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Esquema electrico 150 sprint 68
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Autor Mensagem
magano
Vespa Chicco
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Registo: Nov 02, 2012
Mensagens: 35

MensagemColocada: Seg Jan 07, 2013 - 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação

De facto parece ter essa ligação. Por azar ou por sorte o volante do motor soltou-se dando cabo dos rebites. Assim matei logos dois coelhos com um tiro, platinados novos resolveram o caso, não está como queria mas está bem melhor já que não tem bateria. Já a reinstalação do volante ficou 5 estrelas!
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magano
Vespa Chicco
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Registo: Nov 02, 2012
Mensagens: 35

MensagemColocada: Sáb Nov 01, 2025 - 2:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas chicos.. Passou uns anos e meti a ver isto melhor já depois de ir ao mecânico....
Acontece que continuava com pouca luz e meti eu a fazer o trabalho.
Desmontei o estator e fui entendendo fios em continuidade (este é o melhor cenário para entender melhor o que se passa la dentro).
Existe uma bobina dupla 6v e outra dos 12v. É platinado, tendo a terceira só para a ignição.
ok. aqui tudo bem. portanto deveria ter 2 fios 6v, 1 de 12v, massa ignição. Mas só tinha 1 fio de 6v.
Reparei, que os 12v chantava com os 6v na mala (bobinas em paralelo de tensao diferente)... ou seja uniram aquilo tudo e retificador nem o ver. A somar, usaram fio com verniz, mas este não foi desgastado para fazer contacto com o cobre.
Típico, mecânico não é eletricista.
Bem...
O que fiz, uni o circuito da bobina de 6v (segui o rolamento, fiz serie) e fez os 12v de saída nessa bobina que teria duas saídas 6v. Separei bobinas para teste, isoladas e fui testando (fios para fora).
Coloquei as duas em paralelo em fase, o que a potencia em conjunto melhorou,... e muito. Não verifico sub aquecimento).
Testei com retificador de bobina isolada yamaha, tinha carregamento a bateria, mas fiquei sem a buzina porque é AC Mad , e para ligar á entrada era mau.. Este foi o melhor teste que consegui mais Vrms com osciloscópio. Portanto optei pelo misto.

Então testei com regulador da LML SAP-780 Idea .
Mais uma vez bobinas em paralelo, mas desta vez massa comum no chassi da mota. O próprio circuito GG chanta os fios vivos das bobinas, e daí liguei luzes AC em paralelo... Existe regulação em torno de 11 a 18V AC por aí as vezes mais (mota em alta rotação sem carga).
A bateria carrega minimamente 12.8v, 13v, 13.5 em aceleração, tem queda de tensão quando luzes ligadas e rotação baixa para 12.5v por aí... relantim não carrega. 9v com luzes ligadas.
Bem. Resumindo, tenho mais luz no farol. Mais potencia útil em todo o sistema. O mesmo vai levar uma lâmpada led de luz amarela com entrada AC/DC com entrada variada de 12v a 60v (o que inicialmente ate poderia ser logo solução). No entanto o interruptor é limitado para misturar AC e DC.
O travão vai ser DC e tentar colocar os mínimos também de baixo consumo.
A minha buzina não sei se é 6v ou 12v, mas já toca alto, mas meto uma resistência em serie mínima para segurar funcionamento mais estável.

A bateria seria precisa? possivelmente não, mas tenho um upgrade que permite ligar um usb de carregamento básico e luz estável traseira substituindo a ordinária de antigamente.
Instalei minimamente as coisas e optei por não meter o farol principal em DC. Coloquei uns reles para ter tensão AC comutando pelos agora botões DC.

Atualizei o esquema e optei por não ligar a fase da bobina no comutador por estar a misturar DC com AC. Apenas tem a massa da buzina.

Se não quisesse bateria o que teria feito. Bobinas em paralelo (Atenção 12 v com 12v em fase (em fase significa que ao unir, resumidamente não se anulam, ou seja a tensão não é zero, se isso acontecer, desligue de imediato e inverta). Colocava regulador simples, tudo com boa massa e lâmpadas normais.
Não estão independentes os circuitos, mas este seria o melhor aproveitamento.


>Foi preciso uns anos... Mas foi e melhor que nos com paixão, ninguém o faz.
Exclamation
O melhor na verdade seria mudar a eletrónica toda para mais recente.
Simpkles e pratico.

Que dizem?


Aproveito para identificar fios da minha vespa que pode ser semelhante a outras:

Preto risca amarela: Fase (possivelmente circuito extra para buzina, vindo do motor.
Amarelo: Fase Motor ao regulador e do regulador ao L do comutador
Azul: do regulador para o pedal que depois retoma á luz de travao em outra cor.
Vermelho: killer ( desliga o motor quando toque com a massa)
Preto: Massa
Verde: Fase da Buzina
Branco: massa da Buzina (ativa a buzina)
Cinza: linha luzes presença, traseira, frente e conta km
Depois os de retorno do farol alto e médio que já não tinha os fios, usei laranjas (ligado ao 6 e 7 do comutador)


Editado pela última vez por magano em Dom Nov 09, 2025 - 10:53 pm, num total de 2 vezes
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vaskez
Vespa Chicco
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Registo: Jan 19, 2006
Mensagens: 36
Local/Origem: Barreiro

MensagemColocada: Qua Dec 03, 2025 - 5:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Antes tarde que nunca!! Laughing Laughing Laughing Laughing

Também andei a mexericar na minha há um par de meses, e não tendo ficado um show de luzes mas ficou bem melhor. Tinha lâmpadas e buzina de 12v num sistema a 6v e mais umas trocas e baldrocas no comutador. Desconfiei, encomendei, arrisquei, instalei, liguei e buzinei!
Já tenho luz (um pouco) mais decente, e buzina pra dizer olá ás miúdas Cool
_________________
Um artista é sempre um bom artista.
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