Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Sex Dec 12, 2014 - 11:13 pm Assunto:
Boas,
Já adquiri um veio secundário usado para substituir o meu que ficou com a rosca estragada, só me falta adquirir o resto para fechar novamente o motor, cruzeta, juntas, mola da cruzeta, etc...
Existe um peça que retirei do tubo de acelerador da minha Vespa que ainda não sei qual a sua função, a minha estava partida, mas ela é assim:
Sabem-me dizer qual a sua função?
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Dom Jan 04, 2015 - 6:58 pm Assunto:
Boas,
Após uma ausência forçada devido à avaria do me PC cá estou de novo, para relatar as minhas ultimas experiências com a minha Vespa. Já adquiri e coloquei a nova cruzeta, comprei a RMS de 51 mm que é a aconselhada para este motor, agora as velocidades já não saltam. Mas tenho notado que por vezes (não é sempre) ao passar da 1ª para a 2ª o punho fica preso, a velocidade não entra, será de ser a cruzeta nova?
Também substitui a mola da cruzeta, um dos anilhos dos carretos para diminuir à folga, o platinado e o condensador.
Coloquei as legendas no avental e atrás (já sei que vão chover criticas à legenda do avental)
Construí um pequeno silenciador para o escape, sempre considerei este demasiadamente ruidoso para uma Vespa, mas anda não estou satisfeito com o som.
Também consegui acabar com a pinga de óleo do kicks, meti um oring mais grosso e coloquei um casquilho em cobre no eixo para encher mais um bocadinho e tornar o eixo mais liso.
Aqui ficam umas fotos de tudo isto:
Mas antes das fotos, gostaria de lhes expor uma situação que me anda a tirar o sono, depois desta abertura do motor fui dar uma volta para ver se estava tudo a funcionar correctamente e passado poucos quilómetros (3 ou 4 só) o motor parou, ao primeiro começou a falhar e depois deixou completamente de responder ao acelerador, parou e pronto. Depois de ter arrefecido pegou à primeira como se nada tivesse acontecido, alguém sabe o que possa ser? De início desconfiei que fosse o platinado mal afinado, hoje alterei a abertura deste para mais e para menos mas continua sempre igual, depois do motor aquecer, pára.
Criticas nenhumas se tens noção que a coisa não está de origem mas gostas assim, a Vespa é tua!
Relativamente aos outros pontos como sempre um excelente trabalho!
O escape, esse escape, vai sempre fazer um barulho... "manhoso". Já tive um fiz e aconteci, meti e tirei interiores, etc, etc e o barulho (e prestações) foram sempre desagradáveis.
O desligar-se.... maaaaauuuuuuuuuu Mas antes não fazia isso? E só acontece mesmo apenas a quente ou após andar uma certa distância? Ao desligar-se é tipo ratere? Acelera-se antes de desligar?
Pergunto tudo isto porque podem ser uma série de coisas ainda...
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Ter Jan 06, 2015 - 4:07 pm Assunto:
Pedro Estevão escreveu:
O desligar-se.... maaaaauuuuuuuuuu Mas antes não fazia isso? E só acontece mesmo apenas a quente ou após andar uma certa distância? Ao desligar-se é tipo ratere? Acelera-se antes de desligar?
Pergunto tudo isto porque podem ser uma série de coisas ainda...
Boa tarde!
Antes de abrir o motor para substituição da cruzeta, nunca tinha acontecido nada disto, por vezes o motor no ralenti desligavasse e era dificil de repor a trabalhar. Mas ir abaixo em andamento nunca.
Aparentemente esta situação só acontece quando o motor atinge uma determinada temperatura, não tem a ver com distâncias percorridas. Ao disligar-se deixa de responder ao acelerador e dá uns gèneros de estoiros, inicilamente suspeitei do platinado mal afinado mas já alterei a abertura deste de várias maneiras e mantem-se tudo na mesma. Ao desligar-se não fica acelarada, vai abaixo e pronto.
Como disse anteriormente aproveitei a desmontagem do motor, neste caso do volante para meter um condensador novo e o platinado, de resto não mechi em mais nada, o atraso é o mesmo, a afinação do carburador também, não sei mesmo o que fazer mais.
PS. O que chamam/consideram rateres?
Não será que a anilha de tirar a folga tenha ficado demasiado "apertada" e quando o material dilata prende tanto o motor que ele não tem força para isso? Parece-me demasiado rebuscado mas sem rateres... dificilmente é um problema electrico...
Isto é um ráter... de um carro, parece um tiro (aos 0,22m). De uma Vespa é semelhante a um "assopro", dependendo do motor estar original ou não, mais ou menos alto / intenso.
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Qua Jan 07, 2015 - 11:13 pm Assunto:
Pedro Estevão escreveu:
Não será que a anilha de tirar a folga tenha ficado demasiado "apertada" e quando o material dilata prende tanto o motor que ele não tem força para isso? Parece-me demasiado rebuscado mas sem rateres... dificilmente é um problema electrico...
Isto é um ráter... de um carro, parece um tiro (aos 0,22m). De uma Vespa é semelhante a um "assopro", dependendo do motor estar original ou não, mais ou menos alto / intenso.
Boas,
O anilho foi para lhe tirar para lhe tirar parte da folga que ultrapassava os limites, a folga recomendada para estes motores anda entre 0.15 e 0.40 mm e no meu caso estava com cerca de 0.45 mm, a anilha que meti é de 1.20 mm e a que tirei era de 1.05 mm, por isso passei a ter uma folga de cerca de 0.30 mm (0.45 - 0.15), valor que se situa dentro do recomendado. Quando o motor pára, dou ao kisks e o motor anda de volta normalmente, não está preso.
