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Técnica: Limpeza do carburador
Esquema de um carburador Vespa de cilindrada superior a 50cc.
LEGENDA
1 - Agulha
2 - Boia
3 - Gigleur altas
4 - Gigleur altas
5 - Gigleur altas
6 - Gigleur baixas
7 - Regulação combustível / ar
8 - Regulação ralenti
9 - Válvula do combustível
10 - Gigleur arranque ("ar aberto")
11 - Abertura do ar
Para a limpeza do carburador, devem-se desmontar todas as partes que o compõem e lava-las com um solvente (gasolina, petróleo, acetona, etc) não gorduroso, enxugando-se em seguida com o auxílio de um compressor.
Lavagem do filtro de ar. Com uma tina cheia de solvente, enxaguar bem. No fim, soprar com o auxilio de um compressor.
Neste processo, deve-se ter especial atenção a todos os canais do carburador de modo a que não fiquem entupidos com impurezas.
Verifiquem os desgastes de todas as peças, com especial enfoque na válvula do combustível (item nº 9), que deve deslizar livre e suavemente. Em caso de prisão ou folga excessivas, deve-se proceder à sua substituição.
A cada limpeza / remoção do carburador, devem-se substituir todas as juntas.
Carburador desmontado e todas as partes que o constituem.
DICA
Para facilitar o acesso à afinação do carburador, principalmente ao parafuso que afina a regulação combustível / ar (item nº 7), que se encontra "escondido" por trás do motor do arranque eléctrico, pode-se fazer um rasgo no parafuso, como na figura que se segue.
Assim, consegue-se facilitar o acesso com a ajuda de uma chave de fendas fina...
por: Pedro Estevão
Copyright © Vespa Clube de Lisboa: todos os direitos reservados! Publicado em: 2007-12-27 20058 leituras
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