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Técnica: Mudança do óleo do motor A cada 5000 quilómetros
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Numa Vespa, se calhar a tarefa mais rotineira, a seguir ao pôr gasolina no depósito, é o substituir do óleo do motor. É recomendável que o mesmo seja feito a cada 5000 quilómetros, para salvaguarda de todos os componentes mecânicos do motor, se calhar o mais importante, os discos da embraiagem. Por isso é aconselhado usar óleo da graduação recomendada pelo fabricante (que varia conforme o modelo de Vespa em questão).
Para esta tarefa precisamos:
- chave de bocas nº11
- chave de fendas grande
- um recipiente para recolha do óleo usado
- uma almotolia (seringa grande ou semelhante)
- óleo de caixa / diferenciais novo (verificar graduação recomendada)
Comecemos então...
Aqui temos um motor típico de Vespa do dia-a-dia.
Sujo, com areia, terra, etc. O ideal seria aproveitar o processo de mudança do óleo e limpar todo o motor / cárter, mas, pelo menos, no mínimo dos mínimos, que se limpe a zona à volta dos bujões. Assim eliminamos a sujidade (areias, fundamentalmente) que poderiam moer as roscas quer do cárter, quer do bujão.
Depois da limpeza, começamos por desapertar o bujão inferior, com a ajuda de uma chave de bocas nº11, para que saia todo o óleo do cárter.
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