Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

Relações Mudanças (ratios)
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
pjovp
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Feb 19, 2010
Mensagens: 124
Local/Origem: Loulé

MensagemColocada: Sex Mai 22, 2015 - 4:54 pm    Assunto: Responder com Citação

claro que sim e logo aqui no Algarve que é tudo a comer à grande.
paciência, se tivesse uma garagem privada, até talvez tentasse fazer isto e se corresse mal levava então tudo para a oficina para remendarem a asneira. Como assim não é, tem mesmo que ir para a oficina e eu tenho que me aguentar à bomboca
_________________
Vespa 50s de 1966 (V5SA1T) -- Caixa Curta 4v
Cilindro Pinasco 102cc Aluminio -- Dellorto 19/19 -- Filtro de Ar Malossi -- Andamentos 24/72 -- Escape Polini
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
gommon
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
Local/Origem: Odivelas - Lisboa

MensagemColocada: Seg Mai 25, 2015 - 9:22 am    Assunto: Responder com Citação

pjovp escreveu:
estive a falar com mecânico sobre esta questão dos dentes direitos e tortos (helicoidal) e ele diz que faz toda a diferença. Disse que não posso comprar qualquer uma. Ou é direito ou é Helicoidal, ponto final.
Epá é que não percebo mesmo nada disto c..... lolol

Quando pesquiso por este tipo de relação 18/67 é tudo helicoidal
http://www.sip-scootershop.com/pt/products/combinacao+da+caixa+de_15350000

http://www.endurotrieste.altervista.org/Rapporti_Vespa.html

Como é que uma relação 24/72 com dentes direitos pode ser compatível?


Eu nunca disse que era compativel uma 18/67E com uma 24/72DD.

O que te disse é que se puseres uma 18/67E nao existem pinhoes de 21E que entrem na transmissao, apenas existem de 19E da DRT.

Quanto á 24/72DD, existem pinhoes 21, 22, 23 e 25DD que entram na 24/72DD.

Percebeste?
_________________
FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage<
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
gommon
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
Local/Origem: Odivelas - Lisboa

MensagemColocada: Seg Mai 25, 2015 - 9:35 am    Assunto: Responder com Citação

vai prai uma grande confusao com as transmissoes.

Normalmente as vespas 50 em Portugal trazem 14/69.
Em raros casos 15/69

Atencao que nem tudo (ou quase nada) que se diz na SIP é verdade ou pode ser 100% valido nas nossa vespas 50.

Atencao que as caixas das vespas 50 portuguesas sao caixas longas, ao contrario da Italia, Espanha, Alemanha, etc que sao caixas Curtas.

Assim o Ratio da transmissao primaria teá de ser diferente do que a SIP aconselha... Very Happy Cool
_________________
FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage<
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
pjovp
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Feb 19, 2010
Mensagens: 124
Local/Origem: Loulé

MensagemColocada: Qua Mai 27, 2015 - 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação

assim sendo, qual o tipo de rácio a utilizar num upgrade deste género?

Entretanto já me chegou a desmultiplicação (24/72), algo que ainda nem sei se irei instalar ou não



_________________
Vespa 50s de 1966 (V5SA1T) -- Caixa Curta 4v
Cilindro Pinasco 102cc Aluminio -- Dellorto 19/19 -- Filtro de Ar Malossi -- Andamentos 24/72 -- Escape Polini
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joão
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Mar 27, 2012
Mensagens: 46

MensagemColocada: Qua Mai 27, 2015 - 4:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas.
Ganda cena... agora é que ninguem apanha a maquina... Laughing
Para essa relação de caixa, precisas de um bom cilindro , do tipo 102 não é?
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pjovp
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Feb 19, 2010
Mensagens: 124
Local/Origem: Loulé

MensagemColocada: Qua Mai 27, 2015 - 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Pinasco 102 em aluminio é o que deve estar a chegar
_________________
Vespa 50s de 1966 (V5SA1T) -- Caixa Curta 4v
Cilindro Pinasco 102cc Aluminio -- Dellorto 19/19 -- Filtro de Ar Malossi -- Andamentos 24/72 -- Escape Polini
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joão
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Mar 27, 2012
Mensagens: 46

