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Será mesmo necessário jacto de areia?
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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Pintura
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Autor Mensagem
RuiAzevedoSilva
Vespa 50 S
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Registo: Feb 28, 2010
Mensagens: 66

MensagemColocada: Sex Ago 06, 2010 - 6:11 pm    Assunto: Será mesmo necessário jacto de areia? Responder com Citação

Boas

Tenho andado à prucura nos outros tópicos e fico sempre com a mesma dúvida, para decapar uma vespa é mesmo necessário ir ao jacto de areia? sei que depende do estado da mota, mas se não tiver ferrugem visivel ou for só memso ferrugem superficial, é necessário passar jacto de areia? è pq o meu objectivo seria ser eu próprio a decapar e já me disseram que seria suficiente usar um decapante quimico e posteriormente uma lixa ou rebarbadora.

Será suficiente?

Cumps
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joão santos
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 16, 2007
Mensagens: 346
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MensagemColocada: Sex Ago 06, 2010 - 6:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Consegues decapar,mas nada que chegue ao jacto de areia.
Ao usares rebarbadoras mesmo com discos de lixa ou por lamelas, contribuis para o enfraquecimento da chapa, para além de não a puderes utilizar em todos os sítios! em alguns casos até a chapa fica azulada (requeimada)...isso não presta.
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50 S, FL2, 125 GTR,PX 125 T5, Rally 200,GTS 300 Super.

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RuiAzevedoSilva
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Registo: Feb 28, 2010
Mensagens: 66

MensagemColocada: Sex Ago 06, 2010 - 7:10 pm    Assunto: Responder com Citação

e já agora a seguir ao jacto de areia é necessário algum tratamento antes de metalizar?
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joão santos
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 16, 2007
Mensagens: 346
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MensagemColocada: Sex Ago 06, 2010 - 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação

RuiAzevedoSilva escreveu:
e já agora a seguir ao jacto de areia é necessário algum tratamento antes de metalizar?


A minha opinião é negativa quanto ao facto de se metalizar uma Vespa, a não ser que essa seja feita pelo processo de imersão.

Na parte do tunel do chassi e outras não há volta a dár, as fotos são elucidativas





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RuiAzevedoSilva
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Registo: Feb 28, 2010
Mensagens: 66

MensagemColocada: Sex Ago 06, 2010 - 8:05 pm    Assunto: Responder com Citação

então achas que a seguir ao jacto de areia deve-se passar logo à pintura?

Primario, etc...?
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joão santos
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 16, 2007
Mensagens: 346
Local/Origem: Cartaxo

MensagemColocada: Sex Ago 06, 2010 - 8:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Como deves ter reparado existem zonas onde a metalização não chega a não ser,por imersão.
Decapagem,mais uma boa aplicação de primário e tinta para cima. Na parte fechada do chassi injectas parafina ou outro produto para conservação, com uma pistola de parafinar.
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RuiAzevedoSilva
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Registo: Feb 28, 2010
Mensagens: 66

MensagemColocada: Sex Ago 06, 2010 - 9:38 pm    Assunto: Responder com Citação

ok

quando começar o restauro vou postar fotos, vou decapar primeiro e dps mostro a ver o q acham q devo fazer

cumps
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RuiAzevedoSilva
Vespa 50 S
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Registo: Feb 28, 2010
Mensagens: 66

MensagemColocada: Sex Ago 06, 2010 - 9:39 pm    Assunto: Responder com Citação

a parafina deve ser aplicada sempre depois da tinta certo?
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joão santos
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Registo: Nov 16, 2007
Mensagens: 346
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MensagemColocada: Sex Ago 06, 2010 - 9:59 pm    Assunto: Responder com Citação

RuiAzevedoSilva escreveu:
a parafina deve ser aplicada sempre depois da tinta certo?


Sim,sim!! e antes de dares o primário,podes aplicar um anti ferrugem ou outro para impedir a criação de alguma oxidação.
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tiagotiks
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Registo: Sep 07, 2010
Mensagens: 3

MensagemColocada: Seg Nov 22, 2010 - 10:53 am    Assunto: Responder com Citação

Boas pessoal

Não querendo abrir outro tópico e como este tópico fala de decapagem, gostava de saber o que costumam fazer por norma no restauro dos vossos motores no que diz respeito a pintura/decapagem? Eu vou decapar o braço traseiro e as tampas do motor e a cabeça da colassa em jacto de micro esferas de vidro, não sei se os meus colegas também fazem o mesmo ou simplesmente pintam, em relação ao cilindro é que não sei como fazem, uma vez que a peça é feita de ferro fundido. Poderão ajudar-me?

abraços
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qui Nov 25, 2010 - 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação

joão santos escreveu:
Como deves ter reparado existem zonas onde a metalização não chega a não ser,por imersão.
Decapagem,mais uma boa aplicação de primário e tinta para cima. Na parte fechada do chassi injectas parafina ou outro produto para conservação, com uma pistola de parafinar.

pá... o primário também não chega às zonas que mostras - e bem e com razão - com as tuas fotos...
por isso o porquê de não metalizar e dar apenas o primário?
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RuiAzevedoSilva
Vespa 50 S
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Registo: Feb 28, 2010
Mensagens: 66

MensagemColocada: Seg Nov 29, 2010 - 2:55 am    Assunto: Responder com Citação

Boas a minha VBB ja está toda desmontada e vou passar a fase da decapagem e surgiram-me duas duvidas:

uma é se mando decapar o dépósito com aquela peça que esta encaixada na saida do combustivel como se vê na imagem, pq a peça parece-me um pouco fragil, mas tb é complicada de remover




outra é se aquela chapa aparafusada ao chassis na parte da frente do avental é de origem ou é algum tapa burados/podres do anterior dono




obrigado e cumprimentos a todos
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tiagotiks
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Registo: Sep 07, 2010
Mensagens: 3

MensagemColocada: Seg Nov 29, 2010 - 10:21 am    Assunto: Responder com Citação

Boas...

Eu também já desmontei o meu depósito e aconselhava-te a tirar a torneira da gasolina do depósito, fica um restauro de melhor qualidade e assim mandas decapar só o depósito.

abraços
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RuiAzevedoSilva
Vespa 50 S
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Registo: Feb 28, 2010
Mensagens: 66

MensagemColocada: Seg Nov 29, 2010 - 12:18 pm    Assunto: Responder com Citação

boas

já agora como é que desmontaste a torneira? è que o meu mecânico diz q é necessário uma chave própria...

Obrigado
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tiagotiks
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Registo: Sep 07, 2010
Mensagens: 3

MensagemColocada: Seg Nov 29, 2010 - 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim é necessário uma chave própria.


Eu levei o depósito a uma casa de motas, que têm como especialidade as vespas e tiraram-me a torneira.

abraços
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