Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
cmsousa Vespa Chicco
Registo: Jan 06, 2015 Mensagens: 13
|
Colocada: Seg Jan 26, 2015 - 11:00 am Assunto: Oleo Caixa - Vespa 50S |
|
|
Bom Dia,
Qual o tipo de oleo/valvulina que devo usar na caixa da vespa 50s. Visto a caixa e a embraiagem estarem juntas devo usar oleo ou Valvulina. De quantos em quantos KM devo mudar o oleo/valvulina.
Cumprimentos, |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Ricardo Ferreira Vespa Chicco
Registo: Jun 25, 2011 Mensagens: 35 Local/Origem: Coimbra
|
Colocada: Seg Jan 26, 2015 - 11:31 am Assunto: Re: Oleo Caixa - Vespa 50S |
|
|
cmsousa escreveu: | Bom Dia,
Qual o tipo de oleo/valvulina que devo usar na caixa da vespa 50s. Visto a caixa e a embraiagem estarem juntas devo usar oleo ou Valvulina. De quantos em quantos KM devo mudar o oleo/valvulina.
Cumprimentos, |
Oleo SAE 30
http://www.sip-scootershop.com/pt/products/oleo+de+transmissao+sip+form_14050000
ou
em algumas bombas da Galp encontra-se, custa cerca de 5€ o litro...
Cump. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
|
Colocada: Seg Jan 26, 2015 - 11:52 am Assunto: |
|
|
Concordo com o Kardus..
SAE 30... ou por vezes 80/90W
Sim, na GALP consegues o famoso Transoil SAE 30.. por volta dos 6/7 euros.. (menos que isso so em promocao) _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
|
Colocada: Seg Jan 26, 2015 - 11:55 pm Assunto: |
|
|
Boas,
A mim aconselharam-me o SAE 30 ou se não encontrasse um 10W40, é esse que estou a usar em semi sintético da marca Mannol. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4954
|
Colocada: Ter Jan 27, 2015 - 1:10 pm Assunto: |
|
|
SAE 30 em quase todas as Vespas.
SAE 90 nas PX modernas, com embraiagem macia.
Importante ressalvar que é óleo de caixa / transferências não é óleo de motor como os carros utilizam. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
|
Colocada: Ter Jan 27, 2015 - 2:47 pm Assunto: |
|
|
Boas PEstevão,
Então quer dizer que o 10W40 não pode ser utilizado nestes motores?
Não quero defender quem me aconselhou este oleo, não foi ele que me o vendeu, não vou mencionar o nome dele mas é um grande mecânico da zona do Porto que só se dedica a Vespas, é estranho...
Mas resumindo tenho de trocar de oleo correcto? não faz mal meter agora um oleo diferente, mesmo que o escorra bem, ficam sempre alguns residuos que se vai misturar com o novo? não dará problemas.
E se perdesse algum dinheiro e fizesse o seguinte, retiro o oleo velho, meto algum do novo, dou algumas voltas ao motor para que o oleo novo se misture bem com o velho, retire este e então coloque o novo novamente , que acham?
Vou ver se desta vez consigo encontrar o SAE 30, não vai ser fácil, vou ver nas bombas da GALP. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4954
|
Colocada: Ter Jan 27, 2015 - 5:33 pm Assunto: |
|
|
FERREIRACARLOS1970 não precisas de citar nomes que não se trata de acusar ou julgar ninguém apenas de dizer o que é mais adequado e recomendado pela Piaggio para as Vespas.
Penso que as Vespas sem serem as "maricas" PX novas com a embraiagem xpto aceitam qualquer coisa sem grandes problemas mesmo óleo de motor que são detergentes. Podem é, com os anos, sentir-se nalguns componentes, quiçá talvez o mais sensível à variação de viscosidade e característricas dos óleos, a embraiagem. A seguir os retentores. O resto são rolamentos que são lubrificados pelo óleo e, podendo sofrer, desde que lubrificados 1/2 de nós não atingirá o ponto de ruptura destes componentes.
Eu também andei muitos anos de 50S com o óleo que havia na garagem dos carros do meu pai, o velhinho Castrol GTX3 15W40 que era de motor e com a graduação errada e nunca parei por esse motivo.
Há uma tabela interessante em que são comparados óleos de motor e caixa em que consegues fazer comparações entre uns e outros, tendo sempre a atenção que os óleos de motor são normalmente sempre detergentes.
Ou tabelas apenas para óleos de motor.
