Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

VESPA COSA.... ESSA GRANDE MOTA...
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4
 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4958

MensagemColocada: Qui Abr 13, 2006 - 5:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso com calma consegues tb resolver...
Se conseguiste resolver o de trás que pelos vistos era "1 fenómeno do Entroncamento", tb consegues resolver esse.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Filipe Duarte
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Jan 19, 2006
Mensagens: 150
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qui Abr 13, 2006 - 5:51 pm    Assunto: Responder com Citação

sim, acho que eventualmente vou ter que perder um fim de semana à volta dela. o tempo não é muito, é o único problema...

já agora, alguém me pode ajudar a arranjar um manual completo (de oficina) da Cosa? Já procurei em alguns websites (como o scooterhelp) e não encontrei nada...

abraço
_________________
Filipe Duarte
PX 150 '06
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4958

MensagemColocada: Seg Abr 17, 2006 - 12:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Da Cosa não se encontra muito material pela net, não...
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Filipe Duarte
Vespa 150 Sprint V.
Vespa 150 Sprint V.


Registo: Jan 19, 2006
Mensagens: 150
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Seg Abr 17, 2006 - 3:30 pm    Assunto: Responder com Citação

nadinha de nada mesmo... Crying or Very sad
_________________
Filipe Duarte
PX 150 '06
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Eduardo Antunes
Administrador
Administrador


Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sex Abr 21, 2006 - 2:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Podes começar a pôr a resolução dos problemas que vais tendo na net, assim o próximo "enganado" já fica a saber como é Wink
_________________
PX125E - Piaggio Nero
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Carlos Maravilha
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2013
Mensagens: 16
Local/Origem: Póvoa de Santa Iria

MensagemColocada: Seg Set 30, 2013 - 7:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Antunes escreveu:
Podes começar a pôr a resolução dos problemas que vais tendo na net, assim o próximo "enganado" já fica a saber como é Wink


Caro Eduardo Antunes (administrador),

Ao ler os vários comentários feitos por si verifica-se um fundamentalismo em relação à Vespa Cosa, dificil de se entender. Há muitas mentiras na internet (inclusive neste Fórum) acerca da Vespa Cosa.

Nrº 1) não arranca se tiver a bateria descarregada » é mentira!

Nrº 2) Não há peças no mercado » é mentira! Até hoje não houve nada que precisasse que não encontrasse com facilidade, até porque tirando o chassi e peças que o compoem são partilhadas pelas outras vespas da mesma altura ( Px, T5 e afins).

Após alguma pesquisa sobre a Vespa em questão, fiquei convencido que quem as tem e não se deixa influenciar pelos comentários depreciativos de quem nunca exprimentou mas gosta de dizer mal, Adora a sua Cosa. Outro ponto que nunca vi focado e que faz toda a diferença é a existência de 2 gerações Cosa (1986 a 1991 E 1992 a 1996) a verdade é que esteticamente e tecnicamente são algo diferentes e na segunda serie inclusive chegou a haver o extra de sistema de ABS na travagem . A primeira serie não tenho conhecimento de causa e como tal não vou comentar, mas suspeito que alguns dos problemas opontados serão relativos a essa Serie, da segunda Serie só posso dizer bem.

O maior problema da Cosa foi o preço, e daí a escasses de unidades comercializadas, para se ter uma ideia uma Cosa 200 GL (da segunda serie) custava muito perto do dobro de uma PX 125, tudo isto fruto do preço dos avanços tecnologicos aplicados no modelo. Se tiverem oportunidade Deem uma olhadela no mercado Alemão e vão ver uma quantidade de Cosas e de produtos para elas inimaginável para nós Portugueses. E porquê? O bolso dos Alemães sempre foi muito maior que o dos Portugueses.

Se a Piaggio ganhou a aposta de chamar Cosa a um modelo que começou por chamar R (Rinovatta) ou em Português (Renovada) enquanto prototipo, penso que não. O nome aliado ao aspecto revolucionário, ditaram alguma da sua sorte. Mas a verdade é que a Cosa foi a primeira com caracteristicas de uma MaxiScooter que mais tarde foi o desenvolvimento natural das scooters.

