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Chapa e pintura, processo correcto?

 
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Autor Mensagem
Ricardo
Vespa 125 G.T.R.
Vespa 125 G.T.R.


Registo: Feb 12, 2006
Mensagens: 131
Local/Origem: Setúbal

MensagemColocada: Ter Fev 14, 2006 - 12:13 am    Assunto: Chapa e pintura, processo correcto? Responder com Citação

Já estou a pensar no tratamento para a chapa e pintura


A minha ideia é, mandar ao bate chapa para reparar os fundos, aonde se assenta os pés, e na parte da frente, e tirar mais qualquer moça e podre que seja visível, e alinhar o guarda-lamas da frente. Aproveitar enquanto esta montada para alinhar tudo deixar já tudo certinho, agora segue-se uma fase critica, que é eu gostava de desmanchar e mandar decapara a jacto de areia, zincar e tornar a mandar ao bate chapa, para reparar qualquer problema que tenha aparecido na decapagem, um podre escondido por exemplo, seguido de pintura, e remontagem para acabamento.


A minha dúvida é, decapagens a jacto de areia é ou não aconselhável? Uns dizem que sim, eu também sinto que sim, porque já tive um restauro de um mini, e fiquei arrependido de não ter decapado, o contra que me disseram é que amolga a chapa e que retira espessura na chapa da vespa que já não é muito espessa (segundo me disseram).




Pronto agora gostava de ouvir a vossa opinião, se estou a ir pelo caminho errado, e opções a estes paços, e quem já fez a decapagem a jacto de areia, se aconselha ou não.




Desde já um obrigado pela vossa atenção e paciência.


Um abraço, Ricardo Mata
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Eduardo Antunes
Administrador
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Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Fev 14, 2006 - 2:16 am    Assunto: Responder com Citação

O jacto de areia amolga, e retira uma pequena camada... mas depois fazes a metalização, e no fim de contas pouico se nota. O amolgar depende da pressão, mas ela depois deve sair de lá para o chapeiro tapar os buracos que tenham sido abertos nas zonas de ferrugem... quem trata buracos trata mossas.
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PX125E - Piaggio Nero
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João Mateus
Vespa 250 GTS
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Registo: Oct 26, 2005
Mensagens: 257
Local/Origem: Alcoentre

MensagemColocada: Ter Fev 14, 2006 - 3:45 am    Assunto: Responder com Citação

Estou completamente em desacordo qd dizem k o jacto de areia amolga, e pior k isso qd dizem k faz buracos. Jamais uma pessoa com o minimo de esperiência faz isso com o jacto de areia. Até pode desgastar, significativamente a chapa, mas depois com o processo de metalização, corrige todas as eventuais "falhas" k o jacto de areia possa ter cometido.
Pessoalmente aconselho seriamente k toda a Vespa k seja restaurada com o minimo de consciência passe por este processo.
Em relação aos furos do estrado, existem estas partes à venda ( no Original Vespa em Caneças, é claro!!), assim como os guarda lamas dianteiros, que na minha opinião se o teu tiver mt mau, nem vale a pena perder tempo a endireitar e etc (custam cerca de 25 €). bom trabalho....e vai dando noticias Wink
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Rally 200 (Laranja), Super 150
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Eduardo Antunes
Administrador
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Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Fev 14, 2006 - 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Mateus... qualquer gajo com experiência é um gajo que passa o dia a decapar portões e vigas de aço... normalmente nem se dão ao trabalho de regular a pressão quando lhes aparece uma vespa à frente... eu bem sei como a minha 50s voltou, e nem estava nada má... Com alguma pressão, onde houver ferrugem profunda vai abrir buraco, queres apostar?

Sim, na OV vendem-se estrados, depois arranjas um chapeiro que to ponha ao sítio e está óptimo Wink
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PX125E - Piaggio Nero
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Ricardo
Vespa 125 G.T.R.
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Registo: Feb 12, 2006
Mensagens: 131
Local/Origem: Setúbal

MensagemColocada: Ter Fev 14, 2006 - 3:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá


Quem vai fazer o trabalho de decapagem esta dentro do trabalho de restauros de motos e automóveis antigos, já fico mais descansado!


5ª feira já deve de ir para o bate-chapa, penso que não se justifica, meter o painel novo, não ta assim tão podre… mas se o bate-chapa quiser eu compro, se calhar era mesmo o melhor, vou tentar documentar tudo em fotos, ao nível que se for fazendo, e depois meto no fórum.


Eu gostava de pintar de bege, o que dizem?


