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RuiAzevedoSilva Vespa 50 S


Registo: Feb 28, 2010 Mensagens: 66
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Colocada: Seg Ago 02, 2010 - 2:11 am Assunto: Restauro Vespa VBB |
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Boas pessoal
Comprei uma VBB recentemente, que está boa de mecanica mas de chapa e e pormenores estéticos necessita de restauro, a questão que me coloco é:
Por onde começo? principalmente o desmontar?
Não vale a pena dizere-me para desistir ou mandar a mota a um mecanico porque o objectivo é mm ser eu a fazê-lo
Cumps a todos |
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chiclet Vespa Chicco


Registo: Jul 23, 2010 Mensagens: 8
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Colocada: Seg Ago 02, 2010 - 10:03 am Assunto: |
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Estou a criar um manual pormenorizado de como restaurar uma mota.. eu amanha posto..
cumps
chiclet  |
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chiclet Vespa Chicco


Registo: Jul 23, 2010 Mensagens: 8
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Colocada: Ter Ago 03, 2010 - 3:36 pm Assunto: Restauro de Vespa, passo a passo |
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Espero que gostem, caso haja algum "reparo", digam..
Não sei se o lugar deste tutorial é aqui, mas se nao for, peço a um moderador que faça o favor de o colucar no sitio certo
este tutorial, foi feito com base na minha experiência e com base num manual que encontrei na Internet criado por:"Ciclope".
Materiais
- Tinta de protecção para ferrugem (tipo esmalte)
- Pincéis
- Tinta final
- Primário
- Compressor
- Mangueira de compressor
- Pistola
- Diluente celuloso/sintéctico
- Luvas de couro
- Luvas de vinil
- Berbequim
- Escova de aço para berbequim
- Escova de aço manual
- Máscara
- Lixa 80, 220, 400, 600, 1000
- Betume
- Palha-de-aço
- Lanterna
- Decapante universal
- Conjunto de espátulas de metal, diferentes tamanhos
- Fita de bate-chapas
- Òculos
Informação
Deves anotar tudo o que te faz falta (manetes, frisos, esquema electrico, etc.), para depois teres tudo a mão. É só montar.
Aconselho tirares fotos a tudo, para ser mais fácil memorização. Se precisares de manuais de como desmontar e montar, posso tentar arranjar;)
Desmontagem
Não é obrigatório, mas convém se queres ter um trabalho bem feito.
Se fizeres um risco ou uma mossa, não te preocupes, eu aconselho desmontar ao mais ínfimo pormenor.
Limpeza
Se a pintura estiver em bom estado, sem ferrugem, podes "saltar" este passo.
As peças de alumínio podem ser postas como novas, com uma boa esfregadela com a palha d'aço.
Limpa as sujidades maiores, como terra "antiga", com a escova de aço.
As gorduras e os óleos têm de ser esfregados com panos e limpos com produtos de limpeza, soanzol/lixívia.
Passa o decapante nas zonas que acharem convenientes, com uma espátula.
Preparação do Metal
Se a pintura estiver em bom estado, basta passar com a lixa nº200 ( aconselho antes uma 600, marca menos a pintura anterior)
Senão, toca a passar a lixa nº80.
Os números não precisam de ser exactos. Com o tempo, consegues deduzir a lixa necessária pelo toque, quer na lixa, quer na chapa.
Por isso, aconselho o "lixamento" com as mãos nuas.
Para a chapa com ferrugem, peguem no berbequim com a escova de aço, e, depois de fixar a peça com um grampo, lixem até ao metal. Lixa á volta até aparecer o metal sem ferrugem, mas não muito, pois depois tens de pôr mais betume.
Depois, é passar a pincel, ou não, um produto de protecção para a ferrugem no metal vivo. Duas camadas são suficientes.
Aplicação do Betume
Depois de limpar com água e passar um pano para tirar qualquer poeira:
No conjunto da embalagem, a tampa serve para misturar o betume.