Posto tudo isto espero ter contribuido um pouco para limpar a imagem de uma Vespa que não tem nada de errado a não ser de requerer uma manutenção mais assidua do sistema hidraulico de travagem, mas que pode perfeitamente ser feita por alguém que tenha o minimo de conhecimentos, ou que os adquira (via Youtube e afins).

http://en.wikipedia.org/wiki/Vespa_Cosa

Fica aqui a tradução direta em dicionário online para quem não souber inglês

"A Vespa Cosa foi inicialmente a ser chamado de Vespa R ( em pé por Rinnovata , que significa " revista" ) . Ele foi revelado no Salão de Motos de Milão em 1987. [1] A Cosa é um sucessor direto da série Vespa PX , e embora os mecanismos internos são muito semelhantes , ele veio com caixa de velocidades recém- desenvolvido, que foi uma melhoria significativa sobre a caixa de velocidades que tinha sido previamente utilizado na série PX . A série PX ainda estava em produção no momento , no entanto, continuou a produção , mesmo após a produção Cosa foi interrompido . Outras melhorias na série PX incluído o espaço de armazenamento sob o assento e os freios anti -bloqueio na roda dianteira . Mais controversa , foi também o primeiro Vespa utilizar uma quantidade significativa de peças de plástico , além da estrutura monocoque aço prensado tradicional.

A série é dividida em duas gerações . A primeira geração foi construída 1988-1991 , enquanto a segunda geração ( por vezes referido como a Cosa FL) estava em produção a partir de 1992 . Tanto a versão são fundamentalmente o mesmo, com algumas pequenas diferenças. Em primeiro lugar, a embreagem foi modificado para que fosse mais fácil para puxar e solte. Em segundo lugar, foram feitas pequenas alterações de design : a luz cauda era um pouco diferente e se mudou para uma nova posição, a trava do assento foi instalado no lado da sela, ea sela foi ampliado para o conforto extra.
Informações Técnicas

Enquanto o motor é praticamente idêntico ao da série Vespa PX do tempo , existem três diferenças importantes na concepção :

O pivô do braço oscilante na Cosa é maior do que a do PX .
O suporte traseiro da mola na carcaça do motor é uma forma diferente . Isto é porque a suspensão traseira do cosa é mais longa do que o PX .
A montagem do travão traseiro é diferente devido ao travão hidráulico traseiro .

Além disso, o carburador na Vespa Cosa estoque veio equipado com uma válvula de combustível electrónico e automático de estrangulamento. Ele também tinha um tacômetro digital (semelhante ao que em versões posteriores do Vespa T5) ."
especificações
Cosa 125 Cosa 150 Cosa 200(1) Cosa 200(2)
Anos na Produção 1988 - 1998
Chassis Número Prefixo VNR1T VLR1T VDR1M VSR1T
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4958

MensagemColocada: Qui Out 17, 2013 - 4:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Epá Kcm não te transformes tu num fundamentalista pro COSA Cool
Mas deixa que te diga que podes continuar porque aprendi coisas com o teu post que desconhecia...
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Carlos Maravilha
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2013
Mensagens: 16
Local/Origem: Póvoa de Santa Iria

MensagemColocada: Sáb Abr 05, 2014 - 4:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Epá Kcm não te transformes tu num fundamentalista pro COSA Cool
Mas deixa que te diga que podes continuar porque aprendi coisas com o teu post que desconhecia...


Rolling Eyes

Nada disso Smile apenas me irrita um bocadinho que se comente sem conhecimento de causa. Acredito que o tempo das Cosa vai chegar e o pessoal que as anda a vender (dar) as Cosa vai torcer bem as orelhinhas. Quanto mais raras melhor para as que tem coragem de ser "diferentes" e as guardam e cuidam.

Quem quiser tirar teimas e quizer andar numa para exprimentar que me envie uma mensagem, depois podem criticar (ou não ) à vontade.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4958

MensagemColocada: Ter Abr 08, 2014 - 12:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso nem sempre é assim tão linear... Cool

Primeiro as COSA que têm aparecido à venda não estão nada dadas, até acho que estão sobrevalorizadas tal como a globalidade das Vespas.

Segundo isso vai acontecendo com todos os modelos à medida que vão escasseando e se vai saltando para o modelo a cronologicamente seguir.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Carlos Maravilha
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2013
Mensagens: 16
Local/Origem: Póvoa de Santa Iria

MensagemColocada: Sex Mar 09, 2018 - 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Aproveito para desenterrar este post, congratulando-me por aos poucos as Cosa estarem a ser melhor aceites.

Aos proprietários e simpatizantes das Vespas Cosa, divulgo o Grupo de Facebook Criado à sensivelmente 4 meses e que já conta com mais de 60 membros.

https://www.facebook.com/groups/378014399317661/
_________________
Cosa 200 1991 (Besta Vermelha Mal Amada) / ET125 2000 (BlackBeauthy)

As "Feias" e "mal Amadas" nunca deixam ficar mal os seus Homens
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4
Página 4 de 4

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 0.03 Segundos