MensagemColocada: Qui Mai 28, 2015 - 9:41 am    Assunto: Responder com Citação

pjovp escreveu:
Pinasco 102 em aluminio é o que deve estar a chegar


Isso tá bem!! Very Happy
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pjovp
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Feb 19, 2010
Mensagens: 124
Local/Origem: Loulé

MensagemColocada: Qui Mai 28, 2015 - 10:12 am    Assunto: Responder com Citação

entretanto já me chegaram o resto das peças (cilindro, carburador, filtros, etc)
Nem abri, o individuo dos CTT entregou-me aquilo e meti na mala do carro.
Vou à oficina entregar a bagagem daqui a pouco.
_________________
Vespa 50s de 1966 (V5SA1T) -- Caixa Curta 4v
Cilindro Pinasco 102cc Aluminio -- Dellorto 19/19 -- Filtro de Ar Malossi -- Andamentos 24/72 -- Escape Polini
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joão
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Mar 27, 2012
Mensagens: 46

MensagemColocada: Qui Mai 28, 2015 - 12:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Depois diz como ficou Laughing Laughing

Cumprimentos
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pjovp
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Feb 19, 2010
Mensagens: 124
Local/Origem: Loulé

MensagemColocada: Qui Mai 28, 2015 - 2:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Já fui entregar as peças mas tive mesmo para trazer a mota da oficina, pois ouvi logo a boca (Isto é como fazer a comida em casa e ir sentar-se num restaurante para comer)

Pelo que pude ver, a transmissão ou cesto da embraiagem (sei lá o nome daquilo me português) é muito mais evoluída que o original. A nova é mais pequena, pesa menos e tem molas enquanto que as originais são muito rudimentares. Só aqui é uma evolução positiva.

O kit de cilindro tinha muito bom aspecto mesmo.
Como nunca tinha tido peças de vespa na mão, fiquei bastante surpreso com o tamanho das coisas. Parecem acessórios para brincar lolol

Não vejo é a hora de ver aquilo tudo a bombar, mas quer-me parecer que aquela boquinha que ouvi, traz nas entre-linhas a mensagem que vou levar com a faca nas costas na altura de pagar....
_________________
Vespa 50s de 1966 (V5SA1T) -- Caixa Curta 4v
Cilindro Pinasco 102cc Aluminio -- Dellorto 19/19 -- Filtro de Ar Malossi -- Andamentos 24/72 -- Escape Polini
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pjovp
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Feb 19, 2010
Mensagens: 124
Local/Origem: Loulé

MensagemColocada: Qui Mai 28, 2015 - 2:44 pm    Assunto: Responder com Citação

só hoje é que recebi a resposta da SIP.
EStes gajos não valem mesmo nada. Não só vendem mais caro do que em qualquer outro lugar como têm um péssimo serviço ao cliente.

Bem, para o Pinasco 102cc recomendaram esta desmultiplicação:
http://www.sip-scootershop.com/en/products/gearbox+2769+256+teeth+_15330000

Completamente o oposto do que diz no site deles.
_________________
Vespa 50s de 1966 (V5SA1T) -- Caixa Curta 4v
Cilindro Pinasco 102cc Aluminio -- Dellorto 19/19 -- Filtro de Ar Malossi -- Andamentos 24/72 -- Escape Polini
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Sex Mai 29, 2015 - 5:36 pm    Assunto: Responder com Citação

pjovp foi como te disse há uns posts atrás.

Mandar fazer tudo em oficinas... nota preta. E depois, está visto, queriam ainda mamar nas peças. Redobro a recomendação: cuidado com isso!