Quanto aos tais rateres, como disse o post anterior sim faz chamei-lhes estoiros, acha que poderá ser algo eléctrico? mas antes de substituir o condensador e o platinado não fazia nada disso, será o condensador novo com anomalia?
E quanto à 2ª velocidade por vezes entrar mal, que acham que será?
Estou a ficar um bocado desanimado com todas estas situações, abri o motor para tentar melhorar o funcionamento deste, mas parece que ficou ainda pior.
Ah ok isso são "boas notícias" então. Se faz rateres / estoiros é definitivamente um problema electrico. Aliás, devia vir em todos os manuais de Vespa: faz rateres? Então é electrico!
Não tenho qualquer pista sobre o que poderá ser, no seu caso, talvez começasse pelo... condensador, colocando o velho novamente e experimentando. Tb pode ser o platinado que ambos mexem com uma parte fundamental da parte electrica do motor mas a minha sugestão prende-se talvez com a maior facilidade de mudar o condensador do que o platinado e toda a afinação inerente.
Pode também verificar se, em nenhum ponto destas substituições, exista algum fio mal soldado ou mesmo partido (porque muitos deles são velhos e com as mexidas...)
Não desanimar! Depois de tão bom trabalho isto são só as peripécias da perfeição que depois de alcançada... ficará ainda mais ouro sobre o azul!
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Qua Jan 21, 2015 - 12:50 am Assunto:
Boas,
Este sábado voltei a colocar o platinado e o condensador que tinha substituído, o tempo não permitiu grandes testes por causa da chuva, mas aqueci o motor dentro da garagem durante cerca de meia hora e depois entre dois aguaceiros fui dar uma pequena volta e aparentemente está a funcionar bem, não se foi abaixo, mas o próximo fim de semana já não há previsões de chuva vou testá-la melhor, mas numa coisa reparei, com o motor a trabalhar sem a borracha do volante vê-se a parte eléctrica no interior e reparei que com este condensador (o velho) a faísca que acontece no platinado é substancialmente maior do que com o condensador novo, seria o condensador anómalo? qual a função do condensador?
Alguém já mudou a cruzeta? de inicio não tiveram dificuldades em mudar as velocidades? como referi anteriormente, por vezes tenho dificuldades em passar da 1ª para a 2ª o punho fica preso, mas na maior parte das vezes entram bem, será da cruzeta ser nova?
Deixo aqui um video do som do motor, não acham muito ruidoso para uma 50?
Que acham do escape de origem? não prejudica as prestações?
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
Colocada: Qua Jan 21, 2015 - 10:09 am Assunto:
Sim, com a cruzeta nova ao inicio as mudanças estao um pouco presas.. com a rodagem isso vai acamar e fica bom.
Quanto ao condensador novo vs velho... ja me aconteceu comprar um condensador "supostamente" novo e quando vou montar no motor ele esta estragado.... vou la devolver e trago outro ate ser "bom".
Verifica se esse condensador novo esta bom... _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage<
Tb aposto no condensador novo marado. Experimenta mudar apenas o platinado e deixar o condensador a ver o que acontece.
Penso que o papel do condensador seja deixar passar a corrente com a intensidade o mais indicada possível para o platinado. Ou seja, o condensador recebe energia e "condensa-a" / acumula-a até o circuito ser fechado e aí ele liberta tudo o que condensou / acumulou, deixando o restante circuito funcionar. Caso o condensador esteja marado não armazena a corrente certa e quando a deixa sair, sai mais fraca.
Mas com estas peças a Vespa parece estar com um trabalhar impecável!
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Sex Jan 23, 2015 - 12:10 am Assunto:
gommon escreveu:
Sim, com a cruzeta nova ao inicio as mudanças estao um pouco presas.. com a rodagem isso vai acamar e fica bom.
Quanto ao condensador novo vs velho... ja me aconteceu comprar um condensador "supostamente" novo e quando vou montar no motor ele esta estragado.... vou la devolver e trago outro ate ser "bom".
Verifica se esse condensador novo esta bom...
Obrigado pela resposta gommon,
Assim, já fico mais descansado em relação às velocidades.
Quanto ao condensador vou ficar com o prejuízo aproveitei para o mandar vir da SIP (Alemanha) quando encomendei a cruzeta e as outras peças para acabar o restauro
Mas no fim de semana já vou tirar a prova dos nove e ver se era mesmo o condensador que estava avariado.
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Sex Jan 23, 2015 - 12:15 am Assunto:
Pedro Estevão escreveu:
Tb aposto no condensador novo marado. Experimenta mudar apenas o platinado e deixar o condensador a ver o que acontece.
Penso que o papel do condensador seja deixar passar a corrente com a intensidade o mais indicada possível para o platinado. Ou seja, o condensador recebe energia e "condensa-a" / acumula-a até o circuito ser fechado e aí ele liberta tudo o que condensou / acumulou, deixando o restante circuito funcionar. Caso o condensador esteja marado não armazena a corrente certa e quando a deixa sair, sai mais fraca.
Mas com estas peças a Vespa parece estar com um trabalhar impecável!
Ola Pedro Estevão,
Já mudei o condensador e fiz um pseudo test no passado fim de semana, como o tempo estava de chuva não deu muito para ir para a estrada, mas aqueci bem o motor na garagem e fui dar uma pequena volta e ela portou-se bem, no próximo fim de semana se não chover já fico a saber se o problema está resolvido.
O video foi feito já com o condensador velho.
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