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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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Autor Mensagem
Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Ter Jun 02, 2015 - 3:32 pm    Assunto: Responder com Citação

gommon muito bom!
Creio que (quase) todos aprendemos alguma coisa! Cool
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pjovp
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MensagemColocada: Qui Jun 04, 2015 - 11:37 am    Assunto: Responder com Citação

Gommon brutal! muito Obrigado

Esta manhã fui à oficina e a Vespa já estava assim:







Mandei meter tudo novo, retentores, borrachas, selector de mudanças etc.
Aproveita a oportunidade e vai levar o amortecedor traseiro e o frontal se conseguir em preto.

Agora novas dúvidas.
1. Mandei trabalhar a combota e a admissão e o mecânico mostrou-me a combota e já estava trabalhada. Portanto o anterior dono já tinha mexido nela..
2. Confirma-se que a relação de caixa que lá estava era a 18/67. Agora fica a dúvida, esta é uma Vespa de caixa curta, originalmente, ou foi colocada esta relação posteriormente?
Visto que a combota está trabalhada, o que antes era uma certeza passou agora a ser uma dúvida.

Porque se isto for de facto uma caixa curta, meto-lhe o 24/72, se for uma caixa longa com esta relação colocada posteriormente, talvez pense em mantê-la, já que a 24/72 ficaria demasiado longa....

O escape que a mota tem é aquele que está no chão, um Polini.

Tenho pouco tempo para tomar a decisão pois tudo aponta para a mota estar pronta 2ª feira....
Como posso saber isto?
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Vespa 50s de 1966 (V5SA1T) -- Caixa Curta 4v
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MensagemColocada: Qui Jun 04, 2015 - 11:57 am    Assunto: Responder com Citação

esqueci-me de mencionar e não sei se faz diferença, mas a Vespa esta a dar entre os 60-65km/s, a borrar-se toda, com cilindro 75cc, o escape polini, gigleur aumentado e portanto com a relação 18/67...
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MensagemColocada: Qui Jun 04, 2015 - 3:07 pm    Assunto: Responder com Citação

depois desta explicação tão pormenorizada e técnica do amigo Gommon, não aguentei e tive que ir à oficina.
Confirmo portanto que o setup original da mota é:

Desmultiplicação - 18/67
Trifixo - 10-14-18-22

Portanto, fica confirmado que tem uma caixa curta e que pode levar com a desmultiplicação 24/72 correcto?
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MensagemColocada: Qui Jun 04, 2015 - 4:32 pm    Assunto: Responder com Citação

pjovp escreveu:
depois desta explicação tão pormenorizada e técnica do amigo Gommon, não aguentei e tive que ir à oficina.
Confirmo portanto que o setup original da mota é:

Desmultiplicação - 18/67
Trifixo - 10-14-18-22

Portanto, fica confirmado que tem uma caixa curta e que pode levar com a desmultiplicação 24/72 correcto?


correcto pjovp!

mete a 24/72 á confianca!

PS.... LIMPA-ME esse motor por dentro!!!! Shocked Confused Isso andou na guerra? Que oleo poes na caixa? Quantas vezes o mudaste? Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
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MensagemColocada: Qui Jun 04, 2015 - 4:47 pm    Assunto: Responder com Citação

vai ser todo lavadinho, claro, atão?
não sei o óleo, é o mecânico que mete, mas ela andava perder óleo por tinha o cárter rachado. No local indicado ali na foto.
Aquilo tem umas borrachas que estavam todas desfeitas (tb se podem ver na foto) e aparentemente cada vez que dava o kick, havia ali uma peça que raspava na parte inferior dentro do cárter e acabou por rachá-lo.
Vai ter que ser soldado.
Esta intervenção veio mesmo a calhar. São daquelas coisas que acontecem na altura certa


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MensagemColocada: Seg Jun 08, 2015 - 10:58 am    Assunto: Responder com Citação

ok, mas ve la se te fazem um trabalho em condicoes na solda, pois se isso fica empenado, nunca mais é motor... Confused
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MensagemColocada: Seg Jun 08, 2015 - 11:18 am    Assunto: Responder com Citação

disso estou completamente seguro!
O mecânico não é nenhum curioso, é uma pessoa já com os seus 60 anos e a única ocupação que conheceu na vida vou trabalhar nestas motas. Aqui no Algarve, pode haver malta com experiência, mas com a escola deste não há seguramente.