Um abraço, Ricardo Mata
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João Mateus
Vespa 250 GTS
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Registo: Oct 26, 2005
Mensagens: 257
Local/Origem: Alcoentre

MensagemColocada: Ter Fev 14, 2006 - 8:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Peço desculpa, se calhar interpretei mal. Se a chapa tiver podre, concerteza k não é dificil fazer buraco, mas acho que até é uma maisvalia para quem está a restaurar, ao fim ao cabo faz com que os podres existentes e mesmo aqueles que não se vê a olho nu, fiquem totalmente identificados e prontos a serem eliminados.
Eu falo por mim, levei a minha Rally a jacto de grenalha (que ainda é pior que jacto de areia, pica mais a chapa e desgasta mais), mas isto aconteceu por engano pq a Super já é a jacto de areia, e ficou espectacular. Posteriormente, levou o tratamento de metalização.
Em relação á cor, gostos são gostos, e pessoalmente não é das cores k mais aprecio. Tenho mais queda pra tons escuros, ou em mesmos cores fortes e vivas, laranja, amarelo, vermelho, ....
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Rally 200 (Laranja), Super 150
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NunoLuz
Vespa 300 GT
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Registo: Dec 29, 2005
Mensagens: 413
Local/Origem: P.Novo

MensagemColocada: Ter Fev 14, 2006 - 11:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi tudo bem
Olha eu decapei a minha em casa com decapante e estou arrependido não ter mandado decapar a jacto de areia e metalizar, dura uma vida depois de metalizar podes deixar á chuva que não enferruja. Se quiseres ver umas fotos esta ai no geral "a minha vespa 50s"
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Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Qua Fev 15, 2006 - 12:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Ricardo escreveu:
Eu gostava de pintar de bege, o que dizem?


A pergunta que eu faria primeiro é "qual era a cor original dessa Vespa?"
Eu posso ser considerado um bocado picuinhas nessas cenas, mas gosto de manter a Vespa o mais original possível. Na questão da cor talvez seja flexível, embora não me sinta totalmente à vontade.

Por isso se achares a cor original da tua Sprint aceitável, o meu conselho é mantê-la.
Se a achares odiosa.... bem, eu inclinar-me-ía para um cinzento, vermelho, preto, ou azul escuro...
_________________
abraços vespa
marcelo aguiar
Vespa PX125E
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Tiago Pereira
Vespa 300 GT
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Registo: Jul 27, 2005
Mensagens: 560

MensagemColocada: Qua Fev 15, 2006 - 1:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Beige vem de origem em muitos models mais antigos, anos 50 60. Nas sprints é mais raro, acho mesmo q nunca vi uma sprint bege. Pa, o ideal é tiras uma foto a tua vespa e brincas um bocado com a cor no Photoshop ou assim, sempre da para ters uma ideia de como vai ficar no final
_________________

Lambretta DL 150 '70
Vespa Rally 200 '76
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Ricardo
Vespa 125 G.T.R.
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Registo: Feb 12, 2006
Mensagens: 131
Local/Origem: Setúbal

MensagemColocada: Qua Fev 15, 2006 - 3:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas pessoal


A cor de origem é vermelho, pelo menos é o que esta nos 1ºs documentos dela.
Eu não desgosto do vermelho, mas adoro vespas beges, esteve um amigo mecânico agora comigo a ver a chapa, e aconselhou a meter chapa nova no fundo, no “poisa pés” sambem se, se vende o painel? Ele tinha-me falado em “60cts” para fazer um, mas com certeza deve de haver os painéis para repor, o guarda-lamas não ta assim muito mau, esta empenado… não sei se mando endireitar ou meter novo, por 25€ acho que não vale a pena o trabalho, uma peça nova é sempre nova.


Um abraço
Ricardo Mata
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Marcelo Aguiar
Vespa 300 GT
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Registo: Oct 24, 2005
Mensagens: 808

MensagemColocada: Qua Fev 15, 2006 - 4:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Epa, vai à Original Vespa, que tem lá tudo. Smile

Quanto à cor, já vi Sprints cinzentas, vermelhas e pretas. Bege também nunca vi.
Não desgosto de Vespas beges, concordo que têm um certo glamour, mas pessoalmente prefiro o vermelho. Na prova do litro estava lá uma Rally com um vermelho lindo, lindo...
_________________
abraços vespa
marcelo aguiar
Vespa PX125E
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rotweiller
Vespa Chicco
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Registo: Mar 27, 2006
Mensagens: 6

MensagemColocada: Qui Mar 30, 2006 - 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação

boas amigos, para mim, o processo correcto é o seguinte!!! deves arranjar o maximo possivel, sem decapar a areia, pois no final podes ter sempre surpresas!!!! depois deves ir decapar a vespa a areia, e n te preocupes que isso n faz mal nenhum a vespa!!! no fim da decapagem, ves se esta algum podre, se n estiver mandas metalizar logo!!! ou no teu caso, se dizes que o fundo estas podre, vai a original vespa!! eles o ano passado, vendiam os fundos perto de 50€, e os guarda lamas por volta de 25€, por isso vale mais decapar, fazes esses trabalho de mudar o fundo, e voltas novamente a decapagem, e pedes para passar uma deacapgem ligeira, e metaliza logo a seguir!!! e nunca mais tens prob nenhuns, no final de pintada, metes protex (cera protectora) pela canal central, pela abertura do deposito, e pelo do claxon, e n te preocupes que isso nunca mais enferruja...
Em relação a cor, e beige fica bem, eu tenho dois amigos que tem sprint pintadas de beige, e essa cor da um ar muito antigo, mas pessoalmente se no livrete diz vermelho, acho que devias pintar vermelho!!!, eu tenho uma rally 200 vermelha com uma cor que eu proprio fiz, e mesmo na minha sprint, menos na GTS que é nova Very Happy ....
qualquer duvida pergunta ao Dr. Vespa.. Very Happy
______________________________________________

Rally 200 (vermelha) 150 Sprint (cinza) GTS 250 (preta)
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