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nmelosilva Vespa Chicco
Registo: Sep 30, 2012 Mensagens: 24 Local/Origem: Sintra
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Colocada: Qua Mar 06, 2013 - 2:05 am Assunto: Aqui está mais um restauro!! |
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Olá Pessoal!
Já andava há bastante tempo para restaurar a minha Vespa 50s de 1968. Finalmente, no final do Verão passado deitei mãos à obra.
Já vim aqui ao forum esclarecer umas dúvidas, mas finalmente vou dar-vos a conhecer a evolução deste restauro.
Tenho neste momento tudo desmontado e o chassis já há algum tempo no bate-chapa.
No fim de semana passado arranjei coragem para abrir também o "coração" à menina... pensei que fosse mais complicado.
Então aqui vai o início do relato...
Era uma vez...
já com algumas peças desmontadas..
e com mais alguns parafusos desapertados, ficou neste estado:
um dos problemas mais complicados: o quadro ligeiramente empenado...
e umas soldaduras feitas por mim há alguns anos atrás:
O meu primeiro stress era saber se o motor ainda trabalhava, pois a ultima vez que trabalhou foi à dezoito anos atrás... sendo que boa parte do tempo até passou à chuva e ao sol.
Vi que não tinha corrente na vela, andei a investigar a parte eléctrica. O prato das bobines estava neste estado:
Cheio de óleo e com os fios partidos e outros descarnados. Fiz uma nova cablagem para o prato, coloquei o platinado novo e substituí uma das bobines:
Montei o prato no sitio, gasolina para dentro, dei ao kick e não é que a máquina começa a trabalhar!!! 18 anos parada, passando uma boa parte do tempo à chuva e ao sol, e apenas se queixou de uns cabos eléctricos partidos!!!! Isto é de facto uma grande máquina!
Levei entretanto a chapa para o jato de areia, e depois seguiu para o bate chapa. Ainda estou à espera que o bate chapa faça o trabalho. Depois seguirá para a metalização.
Entretanto os cubos, porcas e parafusos e outras peças pequenas mandei zincar. Aqui tudo preparado para ir para a zincagem:
O trabalho da zincagem ficou porreiro, mas ainda não tirei fotos para colocar aqui...
Neste momento ando de volta do motor. Vou substituir os retentores e alguns rolamentos. queria ainda mandar limpar o carter com o jacto de esferas de vidro, mas não sei onde posso fazer isso na zona de Sintra... se alguém conhecer algum sitio agradeço que me informem.
Entretanto outro stress que tenho, é que o carter está um pouco "picado" da corrosão. penso que aconteceu isto por duas razoes: uma delas foi ter passado muito tempo na rua. A outra, e julgo que a principal, foi por ter andado a brincar com ela na praia também há uns anos atrás...
Penso que isto não dá para mandar soldar. Até tenho medo que aconteça algum azar com a soldadura.
Apesar do aspecto, julgo que o carter aguenta-se, e se for necessário, coloco um pouco daquela massa da Wurth propria para reparar fissuras nos carters
e por hoje chega...
no próximo fim de semana espero ir ter com o bate chapa para ver se o trabalho já está em andamento.
Depois coloco mais fotos.
Obrigado a todos
NS |
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50sroque Vespa 90 SS
Registo: Jun 11, 2008 Mensagens: 102
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Colocada: Qui Mar 07, 2013 - 8:10 pm Assunto: |
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isso aguenta +e so mesmo o aspecto!! consegues arranjar uns carteres baratos.
cumprimentos. |
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nmelosilva Vespa Chicco
Registo: Sep 30, 2012 Mensagens: 24 Local/Origem: Sintra
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Colocada: Dom Mar 10, 2013 - 2:21 am Assunto: |
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Boa Noite Pessoal!
Aqui estão as fotos do material que veio da zincagem. Acho que ficou bom:
Aqui está a menina com o coração às peças:
Decidi mudar todos os rolamentos e retentores do motor. Hoje consegui sacar os rolamentos do motor. Apenas aqueles que estão presos à parede do carter deram um pouco mais trabalho a tirar...
Parece-me que consegui também fazer um bom negócio, já comprei os rolamentos todos novos por metade do preço apresentado no site da SIP... e são SKF. Comprei numa loja que vende rolamentos a acho que consegui um bom preço
Até à próxima! |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4959
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Colocada: Ter Mar 12, 2013 - 7:08 pm Assunto: |
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Mãos à obra!
Material já está todo impecável é só dedicação e t€€mpo!
Bom trabalho! |
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Rui Gomes Vespa Chicco
Registo: Apr 29, 2012 Mensagens: 27
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Colocada: Ter Abr 09, 2013 - 8:41 am Assunto: |
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E então, qual o resultado final?
Abraço. |
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nmelosilva Vespa Chicco
Registo: Sep 30, 2012 Mensagens: 24 Local/Origem: Sintra
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Colocada: Sáb Abr 27, 2013 - 1:21 am Assunto: |
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Boas,
Resultado final ainda não há...
Tenho andado de volta do motor enquanto espero que o bate chapa arranje o chassis.
O chassis neste momento está neste estado:
Quanto ao motor, ando a fazer umas experiências com um jato de areia Home made...
Já se notam alguns resultados:
Espero amanha conseguir limpar o resto do motor para começar a montá-lo em breve.
Também consegui mandar soldar o carter que estava todo picado. penso que ficou bom:
Depois dou mais novidades.
Até à próxima. |
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Nuno Ming@s Vespa 250 GTS
Registo: Dec 02, 2011 Mensagens: 251 Local/Origem: Lisboa
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Colocada: Dom Abr 28, 2013 - 2:40 pm Assunto: |
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Boas,
Para já um bom trabalho realizado.
Continua.
Cumps. _________________ Nuno Guicho aka Ming@s
Vespa LX 50 2008
Vespa PX125E 1985 [ VNX2T ]
Vespa PK 50 XLS 50 1993 [ V5S2T ] |
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nmelosilva Vespa Chicco
Registo: Sep 30, 2012 Mensagens: 24 Local/Origem: Sintra
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Colocada: Seg Abr 29, 2013 - 10:17 pm Assunto: |
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Boas,
Motor limpo e pronto a montar.
Será que estas peças vão ficar todas no sítio certo??
Vamos ver se este motor voltará a funcionar.
Amanhã devo começar a montá-lo.
Entretanto já tenho o chassis pronto de chapa. Vou agora fazer as furações necessárias e mandá-lo para a metalização:
Cumps,
NS |
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nmelosilva Vespa Chicco
Registo: Sep 30, 2012 Mensagens: 24 Local/Origem: Sintra
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Colocada: Sex Mai 24, 2013 - 10:09 pm Assunto: |
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Viva,
Pois é... parece que tenho o primeiro grande stress para resolver... estive a ver mais em detalhe, e o trabalho do chapeiro não ficou grande coisa... Além do avental ficar um pouco empenado, o nariz da mota (aquela parte onde encaixa a buzina) que comprei novo, ficou soldado um pouco mais abaixo do que devia. Felizmente lembrei-me de ensaiar a forqueta antes de mandar para a metalização e pintura e verifiquei que os parafusos do guara-lama ficavam presos no nariz...
Resultado, voltei a levá-la para o chapeiro. O nariz foi corrigido, mas o avental ainda não sei como está. Vou lá amanhã novamente ter com ele, mas acho que tive muito azar com o chapeiro... Penso que ele não vai deixar aquilo como eu quero...
Parece-me que vou ter que arranjar uma alternativa.
Amanhã coloco fotos depois de trazer o chassis para saber as vossas opiniões.
Obrigado
Cumps,
NS |
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