Colocada: Seg Jun 02, 2014 - 11:24 am Assunto: Problema no motor 50s (rolamento veio primário)?
Bom dia pessoal!
Então é assim desmontei o motor todo da minha vespa 50s e comprei rolamentos novos vedantes e juntas. troquei ainda embraiagem tendo levado uma mola reforçada e um kit de 75cc. Desmontei ainda o carburador e coloquei um gicleur
Montei tudo direitinho e pegou logo a trabalhar impecavel!
Problema faz um ruído tipo de rolamento gripado e julgo que seja no rolamento que está no carter do veio primário... Ainda desmontei o volante magnético e pintei de preto por dentro para ver se estava a roçar na bobines e nada tudo direitinho.. Que lixadela agora tenho de abrir novamente o motor... Os rolamentos são todos da SKF e estavam todos selados...
O veio não devia ficar entrar justo ao rolamento? é que eu ao fechar o motor o veio estava sempre a cair.. mas como comprei o rolamento com o codigo igual ao que lá estava....
Acham que poderá ser a minha ideia? rolamento do veio primário ou suspeitam de algo?
O rolamento que lá estava antes não tinha marcas de desgaste ou cor alterado no "anel" de dentro? O veio também ficava assim com folga no outro rolamento?
Isso só mesmo ouvindo e vendo a coisa é que se poderia dar um veredicto condigno assim é adivinhar
Eu penso que estava com cor normal e tenho ideia de nao ter folga mas como comprei um rolamento com a mesma referência nunca esperei isto. Contudo vou ver se abro o motor novamente e tenho la o rolamento antigo vou ver se tem folga no veio de dentro... Depois dou novidades.
Então é assim já abri novamente o motor. O rolamento que falava parece estar em bom estado. Contudo deparei-me com o seguinte problema onde poderá ser esta a causa.
A cambota com o motor aberto e encaixada no carter do lado da embraiagem tem um pouco de folga e roça no bloco tendo algumas marcas já.. Não sei se é a cambota que tem desgaste no local onde assenta nos rolamentos...
Coloquei um pinhão de 16 dentes da pinasco e verifiquei que o mesmo fica com folga relativamente ao de 14 dentes de origem.. Não sei se não será este pinhão que exerce força na cambota levando-a a estar a roçar no bloco...
Como poderei resolver a situação poderei rectificar o bloco na zona onde a cambota roça??
O mais estranho é que não tinha este problema antes de trocar os rolamentos, a embraiagem e o pinhão..
A zona onde roça é esta
A imagem é apenas ilustrativa não sendo a real do meu bloco
Obrigado a todos
Marco
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Colocada: Sex Jun 06, 2014 - 8:09 pm Assunto:
boas os rolamentos da cambota entraram justos ou com folga? puseste os freios nos rolamentos? a cambota entra justa nos rolamentos? a questão e se não houver folgas nesse conjunto não vejo razoes para roçar em lado nenhum verifica todas essas situações o carreto também não deveria ter grandes folgas pois embora tenha mais dois dentes deveria ser do mesmo tamanho do outro.
boas os rolamentos da cambota entraram justos ou com folga? puseste os freios nos rolamentos? a cambota entra justa nos rolamentos? a questão e se não houver folgas nesse conjunto não vejo razoes para roçar em lado nenhum verifica todas essas situações o carreto também não deveria ter grandes folgas pois embora tenha mais dois dentes deveria ser do mesmo tamanho do outro.
Está tudo conforme disseste acima nada de folgas nos rolamentos ou cambota. Contudo lembrei-me que quando abri o motor pela primeira vez ela caiu ao chão na oficina.. Onde puderá estar o problema vou mandar calibrar a cambota pelo sim pelo não... Disseram-me que aquilo basta um pequeno toque para ficar descalibradoe depois é o cabo dos trabalhos...
O carreto não é que tenha muita folga.. nota-se é diferença para o de 14 dentes...
Ah pois aí está a razão da coisa!
Qualquer pancada (forte) na cambota é "morte do artísta". Se a deixaste cair ao chão quase de certeza que se descalibrou.
Já levei a cambota para calibrar e já veio disseram-me que não estava descalibrada apenas estava um pouco larga e que apertaram mais um pouco a cambota na zona onde segura a biela....
já coloquei a cambota no sitio e continua com o mesmo problema... Não sei se é o rolamento que possa estar ligeiramente torcido fazendo isto ou o que seja...o mais estranho é que colocando a outra parte do carter já não ouço roçar...
Bom já tens uma evolução: antes roçava com o motor fechado e agora parece que não. Alguma coisa alterou, se não fizeste mais nada, com a calibragem da cambota.
Penso que o teste preciso tem mesmo que ser feito com o motor "fechado" (ou pelo menos as duas extremidades da cambota nos rolamentos respectivos), pois só apoiada de um dos lado, obviamente a cambota não está com o suporte que tem quando estiver devidamente encaixada nos dois rolamentos.
Pois é pessoal voltei a fechar o motor e está de volta o barulho.... Já não sei se o barulho é normal e é mania minha... Poderá ser de ter trocado o carreto 14 por um de 16 e existe ali uma ressonância ... Vou colocar aqui o link de um video que fiz para que possam ouvir e dizer se aquilo esta bom ou nao .. Agradeço que me digam da vossa justiça... O motor está soltinho e trabalha bem... O barulho é mais quando está ao relanti ou quando está a desacelerar.. parece um poli solta... O oleo que coloquei foi SAE 30 penso ser o mais indicado... Mas se acharem um mais indicado mais espesso digam...
Cumprimentos a todos
E obrigado pela vossa ajuda..
O barulho parece que ve, do volante magnético mas não está a roçar em lado nenhum.. já não sei o que fazer e não me está a apetecer voltar a abrir o motor... Isto é normal? e deixar acamar o motor e logo se vê? Será do volante magnético o barulho? aquilo que esteja descalibrado ou algo do género?
Não se percebe muito bem o barulho no vídeo mas aprece ser um "bater leve"...
Óleo não faz barulho, pode causá-lo a longo tempo com o gripar de um rolamento ou isso mas não faz o barulho que aparenta no vídeo.
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