A SIP... pá é boa e má. Quem sabe o que quer, compra, quem não sabe... pode não ser boa para os teus conhecimentos e teus timmings (não tenho nada a ver com a SIP e raramente mandei vir coisas de lá). E aliás têm oficina mas são maioritariamente fabricantes / vendedores de peças. O teu conhecimento na matéria é curto, está visto, e portanto deverias ter estudado primeiro a lição, ver o que realmente resultava melhor e depois aventurares-te neste "todo um mundo" dos kitanços das Vespas. Acredita, é todo um mundo infinito de possibilidades, combinações, etc, etc e apanhar a certa há primeira é praticamente impossível. Shocked

Re-recomendo-te novamente calma, cuidado e ponderação. Pensa bem o que queres e se queres mesmo mandar fazer numa oficina. Olha que nem sempre é assim tão complicado e com calma, pergunta aqui, ver ali, acho que consegues. É que sem conhecimento e a fazer alterações e experiências, podes passar a ter a Vespa mais na oficina do que a andar! Confused

Boa sorte!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pjovp
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Feb 19, 2010
Mensagens: 124
Local/Origem: Loulé

MensagemColocada: Sex Mai 29, 2015 - 5:50 pm    Assunto: Responder com Citação

à 2 anos que penso em fazer este upgrade.
Já li e estudei muito, dentro das minhas limitações e conhecimento quase zero em mecânica.

A minha única dúvida era ou é, exclusivamente a relação da caixa e nada mais e quanto mais leio ou peço opiniões mais baralhado fico. Cada um tem a sua experiência e justificação e o que constatei, é que não é uma ciência exacta.
Vou arriscar o 24/72 e caso não fique ideal, compenso trocando o pinhão. Simples.

Quando a fazer numa oficina, mesmo que me quisesse aventurar, correndo o risco de fazer mais mal que bem, não tenho como e onde fazer. No meu prédio tenho mais 2 vizinhos com vespas e um deles até talvez fosse capaz de dar conta do recado, mas lá está, falta o local e as ferramentas para levar a cabo esta intervenção.

Sabes que mais, nesta oficina, é daqueles senhores que só fizeram isto a vida toda e sabem o que fazem. Vou pagar mas sei que vai ficar bem feito Wink
_________________
Vespa 50s de 1966 (V5SA1T) -- Caixa Curta 4v
Cilindro Pinasco 102cc Aluminio -- Dellorto 19/19 -- Filtro de Ar Malossi -- Andamentos 24/72 -- Escape Polini
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Sex Mai 29, 2015 - 6:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Certo, certo, certo. Não disse o que disse com base em qualquer conhecimento do local, apenas pelo que disseste. Mas se são "old school" é quase normal as bocas... mal dura das motorizadas habituada a muita história... Cool
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
gommon
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
Local/Origem: Odivelas - Lisboa

MensagemColocada: Seg Jun 01, 2015 - 11:57 am    Assunto: Responder com Citação

pjovp.

Como te disse nuns post anteriores, essa relacao primaria (24/72) vai ficar muito longa na tua vespa.

1º-A transmissao das vespas portuguesas é chamada "caixa longa" com trifixo 10-15-21-25 ou 26.
2º-A transmissao das vespas Italianas, Espanholas, Francesas, etc tem "caixa curta" com trifixo 10-14-18-22

E dai o "engano" sugerido pela SIP quase sempre... Confused

Como é normal, e se fizeres as contas.... com caixa longa!


velocidade maxima de 126km/h

Com caixa Curta...





Velocidade maxima 97km/h....

E como podes ver o "ratio" de 3ª para 4ª é bastante diferente, com isto podes concluir que com caixa curta aguenta a 4ª a puxar, com caixa longa nem sei se consegues puxar a 3ª a fundo....

Solucao:
1ª metes essa 24/72 e trocas o pinhao para 22dentes (3.27) ou 23dentes (3.13).... que mesmo assim terá de ter um bom escape para tirar partido da 4ª sem morrer muito.
2ª nao metes essa 24/72 e metes no maxima uma 18/67 (3.72) e ficas com a vespa a despachar todas as 4 velocidades e com top speed de 100km/h



Espero ter ensinado alguma coisa.....
Very Happy Cool
_________________
FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage<
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
Página 2 de 5

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 0.05 Segundos