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Esquema electrico 150 sprint 68
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Autor Mensagem
magano
Vespa Chicco
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Registo: Nov 02, 2012
Mensagens: 35

MensagemColocada: Seg Jan 07, 2013 - 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação

De facto parece ter essa ligação. Por azar ou por sorte o volante do motor soltou-se dando cabo dos rebites. Assim matei logos dois coelhos com um tiro, platinados novos resolveram o caso, não está como queria mas está bem melhor já que não tem bateria. Já a reinstalação do volante ficou 5 estrelas!
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magano
Vespa Chicco
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Registo: Nov 02, 2012
Mensagens: 35

MensagemColocada: Sáb Nov 01, 2025 - 2:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas chicos.. Passou uns anos e meti a ver isto melhor já depois de ir ao mecânico....
Acontece que continuava com pouca luz e meti eu a fazer o trabalho.
Desmontei o estator e fui entendendo fios em continuidade (este é o melhor cenário para entender melhor o que se passa la dentro).
Existe uma bobina dupla 6v e outra dos 12v. É platinado, tendo a terceira só para a ignição.
ok. aqui tudo bem.
Que reparei, que os 12v chantava com os 6v na mala (bobinas em paralelo de tensao diferente)... ou seja uniram aquilo tudo e retificador nem o ver. A somar, usaram fio com verniz, mas não foi desgastado o verniz para fazer contacto com o cobre.
Típico, mecânico não é eletricista.
Bem...
O que fiz, uni o circuito da bobina de 6v (segui o rolamento) e fez os 12v de saída nessa bobina que teria duas saídas 6v. Separei bobinas para teste, isoladas e fui testando (fios para fora).
Coloquei as duas em paralelo em fase, o que a potencia em conjunto melhorou,... e muito. Não verifico sub aquecimento).
Testei com retificador de bobina isolada yamaha, tinha carregamento a bateria, mas fiquei sem a buzina porque é AC Mad , e para ligar á entrada era mau.. Este foi o melhor teste que consegui mais Vrms com osciloscópio.
Então testei com regulador da LML SAP-780 Idea .
Mais uma vez bobinas em paralelo, mas desta vez massa comum no chassi. O próprio circuito GG chanta os fios vivos das bobinas, e daí liguei luzes AC em paralelo... Existe regulação em torno de 11 a 18V AC por aí as vezes mais (mota em alta rotação sem carga).
A bateria carrega minimamente 12.8v, 13v, 13.5, tem queda de tensão quando luzes ligadas para 12.5v por aí...
Bem. Resumindo, tenho mais luz no farol. Mais potencia útil em todo o sistema. O mesmo vai levar uma lâmpada led de luz amarela com entrada AC/DC com entrada variada de 12v a 60v (o que inicialmente ate poderia ser logo solução).
O travão vai ser DC e tentar colocar os mínimos também de baixo consumo.
A minha buzina não sei se é 6v ou 12v, mas meto uma resistência em serie minima para segurar funcionamento mais estável.
A bateria seria precisa? possivelmente não, mas tenho um upgrade que permite ligar um usb de carregamento básico e luz estável traseira substituindo a ordinária de antigamente.

>Foi preciso uns anos... Mas foi e melhor que nos com paixão, ninguém o faz.
Exclamation

Se fosse em estado original A manter o sistema 6v? não usava regulador.. só nos 12v. e lampada led. Sem bateria. Existe uns de 3 fios, opte por marca, não chinês.
Simpkles e pratico.

Que dizem?
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