem 2 chavetas, a que vai pra flaywell e outro na embregem, queria saber o lado da flywell se a chaveta fica alinhada com pistao, pq acabei de importar uma lampada de ponto "timming light" pra achar o ponto nela, pq as marcacoes n estao dando muito certo, como ja vou desmontar pra ver camisa/aneis/pistao, pq acho que estao com baixa pressao, queria desmontar ate le pra ver pra que lado esta apontado a chaveta, visto que 2000,00R$ em um virabrequim novo n animei. Procurei alguma fotos no google, mas nada que ajudasse muito
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4917

MensagemColocada: Sex Nov 19, 2021 - 5:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Ok...

Virabrequim (Br) = Cambota (Pt)

É o que está na foto em baixo, certo?


Chaveta, será o que está na foto em baixo?


Se for, chaveta (Br) = escatel (Pt).

Então...

Se reparares na cambota tens, nos dois lados, uns pequenos rasgos, um na zona da rosca ("perno" mais pequeno, lado da embraiagem) outro um pouco antes ("perno" maior e cónico, lado do ventilador), que servem para colocar o escatel que bloqueia quer o ventilador (flywheel) quer a embraiagem e que os impedem de sair do sítio com a rotação do motor.

No ventilador e na embraiagem vais ter dois rasgos semelhantes, onde o escatel vai entrar. Tudo isso tem que estar alinhado e entrar de modo a que o escatel prenda o conjunto. Se não ficar bem colocado, quer o ventilador quer a embraiagem pode rodar, saindo da posição correct e, num caso extremo, desapertar-se e saltar.

No ventilador (rasgo no centro, do lado direito)...


Na embraiagem (rasgo no centro, parte inferior)...


Todos estes rasgos, cambota, embraiagem e ventilador, têm o seu escatel e têm que estar todos devidamente alinhados, só assim ficaram impedidos de rodar, como dito em cima.

A explicação serviu para alguma coisa? Esforcei-me... Cool

Boa sorte!
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Ederson Weber
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Mensagens: 7
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MensagemColocada: Sex Nov 19, 2021 - 7:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola, serviu e n serviu rsrsrsr. veja que o rasgo da escatel no Cambota (circulo )n esta alinhado com o pistao (seta), acredito ser esse meu problema, pois minha escatel esta alinhado quando o pistao esta na parte mais alta e se eu girar a imagem 90º a escatel vai estar para cima e o pistao no nivel mais baixo, se for assim, meu ponto esta muito errado e nunca vai pegar, ela ja pegou uma vez, mas eu mudei tanto o ponto, que nem sei como funcionou. Por isso queria uma imagem, tipo essa que me enviou, pra comparar com o que tenho aqui, esperar a pistola de ponto chegar pra poder ver como esta o ponto


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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Seg Nov 22, 2021 - 12:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi Ederson,

Mas eu penso que isso varia conforme os modelos, pois muitos têm pontos de ignição e outras características diferentes e por tal, acredito que isso variará.

Não sei se o modelo do Brasil equivale ao modelo europeu, em termos de graus e outras características mas, pela imagem, podes ver que existem N especificações de cambota para um mesmo modelo, dependendo de serem de origem, tunning, etc, etc. No entanto não sei bem se os valores assinalados em baixo se relaccionem directamente com isto que estamos a falar mas acredito que sim.



E isto foquei-me só num fabricante e para apenas o mesmo modelo, se fores para outros fabricantes, terás ainda mais valores a acrescentar a esta lista...

Agora também acho que esta questão podes sempre controlar com o avanço ou atraso da ignição, através do prato de bobines, claro, até certo monto, dependendo da flexibilidade que o prato te oferece para tal (nos modelos de ignição electrónica esta manipulação é mais reduzida do que nos modelos de platinado).

Mas aqui não te consigo ajudar muito mais, pois já entra em configurações mais avançadas e nas minhas Vespas utilizei sempre os valores de origem.

Boa sorte! Cool
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Ederson Weber
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Registo: Jun 26, 2013
Mensagens: 7
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MensagemColocada: Seg Nov 22, 2021 - 1:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, nao tinha me atentado pra essas variaveis nos pontos de ignição, vi que tem varias preparações, mas só quero fazer aminha pegar kkkkk, n consegui desmontar esse fds, minha filha ficou em volta "ajudando", ela tem 3 anos e sempre achou legal a vespa, tinha uma Daytona 675R pra viagens, era o amor dela, que recentemente vendi e pude voltar meus olhos pra vespa, vou tentar desmontar ela essa semana a noite pra ver o que ha de errado com ela, e esperar a lâmpada de ponto para ver, onde esta o ponto dela, quanto a pressão do cilindro, sabe valores?
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4917

MensagemColocada: Seg Nov 22, 2021 - 4:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Em tempos fiz um DIY: http://vespaecompanhia.blogspot.com/2008/05/medidor-de-compresso-do-motor.html

Pelo que sei, os valores entre 120 e 130 psi, indicam um motor saudável.
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