Põe uma gota de endurecedor (vermelho) e misturem bem. Deves fazer misturas escassas nas 1ªs vezes, para aprenderes a quantidade certa. O que pode correr mal é pôr demasiado endurecedor, (seca muito depressa), ou de menos, (o betume não seca e fica mole)
Aplica camadas finas de cada vez, e evita deixar linhas perturbantes.
Depois de secar (1-2 horas) , lixem se estiver fora da linha da chapa e apliquem mais, até ficar liso. Usa lixa nº80 para forma geral e nº200 para a camada final, até porque o betume agarra melhor um superfícies rugosas.
Não penses que vai ficar perfeito por muito que lixem, pois depois da 1º camada de tinta vão ter "surpresas"
Para as descobrir melhor, põe a lanterna de lado.
Se depois da pintura final aparecerem defeitos "novos", provavelmente por a tinta ser brilhante, é fazer o mesmo, mas usar muito pouca quantidade e lixa 600 ou superior.
Mistura das tintas
Para fazer as misturas, consulta o rótulo e vê a percentagem de diluente a usar.
Com o tempo vais aprendendo a fazer as misturas. Se a tinta, depois de aplicada ficar transparente e escorrer facilmente, ficou demasiado diluída, se sair às gotas, ficou muito densa. Nunca enchas tudo até acima, pois sempre podes adicionar tinta ou diluente, para aperfeiçoar a mistura. Usa uma superfície de teste, como um bocado de metal velho ou mesmo contraplacado antes de aplicar na peça a pintar.
Aplicação
Antes de tudo, tapa as zonas a não pintar com jornal e fita de bate-chapas.
depois de encheres a pistola de tinta, toca a pintar.
Faz traços largos, soltando e prendendo o gatilho fora da chapa, no fim da cada linha. Distância do metal, 20cm sensivelmente. Nunca pares a pistola em cima do metal, sempre em movimento.
Se aplicares linhas na horizontal, o jacto deve estar vertical, e vice-versa.
Se a tinta começar a escorrer, não pintes mais por cima dela, deixem secar e lixem com lixa fina.
À medida que aplicares, vais ganhando experiência.
Primario
Não é muito necessário, sobretudo se a tinta estiver em bom estado, mas sempre fica um trabalho com outro nível.
Aplica-o como outra tinta qualquer, não deixando zonas por pintar.
Depois da primeira camada, não te espantes se veres milhares de pequenas imperfeições na chapa. Põe betume e passa outra camada depois de lixar.
Se não encontrares imperfeições, 2 camadas chegam. Se sim, as camadas de tinta que derem para descobrir e tapar todas as imperfeições chegam muito bem
Tinta Final
Eu costumo usar um esmalte para construção civil. É à volta de 15-20€ a lata de 0.75L, e posso escolher a cor . Se escolheres metalizada, tens de comprar verniz, endurecedor, etc. Pede ajuda numa loja especializada. Cada camada deve passar os 60€, por isso boa sorte
Umas 3 camadas devem chegar. Lixar com lixa fina cada camada, diminuindo, até chegar a nº1000, na camada final. Com o tempo, vais sabendo que lixa deves usar e quando, só pelo toque.
ATENÇÃO: antes de aplicar a tinta final, o primário deve estar perfeitamente aplicado, com uma superfície uniforme e sem defeitos!, senão vão aparecer depois das camadas finais (não vale a pena pensar que essas camadas vão "encher" os riscos mais pequenos, porque isso não acontece)
Montagem
Agora é só montar, com muito cuidado. Aconselho a pôr fita nas onas em que têm de pôr chaves e parafusos. Se a tinta for frágil, e agarrar-se ás fitas, usem pano. |
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RuiAzevedoSilva Vespa 50 S


Registo: Feb 28, 2010 Mensagens: 66
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Colocada: Qua Ago 04, 2010 - 11:24 am Assunto: |
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Obrigado pelo manual, parece bem pormenorizado. MUito obrigado.
Como te baseaste para o fazer? já tens algum restauro feito?
Cumps |
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Pedro Estevão Administrador


Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4974
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Colocada: Sex Ago 06, 2010 - 4:53 pm Assunto: |
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Este manual com fotos... ui, ui
Excelente trabalho!!! |
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joão santos Vespa 300 GT


Registo: Nov 16, 2007 Mensagens: 346 Local/Origem: Cartaxo
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Colocada: Sex Ago 06, 2010 - 6:49 pm Assunto: |
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Excelente... essa de se usar esmalte da Construção Civil numa vespa, é que nunca ouvi falar.  _________________ 50 S, FL2, 125 GTR,PX 125 T5, Rally 200,GTS 300 Super.
http://vespacribatejo.forummaroc.net/ |
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chiclet Vespa Chicco


Registo: Jul 23, 2010 Mensagens: 8
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Colocada: Dom Ago 08, 2010 - 5:25 pm Assunto: |
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eu restaurei uma casal boss, e uma xf17. lol
para a minha vespa, ainda preciso de umas peças..
eu trabalhei num bate-chapas, depois juntei umas coisitas que aprendi na net e ja está . |
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Pedro Estevão Administrador


Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4974
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Colocada: Seg Ago 09, 2010 - 10:42 am Assunto: |
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Sim, mas... eu também já pintei a minha Vespa com esmalte de construção civil, mas normalmente não é isso que se usa...
Dá, mas...  |
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RuiAzevedoSilva Vespa 50 S


Registo: Feb 28, 2010 Mensagens: 66
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Colocada: Dom Ago 22, 2010 - 3:39 am Assunto: |
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Boas
Tenho uma dúvida, este tipo de decapagem pode ser feito? Já coloquei um post acerca da decapagem e a resposta foi elucidativa, o jacto de areia é o melhor. O facto é que queria usar este método porque pretendo ser eu a realizar o meu próprio restauro e não entregar a um profissional. O que me dizem?
Cumps |
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Kosta Vespa Chicco


Registo: Aug 21, 2010 Mensagens: 39 Local/Origem: Portugal/Algarve/Lagos
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Colocada: Dom Ago 22, 2010 - 4:36 pm Assunto: |
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Muito bom é mesmo de quem está habituado a desmontar e a dar-lhe bem PARABÈNS.  _________________ ANDAR DE VESPA È UM ESTILO DE VIDA ! |
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Kosta Vespa Chicco


Registo: Aug 21, 2010 Mensagens: 39 Local/Origem: Portugal/Algarve/Lagos
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Colocada: Dom Ago 22, 2010 - 4:39 pm Assunto: |
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Pedro Estevão escreveu: | Sim, mas... eu também já pintei a minha Vespa com esmalte de construção civil, mas normalmente não é isso que se usa...
Dá, mas...  |
Pois eu trabalhei muito tempo com tintas e sei quue se deve dar um bom primário chamado "primário oxido de ferro" lixar muito bem e depois uma boa tinta celelósica para secar mais rápido e possam dar á pistola fica bem melhor. _________________ ANDAR DE VESPA È UM ESTILO DE VIDA ! |
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Wolf Vespa Chicco


Registo: Feb 16, 2011 Mensagens: 6
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Colocada: Sex Fev 25, 2011 - 10:18 am Assunto: Ajuda |
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Olá,
Este fim de semana vou buscar uma PK 50 xls de 88 para restaurar, mas como sou novo nestas coisas nem sei por onde começar.
1 - Ela esta parada a 6 anos
Nem sei se funciona
Achas que é melhor desmontar a Vespa toda e levar so para ver se o motor esta de boa saude ou levar a Vespa completa para arranjar?
Tens manuais? Podes me fornecer?
Já agora é preciso algumas ferramentas especiais?
Obrigado |
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JAlfaiate Vespa Chicco


Registo: Mar 31, 2013 Mensagens: 8
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Colocada: Seg Abr 01, 2013 - 9:06 pm Assunto: |
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Boas, sou novo aqui e não sei se é por causa disso mas não consigo ver as fotos... alguem sabe porque ? É que eu estou para começar com um restauro e preciso de algumas dicas  |
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