Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

Restauro Vespa VBB

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Esquemas e Manuais
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
RuiAzevedoSilva
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Feb 28, 2010
Mensagens: 66

MensagemColocada: Seg Ago 02, 2010 - 2:11 am    Assunto: Restauro Vespa VBB Responder com Citação

Boas pessoal

Comprei uma VBB recentemente, que está boa de mecanica mas de chapa e e pormenores estéticos necessita de restauro, a questão que me coloco é:

Por onde começo? principalmente o desmontar?

Não vale a pena dizere-me para desistir ou mandar a mota a um mecanico porque o objectivo é mm ser eu a fazê-lo

Cumps a todos
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
chiclet
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Jul 23, 2010
Mensagens: 8

MensagemColocada: Seg Ago 02, 2010 - 10:03 am    Assunto: Responder com Citação

Estou a criar um manual pormenorizado de como restaurar uma mota.. eu amanha posto..

cumps
chiclet Smile
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
chiclet
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Jul 23, 2010
Mensagens: 8

MensagemColocada: Ter Ago 03, 2010 - 3:36 pm    Assunto: Restauro de Vespa, passo a passo Responder com Citação

Espero que gostem, caso haja algum "reparo", digam..
Não sei se o lugar deste tutorial é aqui, mas se nao for, peço a um moderador que faça o favor de o colucar no sitio certo Wink

este tutorial, foi feito com base na minha experiência e com base num manual que encontrei na Internet criado por:"Ciclope".

Materiais

- Tinta de protecção para ferrugem (tipo esmalte)
- Pincéis
- Tinta final
- Primário
- Compressor
- Mangueira de compressor
- Pistola
- Diluente celuloso/sintéctico
- Luvas de couro
- Luvas de vinil
- Berbequim
- Escova de aço para berbequim
- Escova de aço manual
- Máscara
- Lixa 80, 220, 400, 600, 1000
- Betume
- Palha-de-aço
- Lanterna
- Decapante universal
- Conjunto de espátulas de metal, diferentes tamanhos
- Fita de bate-chapas
- Òculos

Informação

Deves anotar tudo o que te faz falta (manetes, frisos, esquema electrico, etc.), para depois teres tudo a mão. É só montar. Wink
Aconselho tirares fotos a tudo, para ser mais fácil memorização. Se precisares de manuais de como desmontar e montar, posso tentar arranjar;)

Desmontagem

Não é obrigatório, mas convém se queres ter um trabalho bem feito.
Se fizeres um risco ou uma mossa, não te preocupes, eu aconselho desmontar ao mais ínfimo pormenor.

Limpeza

Se a pintura estiver em bom estado, sem ferrugem, podes "saltar" este passo.

As peças de alumínio podem ser postas como novas, com uma boa esfregadela com a palha d'aço.

Limpa as sujidades maiores, como terra "antiga", com a escova de aço.
As gorduras e os óleos têm de ser esfregados com panos e limpos com produtos de limpeza, soanzol/lixívia.

Passa o decapante nas zonas que acharem convenientes, com uma espátula.

Preparação do Metal

Se a pintura estiver em bom estado, basta passar com a lixa nº200 ( aconselho antes uma 600, marca menos a pintura anterior)
Senão, toca a passar a lixa nº80.

Os números não precisam de ser exactos. Com o tempo, consegues deduzir a lixa necessária pelo toque, quer na lixa, quer na chapa.
Por isso, aconselho o "lixamento" com as mãos nuas.

Para a chapa com ferrugem, peguem no berbequim com a escova de aço, e, depois de fixar a peça com um grampo, lixem até ao metal. Lixa á volta até aparecer o metal sem ferrugem, mas não muito, pois depois tens de pôr mais betume.

Depois, é passar a pincel, ou não, um produto de protecção para a ferrugem no metal vivo. Duas camadas são suficientes.