Já agora, onde posso mandar fazer matriculas clássicas para trocar este avental amarelo que tenho ali pendurado na parte de trás? E eu sei que não é legal!
Uma loja de porcaria chamada MatriculaVirtual negou-se fazer porque não é legal matriculas clássicas em ciclomotores, mesmo após eu ter insistido e estar a par da legislação em vigor....Que anormais
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MensagemColocada: Seg Jun 08, 2015 - 3:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Dei um pulinho à oficina para ver como estavam a andar os trabalhos.
O motor já estava todo lavadinho e parecia outro.
A admissão já estava alargada.
Vai ter que levar uma cremalheira que engata no kick, pois a de origem estava toda gasta/comida.
É só despesa a amontoar, mas tb fica quase nova.

Entretanto ficam aqui mais umas fotos de umas pecinhas que que irão ser instaladas:






O amortecedor frontal tem 4 ou 5 posições de ajuste.

Em principio está pronta amanhã.
Não sei como pois aqui ainda está tudo em peças e o cárter ainda nem foi soldado, mas como o homem é uma máquina, acredito.
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MensagemColocada: Seg Jun 08, 2015 - 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação

para alem de alargares a admissao, tambem convem acertar os carteres pelas janelas do cilindro.. Very Happy Cool
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MensagemColocada: Seg Jun 08, 2015 - 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação

isto atrás de uma vem outra e a este ritmo nunca mais lá chego.
o que está feito está feito, o que ficou por fazer fica para a próxima ou não fica
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MensagemColocada: Ter Jun 09, 2015 - 8:44 am    Assunto: Responder com Citação

isso é facil.. é so porque ja que estas com o motor aberto... Cool

http://www.scooterhelp.com/tuning/vespa.polini.130.install.html

Cool Cool
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MensagemColocada: Ter Jun 09, 2015 - 6:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Este homem não brinca em serviço.
Ligou-me logo de manhã a informar que mota estava pronta a levantar.
Só consigo ir lá amanhã. Que noite que vai ser.....
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MensagemColocada: Qua Jun 10, 2015 - 1:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Então já fui buscar a máquina. Aquilo tá com uma genica do catano.
Logo quando saí da oficina, assim que metia a terceira, ela afogava.
Voltei lá e era o gigleur. Estava com o de origem (74) e não aguenta.
O mecânico não tinha lá nenhum maior de maneira que alargou o original. Ficou a andar bem.
Trouxe a Mota para casa sem problemas. Mais ou menos 20kms. Estiquei um pouco e dei 80kms/h.

Agora os stresses. No caminho, parei algumas vezes e sentia Que ao arrancar parecia ter um lag no acelerador parecia que ia afogar mas depois andava na Boa. Quando cheguei a casa, desliguei-a para dar uma vista de olhos com mais atenção.
Depois fui dar mais uma volta, é o vício, mas nem chegou a fazer 1km, afogou e já não pegou mais. Tive que trazê-la à mão. Quando cheguei a casa dei ao kick e pegou à primeira mas já nem fui andar mais....
O que poderá ser?
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MensagemColocada: Qua Jun 10, 2015 - 6:29 pm    Assunto: Responder com Citação

acho que já resolvi a situação.
era a vela que estava a encharcar.
Tinha uma NGK B8HS, troquei por outra igual e pegou à primeira mas encharcou nem 1 minuto depois a trabalhar ao ralenti.
Depois troquei por uma NGK B7HS e já não voltou a encharcar....
Lá está eu cada vez percebo menos desta sucata, todos os sites recomendam as NGK B9HS, no entanto parece que descer o numero para uma vela mais quente é que é a solução, ou estou errado?

PS.: fui andar numa 50s do meu vizinho que tem um motor de uma PK125XL e só vos digo isto, não gastem dinheiro em upgrades como eu fiz. Metam um motor de uma PK125XL. Aquilo anda que nem um avião. Até o trabalhar, excelente. Nem parece que vamos sentados numa 50. Aliás assim que passei para a minha, quando antes dava-me a sensação de estar um avião, agora parece-me um canhão lolol
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