Vês que o multigrade que utilizas teoricamente é melhor do que o monograde SAE30 recomendado pela Piaggio, muitas vezes tens temperaturas acima de 30º e algumas abaixo de 0º, em PT. Melhor ainda, para Portugal, seria o 20W50 Ressalvo novamente serem óleos de motor.
Muitos não ligam às recomendações mas mais ao clima / temperatura. Por exemplo um veículo X na Noruega teoricamente não deve utilizar o mesmo óleo que o mesmo veículo X no Brasil.
Portanto é relativo seguir isto à risca ou não. Agora se fores comparar com o tempo a durabilidade de uma Vespa com SAE30 e com outro óleo, acredito que a que usa o recomendado ganhe.
É por aí... |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
afilipebarbosa Vespa 90 SS
Registo: Jan 08, 2014 Mensagens: 110
|
Colocada: Ter Jan 27, 2015 - 8:00 pm Assunto: |
|
|
Viva PEstevao,
Neste tempo mais frio, vejo que após ligar a vespa 50s a frio e meter a primeira, mesmo com a embraiagem a fundo a mota tenta andar (dá para ver que a embraiagem está a pegar). O mesmo não acontece após andar alguns km.
Verifiquei também que enquanto fria, as mudanças custam mais a entrar, após andar alguns metros e aquecer, as mudanças começam a entrar perfeitamente.
Esta situação acontece mais quando ligo a mota de manhã cedo, se pegar na mota por volta do meio dia, mesmo com o motor frio, isto já não acontece.
Sinceramente não sei qual foi o oleo que mecanico meteu, porque foi ele que meteu o oleo apos reparar o motor, mas isto é uma situação normal para o oleo SAE 30? |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
|
Colocada: Qua Jan 28, 2015 - 12:11 pm Assunto: |
|
|
sim, normalissima.
Deixa andar assim se nao tiveres problemas, e quando fizeres a proxima revisao, muda o oleo para o especificado pela piaggio (SAE30) e nao terás problemas.
Eu ja andei com motores bastante elaborados em provas de resistencia, etc. ja usei 300.. marcas e ref de oleo, rolamentos, vedantes e discos... e digo-te que o melhor é o original (Oleo SAE30).
Quanto a outras opinioes, cada um tem a sua. Eu tenho a minha por experiencia propria.
_________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
|
Colocada: Qua Jan 28, 2015 - 10:53 pm Assunto: |
|
|
gommon escreveu: | sim, normalissima.
Deixa andar assim se nao tiveres problemas, e quando fizeres a proxima revisao, muda o oleo para o especificado pela piaggio (SAE30) e nao terás problemas.
Eu ja andei com motores bastante elaborados em provas de resistencia, etc. ja usei 300.. marcas e ref de oleo, rolamentos, vedantes e discos... e digo-te que o melhor é o original (Oleo SAE30).
Quanto a outras opinioes, cada um tem a sua. Eu tenho a minha por experiencia propria.
|
Pode ser qualquer marca ou há alguma especifica recomendada? |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4954
|
Colocada: Qui Jan 29, 2015 - 12:24 pm Assunto: |
|
|
Sim de facto melhor prova do que as resistencias não há. O que as Vespas "sofrem" e aguentam durante aquelas provas é notável! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
|
Colocada: Sex Jan 30, 2015 - 12:47 pm Assunto: |
|
|
qq marca... mas sendo marca conhecida. melhor! ouvi dizer que anda por ai muita coisa descohecida de vem da asia... _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
|
Colocada: Qua Fev 11, 2015 - 12:23 am Assunto: |
|
|
Boas,
Não consigo encontrar em lado nenhum nem um SAE 30 nem o Transoil, existe muitos pontos de venda com a marca Motul mas ninguém tem o Transoil
Vou continuar à procura. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Ricardo Ferreira Vespa Chicco
Registo: Jun 25, 2011 Mensagens: 35 Local/Origem: Coimbra
|
Colocada: Qua Fev 11, 2015 - 1:05 pm Assunto: |
|
|
Carlos Ferreira escreveu: | Boas,
Não consigo encontrar em lado nenhum nem um SAE 30 nem o Transoil, existe muitos pontos de venda com a marca Motul mas ninguém tem o Transoil
Vou continuar à procura. |
...nas bombas de gasolina da Galp não encontras o galp SAE 30?
atenção que só encontro em algumas bombas da referida marca... Aqui por Coimbra encontra-se na galp em frente ao Coimbra Chopping...
Aquele abraço |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
|
Colocada: Qui Fev 12, 2015 - 12:13 am Assunto: |
|
|
Pois, mas aqui na zona de Guimarães não o consigo encontrar |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|