Aplicação do Betume

Depois de limpar com água e passar um pano para tirar qualquer poeira:

No conjunto da embalagem, a tampa serve para misturar o betume.

Põe uma gota de endurecedor (vermelho) e misturem bem. Deves fazer misturas escassas nas 1ªs vezes, para aprenderes a quantidade certa. O que pode correr mal é pôr demasiado endurecedor, (seca muito depressa), ou de menos, (o betume não seca e fica mole)

Aplica camadas finas de cada vez, e evita deixar linhas perturbantes.
Depois de secar (1-2 horas) , lixem se estiver fora da linha da chapa e apliquem mais, até ficar liso. Usa lixa nº80 para forma geral e nº200 para a camada final, até porque o betume agarra melhor um superfícies rugosas.

Não penses que vai ficar perfeito por muito que lixem, pois depois da 1º camada de tinta vão ter "surpresas"
Para as descobrir melhor, põe a lanterna de lado.

Se depois da pintura final aparecerem defeitos "novos", provavelmente por a tinta ser brilhante, é fazer o mesmo, mas usar muito pouca quantidade e lixa 600 ou superior.

Mistura das tintas

Para fazer as misturas, consulta o rótulo e vê a percentagem de diluente a usar.

Com o tempo vais aprendendo a fazer as misturas. Se a tinta, depois de aplicada ficar transparente e escorrer facilmente, ficou demasiado diluída, se sair às gotas, ficou muito densa. Nunca enchas tudo até acima, pois sempre podes adicionar tinta ou diluente, para aperfeiçoar a mistura. Usa uma superfície de teste, como um bocado de metal velho ou mesmo contraplacado antes de aplicar na peça a pintar.


Aplicação

Antes de tudo, tapa as zonas a não pintar com jornal e fita de bate-chapas.

depois de encheres a pistola de tinta, toca a pintar.
Faz traços largos, soltando e prendendo o gatilho fora da chapa, no fim da cada linha. Distância do metal, 20cm sensivelmente. Nunca pares a pistola em cima do metal, sempre em movimento.

Se aplicares linhas na horizontal, o jacto deve estar vertical, e vice-versa.

Se a tinta começar a escorrer, não pintes mais por cima dela, deixem secar e lixem com lixa fina.

À medida que aplicares, vais ganhando experiência.

Primario

Não é muito necessário, sobretudo se a tinta estiver em bom estado, mas sempre fica um trabalho com outro nível.

Aplica-o como outra tinta qualquer, não deixando zonas por pintar.

Depois da primeira camada, não te espantes se veres milhares de pequenas imperfeições na chapa. Põe betume e passa outra camada depois de lixar.

Se não encontrares imperfeições, 2 camadas chegam. Se sim, as camadas de tinta que derem para descobrir e tapar todas as imperfeições chegam muito bem

Tinta Final

Eu costumo usar um esmalte para construção civil. É à volta de 15-20€ a lata de 0.75L, e posso escolher a cor . Se escolheres metalizada, tens de comprar verniz, endurecedor, etc. Pede ajuda numa loja especializada. Cada camada deve passar os 60€, por isso boa sorte

Umas 3 camadas devem chegar. Lixar com lixa fina cada camada, diminuindo, até chegar a nº1000, na camada final. Com o tempo, vais sabendo que lixa deves usar e quando, só pelo toque.
ATENÇÃO: antes de aplicar a tinta final, o primário deve estar perfeitamente aplicado, com uma superfície uniforme e sem defeitos!, senão vão aparecer depois das camadas finais (não vale a pena pensar que essas camadas vão "encher" os riscos mais pequenos, porque isso não acontece)

Montagem

Agora é só montar, com muito cuidado. Aconselho a pôr fita nas onas em que têm de pôr chaves e parafusos. Se a tinta for frágil, e agarrar-se ás fitas, usem pano.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
RuiAzevedoSilva
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Feb 28, 2010
Mensagens: 66

MensagemColocada: Qua Ago 04, 2010 - 11:24 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelo manual, parece bem pormenorizado. MUito obrigado.

