Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


Secções
· Contactos
· Fórums
· Técnica
· Vídeos
Sobre o V.C.L.
· Política de Privacidade
· Pagamento de Quotas
· Novo Sócio
· A nossa Sede...
· Orgãos Directivos
· Protocolos
Pesquisa
Google
VespaClubeLisboa
EuroVespa2004
Web
Foto do dia

P1200565.JPG

Ir para a galeria...
Redes sociais
FacebookTwitter
Login
Username

Password

Ainda não tem uma conta? Pode criar uma aqui. Como utilizador registado, pode configurar o site de acordo com as suas preferências, além de ter outras vantagens exclusivas.
Técnica: Mudança do óleo do motor
A cada 5000 quilómetros

Página 1 de 3

Numa Vespa, se calhar a tarefa mais rotineira, a seguir ao pôr gasolina no depósito, é o substituir do óleo do motor. É recomendável que o mesmo seja feito a cada 5000 quilómetros, para salvaguarda de todos os componentes mecânicos do motor, se calhar o mais importante, os discos da embraiagem. Por isso é aconselhado usar óleo da graduação recomendada pelo fabricante (que varia conforme o modelo de Vespa em questão).

Para esta tarefa precisamos:

- chave de bocas nº11
- chave de fendas grande
- um recipiente para recolha do óleo usado
- uma almotolia (seringa grande ou semelhante)
- óleo de caixa / diferenciais novo (verificar graduação recomendada)



Comecemos então...



Aqui temos um motor típico de Vespa do dia-a-dia.



Sujo, com areia, terra, etc. O ideal seria aproveitar o processo de mudança do óleo e limpar todo o motor / cárter, mas, pelo menos, no mínimo dos mínimos, que se limpe a zona à volta dos bujões. Assim eliminamos a sujidade (areias, fundamentalmente) que poderiam moer as roscas quer do cárter, quer do bujão.



Depois da limpeza, começamos por desapertar o bujão inferior, com a ajuda de uma chave de bocas nº11, para que saia todo o óleo do cárter.




Página seguinte (2 de 3) Página seguinte




Quer ter as notícias do Vespa Clube de Lisboa, sempre actualizadas, no seu site? É simples, clique aqui e saiba como...
Copyright © Vespa Clube de Lisboa, excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios)
CMS based on PHP-Nuke | Engineering: net7ra
Página gerada em: 0.19 Segundos