Como te baseaste para o fazer? já tens algum restauro feito?

Cumps
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Sex Ago 06, 2010 - 4:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Este manual com fotos... ui, ui Cool
Excelente trabalho!!!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joão santos
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Nov 16, 2007
Mensagens: 346
Local/Origem: Cartaxo

MensagemColocada: Sex Ago 06, 2010 - 6:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Excelente... Laughing essa de se usar esmalte da Construção Civil numa vespa, é que nunca ouvi falar. Laughing
_________________
50 S, FL2, 125 GTR,PX 125 T5, Rally 200,GTS 300 Super.

http://vespacribatejo.forummaroc.net/
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
chiclet
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Jul 23, 2010
Mensagens: 8

MensagemColocada: Dom Ago 08, 2010 - 5:25 pm    Assunto: Responder com Citação

eu restaurei uma casal boss, e uma xf17. lol

para a minha vespa, ainda preciso de umas peças..

eu trabalhei num bate-chapas, depois juntei umas coisitas que aprendi na net e ja está Smile.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Seg Ago 09, 2010 - 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

Sim, mas... eu também já pintei a minha Vespa com esmalte de construção civil, mas normalmente não é isso que se usa...

Dá, mas... Cool
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
RuiAzevedoSilva
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Feb 28, 2010
Mensagens: 66

MensagemColocada: Dom Ago 22, 2010 - 3:39 am    Assunto: Responder com Citação

Boas

Tenho uma dúvida, este tipo de decapagem pode ser feito? Já coloquei um post acerca da decapagem e a resposta foi elucidativa, o jacto de areia é o melhor. O facto é que queria usar este método porque pretendo ser eu a realizar o meu próprio restauro e não entregar a um profissional. O que me dizem?

Cumps
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kosta
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Aug 21, 2010
Mensagens: 39
Local/Origem: Portugal/Algarve/Lagos

MensagemColocada: Dom Ago 22, 2010 - 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito bom é mesmo de quem está habituado a desmontar e a dar-lhe bem PARABÈNS. Razz
_________________
ANDAR DE VESPA È UM ESTILO DE VIDA !
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kosta
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Aug 21, 2010
Mensagens: 39
Local/Origem: Portugal/Algarve/Lagos

MensagemColocada: Dom Ago 22, 2010 - 4:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Sim, mas... eu também já pintei a minha Vespa com esmalte de construção civil, mas normalmente não é isso que se usa...

Dá, mas... Cool

Pois eu trabalhei muito tempo com tintas e sei quue se deve dar um bom primário chamado "primário oxido de ferro" lixar muito bem e depois uma boa tinta celelósica para secar mais rápido e possam dar á pistola fica bem melhor.
_________________
ANDAR DE VESPA È UM ESTILO DE VIDA !
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Wolf
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Feb 16, 2011
Mensagens: 6

MensagemColocada: Sex Fev 25, 2011 - 10:18 am    Assunto: Ajuda Responder com Citação

Olá,

Este fim de semana vou buscar uma PK 50 xls de 88 para restaurar, mas como sou novo nestas coisas nem sei por onde começar.

1 - Ela esta parada a 6 anos

Nem sei se funciona Shocked

Achas que é melhor desmontar a Vespa toda e levar so para ver se o motor esta de boa saude ou levar a Vespa completa para arranjar?

Tens manuais? Podes me fornecer?

Já agora é preciso algumas ferramentas especiais?

Obrigado
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
JAlfaiate
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Mar 31, 2013
Mensagens: 8

MensagemColocada: Seg Abr 01, 2013 - 9:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas, sou novo aqui e não sei se é por causa disso mas não consigo ver as fotos... alguem sabe porque ? É que eu estou para começar com um restauro e preciso de algumas dicas Smile
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Esquemas e Manuais Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 0.07 Segundos